(FGV) Em 1776, foi declarada a emancipação política dos Estados Unidos. Comparando o processo de independência estadunidense com outros casos na América, podemos afirmar que:
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
O escravo tinha de prover diretamente ao senhor e a si próprio no ganho de rua. Do ganho dependia inclusive sua chance de comprar a liberdade. O próprio ganho vinha muitas vezes de fontes ocultas, do batuque, da capoeira, da adivinhação. Não eram poucos os escravos que viviam de adivinhar, curar feitiço ou fabricar amuletos muçulmanos, ocupações lucrativas que na Bahia favoreceram muitas alforrias.
REIS, J. J. Greve negra de 1857 na Bahia. Revista USP, n. 18, 1993 (adaptado).
Conforme descritas no texto, algumas práticas culturais afro-brasileiras atuais surgiram em nossa história como estratégias para
- Química | 2.8 Radioatividade
(FUVEST 2007 1ª FASE) O isótopo radioativo Cu-64 sofre decaimento β, conforme representado:
29Cu64 →\to 30Zn64 + -1β0
A partir de amostra de 20,0 mg de Cu-64, observa-se que, após 39 horas, formaram-se 17,5 mg de Zn-64. Sendo assim, o tempo necessário para que metade da massa inicial de Cu-64 sofra decaimento â é cerca de
(Observação: 29Cu64: 64 = número de massa; 29 = número atômico)
- Química | A. Equilíbrio Químico
(UFRN) O pH é um dos parâmetros da qualidade da água doce para consumo. Os valores dos parâmetros da qualidade da água para consumo são regulados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), entre outros órgãos reguladores. Na Resolução nº 357/2005 do Conama, em relação ao pH para águas doces, definem-se valores aceitos, como os apresentados no quadro abaixo.
Em um laboratório de análise de águas, obtêm-se os seguintes valores de [H3O+] para quatro amostras de águas, identificadas como IAD, IIAD, IIIAD e IVAD.
Em relação à qualidade da água, a amostra adequada para consumo humano é a
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Das vãs sutilezas
Os homens recorrem por vezes a sutilezas fúteis e vãs para atrair nossa atenção. (...) Aprovo a atitude daquele personagem a quem apresentaram um homem que com tamanha habilidade atirava um grão de alpiste que o fazia passar pelo buraco de uma agulha sem jamais errar o golpe. Tendo pedido ao outro que lhe desse uma recompensa por essa habilidade excepcional, atendeu o solicitado, de maneira prazenteira e justa a meu ver, mandando entregar-lhe três medidas de alpiste a fim de que pudesse continuar a exercer tão nobre arte. É prova irrefutável da fraqueza de nosso julgamento apaixonarmo-nos pelas coisas só porque são raras e inéditas, ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora não sejam nem boas nem úteis em si.
Montaigne, Ensaios.
(FUVEST 2007 1ª FASE) O texto revela, em seu desenvolvimento, a seguinte estrutura:
- História | 2.3 Segundo Reinado
(UCS) Sobre o Movimento Republicano no Brasil, é correto afirmar que