A seguir está representada a estrutura do ácido fumárico.
A respeito desse ácido, é correto afirmar que ele possui
Questões relacionadas
- Física | B. Resistores
(UEFS) Em uma árvore de Natal, trinta pequenas lâmpadas de resistência elétrica 2,0Ω, cada uma, são associadas, em série. Essas lâmpadas fazem parte da instalação de uma casa, estando associadas, em paralelo, com um chuveiro elétrico de resistência 20,0Ω e um ferro elétrico de resistência de 60,0Ω.
Considerando-se que a ddp, nessa rede domiciliar, é de 120,0V, é correto afirmar que a
- Ciências - Fundamental | 09. Neodarwinismo
Na tabela abaixo, A e B substituem características que diferenciam os cordados sem crânio (protocordados) dos cordados com crânio mais primitivo (craniados).
Assinale a alternativa que indica, corretamente, as novidades evolutivas representadas por A e B na tabela.
- Matemática - Fundamental | 10. Circunferência
Uma conexão hidráulica é uma peça que deve ser rosqueada em um cano cilíndrico de centro C. Na conexão representada na figura a seguir, a “boca” é circundada por um anel hexagonal regular, permitindo o encaixe de uma chave para apertar a rosca.
Calcule o raio da circunferência menor, sabendo que o mesmo é 1,5 vezes menor que o raio da circunferência maior .
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Na figura a seguir, OC é bissetriz do ângulo
,
mede 60º e
mede 22º.
Resolva o que se pede em cada item a seguir.
a) Calcule a medida do ângulo
.
b) O segmento OD é bissetriz do ângulo
? Justifique sua resposta por escrito, utilizando argumentos matemáticos.
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
(UECE) Atente para a seguinte passagem, que trata do alvorecer da filosofia: “A derrocada do sistema micênico ultrapassa, largamente, em suas consequências, o domínio da história política e social. Ela repercute no próprio homem grego; modifica seu universo espiritual, transforma algumas de suas atitudes psicológicas. A Grécia se reconhece numa certa forma de vida social, num tipo de reflexão que definem a seus próprios olhos sua originalidade, sua superioridade sobre o mundo bárbaro: no lugar do Rei cuja onipotência se exerce sem controle, sem limite, no recesso de seu palácio, a vida política grega pretende ser o objeto de um debate público, em plena luz do Sol, na Ágora, da parte de cidadãos definidos como iguais e de quem o Estado é a questão comum; no lugar das antigas cosmogonias associadas a rituais reais e a mitos de soberania, um pensamento novo procura estabelecer a ordem do mundo em relações de simetria, de equilíbrio, de igualdade entre os diversos elementos que compõem o cosmos”.
VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, p.6/adaptado.
Com base na passagem acima, é correto afirmar que