(UEFS)
![Imagem](https://explicae.com.br/app/uploads/base64_images/5d4bfeadee0f661a8c2f19f30fbd2d0eb2a2eadeea0c4.png)
Um bloco de gelo com massa de 10,0kg desliza sobre uma rampa de madeira, partindo do repouso, de uma altura de 2,0m, conforme a figura. Considerando-se o calor latente de fusão de gelo como sendo 80,0 cal/g, 1 cal igual a 4,0J e o módulo da aceleração da gravidade local, 10,0 m/s², e sabendo-se que o bloco de gelo chega à base da rampa com velocidade de módulo igual a 4,0 m/s, é correto afirmar que a massa de gelo fundida é, aproximadamente, igual a
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- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
A característica que os átomos de carbono possuem de ligar-se entre si leva a uma formação de grande variedade de moléculas orgânicas com diferentes cadeias carbônicas, o que influencia diretamente suas propriedades físicas.
Dentre os isômeros da molécula do heptano, aquele que apresentará a menor temperatura de ebulição é o
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) A análise histórica dos problemas que envolvem a cidadania no Brasil possibilita considerar-se que a herança colonial pesou mais na área dos direitos civis. O novo país herdou a escravidão, que negava a condição humana do escravo, herdou a grande propriedade rural, fechada à ação da lei, e herdou um Estado comprometido com o poder privado. Esses três empecilhos ao exercício da cidadania civil revelaram-se persistentes.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, p. 45 (adaptado).
Com base na herança colonial, tratada no texto acima, deve-se considerar que
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UNICENTRO) A disponibilização de informações adequadas e compreensíveis nas embalagens dos alimentos sobre o conteúdo nutricional, que não levem o consumidor a erro, pode contribuir para a promoção da saúde e a redução do risco de doenças relacionadas à alimentação e à nutrição, conforme descreve a Estratégia Global em Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, aprovada na 57a Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 22 de maio de 2004. Cento e quatro países membros da OMS, inclusive o Brasil, foram signatários dessa estratégia. Alguns desses países possuem legislações que preveem a rotulagem nutricional obrigatória, bem como normatizam outros aspectos acerca da comercialização dos alimentos.
(COUTINHO & RECINE, 2007)
A apresentação clara de dados nas embalagens de alimento pode ser favorável às pessoas que apresentam restrição à ingestão de algum componente alimentar, a exemplo daqueles que possuem doença celíaca.
A partir das informações do texto e dos conhecimentos da doença celíaca, identifique as afirmativas verdadeiras.
I. Representa uma intolerância alimentar crônica e permanente à lactose.
II. Os portadores desta doença não podem ingerir alimentos, como pães, bolos, bolachas e macarrão.
III. É uma doença de caráter genético e tende a se manifestar ainda no primeiro ano de vida, quando é feita a introdução de farináceos na dieta da criança.
IV. Quando o portador da doença celíaca consome o alimento ao qual apresenta intolerância, provoca no organismo uma reação do tipo antígeno-anticorpo, que ocasiona danos na mucosa do intestino delgado.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Papel sulfite branco 12x14 cm
- Papel sulfite Branco 6x12 cm
- Lápis pastel a óleo
- Pincel
- Tintas guache (cor branca, preta e coloridas)
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Lápis
- Spray para fixação do desenho
PROCEDIMENTOS
- O professor vai pedir aos alunos para desenhar uma cidade no papel sulfite 6x12 cm.
Certifique-se de que os edifícios estão se tocando. Em seguida adicione detalhes e
texturas nos prédios.
- Reserve.
Fonte:http://www.paintedpaperart.com/2017/12/winter-cityscapes/
- Se o professor achar necessário, pode fazer um download do folheto abaixo para servir de inspiração.
Disponível: https://www.teacherspayteachers.com/Product/Architectural-Elements-Handout-3529677
- O professor vai instruir os alunos para começar a pintar o céu da cidade.
- Neste momento o professor vai falar com os alunos que eles vão começar a trabalhar a escala monocromática para fazer esta pintura.
- O professor vai pedir para os alunos para escolherem uma cor para o céu. Converse com os alunos mostrando que eles podem escolher cores variadas, não utilizando somente o azul. Por exemplo: se ele quiserem retratar a cidade à tarde, escolher uma cor mais quente, se for a noite, cores mais escuras, ou escolher uma cor totalmente diferente para pintar o céu.
- Depois da cor escolhida o professor vai pedir aos alunos para começar a pintar no topo do papel. Pintar com uma cor sólida (a cor escolhida). Em seguida, adicione um toque de branco e pinte outra faixa para o céu, na horizontal. Continue este processo até que a última linha seja preenchida na folha com a cor mais clara.
- Lembre sempre aos alunos que quanto mais branco se adiciona, mais claro fica a cor.
- Faça uma pintura monocromática para o fundo do seu trabalho.
- Espere secar.
- Voltando ao desenho dos prédios, agora o professor vai pedir aos alunos para começarem a adicionar cor à cidade.
- Para isso eles deverão criar sombras e destaques com a mesma cor de pastel a óleo que foi usada para pintar o céu. Peça os alunos para começarem na borda esquerda de cada prédio e desenhar uma linha reta para baixo. Manchar para a direita com o polegar, dando um sombreado.
- Use apenas um dedo para sombrear o pastel a óleo. Isto irá manter o resto dos
edifícios nítidos e brancos. Passe spray para fixação do desenho.
- Quando terminar de espalhar o pastel a óleo, recorte a cidade como uma peça e cole
no fundo do papel, onde foi feita a pintura monocromática.
- Expor os trabalhos.
- Fonte:http://www.paintedpaperart.com/2017/12/winter-cityscapes/
O UNIVERSO DA COR
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(UEFS) As células que constituem o sistema imune atuam em conjunto de uma forma orquestrada para assegurar proteção ao corpo humano.
De acordo com os conhecimentos relacionados às características das células que compõem o sistema imunitário humano e seu modo de ação, pode-se afirmar: