(UEFS) Tão condenada durante a Idade Média, a curiosidade, sede do saber, estimulou a exploração do mundo desde a Renascença. Nesse processo, o cientista precisava contar com forças e mecanismos que estavam além dos recursos de que dispunham os seus meros sentidos. Promoveu-se assim o desenvolvimento de métodos empíricos de pesquisa, que por si só, já possuíam o encanto do que era novo, assim como a observação minuciosa dos objetos, geralmente com o auxílio de novos instrumentos, como a lupa, o microscópio e o telescópio.
A imagem de um objeto real que se encontra situado entre o foco objeto e o centro óptico de uma lupa é vista por um observador como sendo
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
(PUC-SP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
De Caetano a Guimarães Rosa, veja as referências de Cármen Lúcia em seu discurso de posse
POR LUMA POLETTI | 13/09/2016 10:00
Ao longo de seu discurso de posse, a ministra Cármen Lúcia, que assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira (12), citou trechos de canções de Caetano Veloso, Titãs, além de versos de Cecília Meirelles, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos e fez menção a Riobaldo, personagem de Grande Sertão: Veredas, clássico de Guimarães Rosa e uma das mais. A escolha das referências musicais da ministra dá pistas sobre sua visão acerca do atual momento sociopolítico. Citando o cantor e compositor Caetano Veloso, presente na sessão – que interpretou em voz e violão o hino nacional – Cármen Lúcia concordou que "alguma coisa está fora da ordem".
"Caetanos e não caetanos deste Brasil tão plural concluem em uníssono: alguma coisa está fora de ordem, fora da nova ordem mundial", disse a ministra. "O que nos cumpre, a nós servidores públicos em especial, é questionar e achar resposta: de qual ordem está tudo fora...", acrescentou.
O cantor já se posicionou contra o governo do presidente Michel Temer, nos bastidores da cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2016.
A nova presidente do STF também citou a música "Comida", da banda Titãs. "Cumpre-nos dedicar-nos de forma intransigente e integral a dar cobro ao que nos é determinado pela Constituição da República e que de nós é esperado pelo cidadão brasileiro, o qual quer saúde, educação, trabalho, sossego para andar em paz por ruas, estradas do país e trilhas livres para poder sonhar além do mais. Que, como na fala do poeta da música popular brasileira, ninguém quer só comida, quer também diversão e arte".
Um dos compositores da canção citada é Arnaldo Antunes, que também se posicionou contra o impeachment de Dilma Rousseff nas redes sociais.
Versos
Cármen Lúcia também citou versos da escritora Cecília Meireles, ao dizer que "liberdade é um sonho que o mundo inteiro alimenta" – da obra Romanceiro da Inconfidência, lançada em 1953.
"Se, no verso de Cecília Meireles, a liberdade é um sonho, que o mundo inteiro alimenta, parece-me ser a Justiça um sentimento, que a humanidade inteira acalenta", discursou a ministra.
Mais adiante em seu discurso, Cármen Lúcia fez menção a um personagem do livro Grande Sertão: Veredas, do escritor mineiro (tal como a ministra) Guimarães Rosa. "Riobaldo afirmava que 'natureza da gente não cabe em nenhuma certeza'. Mas parece-me que a natureza da gente não se aguenta em tantas incertezas. Especialmente quando o incerto é a Justiça que se pede e que se espera do Estado", disse a nova presidente do STF.
Em seguida, outro escritor mineiro foi lembrado por Cármen Lúcia. "Em tempos cujo nome é tumulto escrito em pedra, como diria Drummond, os desafios são maiores. Ser difícil não significa ser impossível. De resto, não acho que para o ser humano exista, na vida, o impossível", disse a ministra, em referência ao poema "Nosso tempo", do escritor mineiro.
