O consumo de espumantes no Brasil tem aumentado nos últimos anos. Uma das etapas do seu processo de produção consiste no envasamento da bebida em garrafas semelhantes às da imagem. Nesse processo, a vazão do líquido no interior da garrafa é constante e cessa quando atinge o nível de envasamento.
Questões relacionadas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNIFACS) O ozônio é obtido pela transformação do oxigênio, por meio de descargas elétricas, sendo utilizado para fins medicinais sob a forma de mistura de 5,0% do gás, com 95% de oxigênio. Mesmo sem regulamentação no país, o uso terapêutico do gás tem sido realizado. Há vários estudos na literatura mundial mostrando a eficácia da ozonioterapia, embora a maioria não seja controlada e tenha baixo grau de evidencia científica. Essa técnica usa gás ozônio contra infecções, inflamações e dor, entretanto vem criando polêmica no país. (O OZÔNIO é obtido..., 2011).
O gás ozônio pode ser produzido artificialmente com o uso de arco elétrico com descargas elétricas de alta tensão, ao passar através de oxigênio ou ar seco. Um arco elétrico pode ser obtido com uso de dois eletrodos submetidos à alta tensão. Com base nas informações e nos conhecimentos sobre o eletromagnetismo, analise as afirmativas.
I. O arco elétrico, uma descarga elétrica submetida à alta tensão, gera exclusivamente campo eletrostático.
II. A densidade superficial de cargas na superfície de um eletrodo independe da sua forma geométrica.
III. A intensidade do campo elétrico do arco, na produção do ozônio, é necessariamente maior ou igual à constante dielétrica do ar.
IV. A energia térmica gerada em um arco elétrico pode ser estimada a partir de seus parâmetros elétricos, como UiΔt, sendo U e i, respectivamente, a tensão do arco e a intensidade da corrente elétrica no arco e Δt, o tempo de descarga.
A alternativa em que todas as afirmativas estão corretas é a
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica(UFU) Relâmpagos são eventos elétricos, normalmente de curta duração, gerados a partir de nuvens carregadas que possuem potenciais elétricos com altos valores em relação à superfície da Terra e, durante a sua incidência, podem atingir elevados módulos de corrente elétrica. Um dado relâmpago tem a duração de 1 segundo, é gerado em uma nuvem que possui um potencial elétrico de 300.000.000 V em relação a terra, e atinge o solo com uma corrente elétrica média de 36.000 A.Quantas lâmpadas, de 60 W cada, seriam mantidas acesas durante 10 minutos com a energia desse relâmpago?
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UESB) Na natureza, encontra-se uma série de fenômenos que são classificados como ondas.Normalmente, quando se fala em ondas, a primeira imagem que vem à mente é a de uma onda do mar, no entanto, há outros tipos de ondas, como por exemplo, o som e a luz. As ondas harmônicas são o tipo mais básico de ondas periódicas e todas elas sejam periódicas ou não, podem ser modeladas como uma superposição de ondas harmônicas.
Considerando-se a equação de onda para uma onda harmônica em uma corda dada por y(x, t) = 0,03 sen(2,2x - 3,5t), em que x e y são dados em metros, e t, em segundos, é correto afirmar:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Considere um recipiente tubular fino, com área transversal constante, que contém dois líquidos emissíveis A e B. As hastes verticais deste recipiente distam 20 cm uma da outra (L = 20 cm). Quando o recipiente está em repouso, o liquido A atinge uma altura de 80 cm em relação à linha de separação dos líquidos. Quando o recipiente é colocado em movimento retilíneo uniformemente variado, a altura de A com relação à linha de separação dos líquidos passa a ser H = 76 cm, conforme mostra a figura.
Considerando-se que o sistema parta do repouso, a distância per-corrida pelo recipiente após um intervalo de 3,0 s é
- História | 1.1 Pré-Colonial
(FUVEST) Eu por vezes tenho dito a V. A. aquilo que me parecia acerca dos negócios da França, e isto por ver por conjecturas e aparências grandes aquilo que podia suceder dos pontos mais aparentes, que consigo traziam muito prejuízo ao estado e aumento dos senhorios de V. A. E tudo se encerrava em vós, Senhor, trabalhardes com modos honestos de fazer que esta gente não houvesse de entrar nem possuir coisa de vossas navegações, pelo grandíssimo dano que daí se podia seguir.
Serafim Leite. Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil, 1954.
O trecho acima foi extraído de uma carta dirigida pelo padre jesuíta Diogo de Gouveia ao Rei de Portugal D. João III, escrita em Paris, em 17/02/1538. Seu conteúdo mostra