(UNIFACS) Considere uma câmera fotográfica digital adaptada em óculos utilizado em um modelo de prótese de retina, que serve para captar imagens em tempo real e enviá-las para um microchip de processamento de vídeo. Sobre o funcionamento da câmera fotográfica, que exerce função de olho humano, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Em um estudo no qual se investigou a relação entre trabalho e lazer de trabalhadoras domésticas diaristas, constatou-se que essas mulheres têm baixa escolaridade, têm de realizar suas próprias tarefas domésticas (segunda jornada de trabalho), levam três horas para chegar ao trabalho e quatro para retornar à residência, saem de casa por volta de quatro e meia da manhã e chegam entre nove e dez da noite, além de trabalharem seis dias na semana. Nos discursos sobre o que fazem no lazer ou tempo livre, essas mulheres revelaram que: “o cansaço não deixa fazer outra coisa”, além de dormir ou assistir TV. A pesquisa revela como essas mulheres trabalhadoras têm uma enorme dificuldade de acesso ao lazer.
PALMA, A. Atividade física, processo saúde-doença e condições socioeconômicas: uma revisão de literatura. Revista Paulista de Educação Física, n. 1, jan.-jun. 2000 (adaptado).
De acordo com o texto, uma das dificuldades de acesso ao lazer das trabalhadoras domésticas diaristas é fruto das desigualdades de gênero na sociedade, na medida em que:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNEB) Energia numa interpretação da física é aquilo que permite a realização de trabalho. É, em termos gerais, uma definição desapontadoramente frustrante para quem espera por qualificações claras, simples e diretas para as coisas do mundo. Mas, ainda assim, não se pode negar que há uma beleza quase tangível na ideia de que a energia não pode ser criada nem destruída, mas apenas transformada. Há um fascinante jogo de espelhos no fenômeno natural que identificamos por energia e a investigação disso por uma área da ciência, a termodinâmica, ou o estudo do calor e de outras formas de energia. A termodinâmica tomou forma basicamente no século XIX, tanto como interesse científico, quanto como necessidade tecnológica. Foi a base da Revolução Industrial, sob a forma de máquinas a vapor, alimentadas pelo carvão, na determinação, dentre outros motivos, de substituir músculos humanos e de animais pelo poder mecânico das máquinas. (CAPOZZOLI, 2010, p. 12-13).
Os sistemas vivos são sistemas autopoiéticos, ou seja, são capazes de se autoproduzir e de se autorregenerar, desenvolvendo uma organização interna que os mantém afastados de uma desordem própria do Universo — a entropia — o qual tende a um equilíbrio termodinâmico.
Em relação a esses princípios termodinâmicos no estabelecimento e na manutenção da vida e suas repercussões, é possível afirmar:
- Física | B. Vetorial
(UEFS) A velocidade angular de um disco que se movimentava com aceleração angular constante variou de 2,0 rad/s para 22,0 rad/s, no intervalo de 10,0s. Nesse intervalo de tempo, admitindo-se π igual a 3, o disco realizou um número de rotações igual a
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNEAL)
O procedimento adotado para medir a pressão de uma amostra de gás em um laboratório, onde o módulo da aceleração da gravidade é 10 m/s², está esquematizado nas figuras. Na figura I, um reservatório, R, cheio de gás, encontra-se ligado a um manômetro de tubo aberto contendo mercúrio de densidade 13,6 g/cm³ e, na figura II, um tubo capilar com a sua extremidade superior fechada está mergulhado em um recipiente aberto contendo mercúrio.
Nessas condições, a pressão exercida pelo gás, em 105 Pascal, é de, aproximadamente,
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
As fábulas eram característica cultural de assírios e babilônios, contudo, graças a Esopo, um escravo grego que viveu no século VI a.C., essas histórias se consagraram como um gênero. Ele é considerado por Martins (1986), o “pai” do gênero. Suas fábulas atravessaram séculos, e em seus textos utilizava animais com características humanas objetivando dar exemplos através de ações e comportamentos de animais. Estas fábulas são conhecidas ainda hoje. O gênero fábula pode ser definido do Latim – fábula, narração. Narrativa curta, não raro, identificada com o apólogo e a parábola, em razão da moral implícita ou explícita, que deve encerrá-la, e de sua estrutura dramática. Em geral, é “protagonizada por animais irracionais, cujo comportamento, preservando as características próprias, deixa transparecer uma alusão, via de regra, satírica ou pedagógica, aos seres humanos” (MOISÉS, 1999, p. 226). Podemos ver as fábulas como gênero universal devido a sua íntima ligação com o saber popular. Esse gênero refere-se então a “uma pequena narrativa que serve para ilustrar algum vício ou alguma virtude, e termina, invariavelmente, com uma lição de moral” (BAGNO, 2006, p. 51). Percebe-se que este gênero tem acompanhado a humanidade nas mais diversas sociedades. A produção ou a reprodução de histórias dentro de determinado momento pode dizer muito sobre o pensar ou sobre a vida de uma sociedade em certa época.
Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em: 20 out. 2021.
O texto apresenta caracterizações do gênero “fábula”. Considerando-se as informações abordadas no texto, a fábula