A sucessora de Ricardo Lewandowski concluiu o discurso citando um terceiro escritor mineiro: Paulo Mendes Campos. "O Judiciário brasileiro sabe dos seus compromissos e de suas responsabilidades. Em tempo de dores multiplicadas, há que se multiplicarem também as esperanças, à maneira da lição de Paulo Mendes Campos", disse Cármen Lúcia, em referência "Poema Didático", de Paulo Mendes Campos
Disponível em: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/de-caetano-a-guimaraes-rosa-vejaas-referencias-de-carmen-lucia-em-seu-discurso-de-posse/
Acesso em: 26 set.2016. [Adaptado]
Ao recuperar fragmentos das canções, dos versos e do romance, a ministra
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Há mais de quatro mil anos, uma região excessivamente acidentada da Península Balcânica passou a abrigar vários povos de descendência indo-europeia. Aqueus, eólios e jônios foram as primeiras populações a formarem cidades autônomas que viviam do desenvolvimento da economia agrícola e do comércio marítimo com as várias outras regiões do Mar Mediterrâneo.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/grecia-antiga.htm. Acesso em 02 fev.2012.
As características físicas da Antiga Grécia favoreceram o desenvolvimento de um tipo de sociedade autônoma, conhecida como
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia os fragmentos da entrevista do então líder soviético Mikhail Gorbatchev, cedida ao jornal Newsweek em 1999.
O Muro de Berlim não desabou num só dia, nem sequer numa só estação. A crise na Alemanha Oriental começou quatro anos antes dos dramáticos acontecimentos de 1989, a muitos quilômetros de distância – com a perestroika e da democratização da União Soviética. Quando o descontentamento na Alemanha Oriental se transformou num movimento de massas, o povo dali sabia que minha política da “liberdade de escolha” não era só um slogan publicitário. Portanto, eles (os alemães orientais) exerceram sua liberdade de escolha derrubando o Muro de Berlim.
Nunca lamentei minha decisão. (...) o emprego da força poderia ter resultado num enorme banho de sangue. (...) A Guerra Fria poderia ressurgir e minha posição política como um todo cairia em descrédito.
(...) Assim que as forças da glasnost e da democracia foram liberadas, funcionaram de modo imprevisível. Elas foram decisivas para impulsionar as mudanças no Leste Europeu, (...) essas mesmas forças incentivaram tendências separatistas nas repúblicas nacionais da URSS.
GORBATCHEV, Mikhail. Entrevista cedida ao jornal Newsweek. Publicada no jornal O Estado de São Paulo. Caderno A, 07 nov. 1999, p 18-19. (Fragmento)
Na opinião de Mikhail Gorbatchev:
- Geografia - Fundamental | 4.02 Diversidade Climática da América
A América Latina apresenta grande variação climática. O clima predominante é o tropical (úmido, seco e de altitude), ainda que em alguns países o clima equatorial (quente e com pouca amplitude térmica) prevaleça.
A diversidade climática da América Latina está relacionada com:
- Matemática | 2.2 Conjuntos Numéricos
(ENEM 2016 3º APLICAÇÃO)
Uma professora de matemática organizou uma atividade associando um ábaco a três dados de diferentes formatos: um cubo com faces numeradas de 1 a 6,associadas à haste C, um octaedro com faces numeradas de 1 a 8, associadas à haste D, e um dodecaedro com faces numeradas de 1 a 12, associadas à haste U. Inicialmente, as hastes do ábaco encontram-se vazias.As letras C, De U estão associadas a centenas, dezenas e unidades, respectivamente. A haste UM representa unidades de milhar.
Regras do jogo: são jogados os três dados juntos e, a cada jogada, colocam-se bolinhas nas hastes, correspondendo às quantidades apresentadas nas faces voltadas para cima de cada dado, respeitando a condição "nunca dez", ou seja, em cada haste podem ficar, no máximo, nove bolinhas. Assim, toda vez que a quantidade de bolinhas em alguma haste for superior a nove, dez delas são retiradas dessa haste e uma bolinha é colocada na haste imediatamente á esquerda. Bolinhas, em quantidades iguais aos números obtidos na face superior dos dados, na segunda jogada, são acrescentadas às hastes correspondentes, que contêm o resultado da primeira jogada.
Iniciada a atividade, um aluno jogou os dados duas vezes. Na primeira vez, as quantidades das faces voltadas para cima foram colocadas nas hastes. Nesta jogada, no cubo, no octaedro e no dodecaedro, as faces voltadas para cima foram, respectivamente, 6, 8 e 11 (Figura 1).
Na segunda vez, o aluno jogou os dados e adicionou as quantidades correspondentes, nas respectivas hastes.O resultado está representado no ábaco da Figura 2.
De acordo com a descrição, as faces voltadas para cima no cubo, no octaedro e no dodecaedro, na segunda jogada, foram, respectivamente,