(UESB)
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
As medidas dos diâmetros da Terra e do Sol, em quilômetros, são aproximadamente iguais a 12 700 e 1 390 000, respectivamente.
Representando essas duas medidas em notação científica, obtemos, respectivamente,
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (data-show)
- Caneta hidrocor - (cores variadas)
- Durex
- Papel canson tamanho A3
- Máquina fotográfica
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco sobre a artista Yayoi Kusana.
- Yayoi Kusama (草間 彌生 ou 弥生, Kusama Yayoi, Matsumoto, 22 de março de 1929) é uma artista plástica e escritora japonesa. Seu trabalho é uma mistura de diversas artes, como colagens pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que se tornou a marca da artista: a obsessão por pontos e bolas. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Yayoi_Kusam
- Mostrar algumas imagens dos seus trabalhos.
-
- Disponível: https://www.google.com.br/search?q=yayoi+kusama&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiG17mV6ZzaAhUJTJAKHQLlDTEQ_AUICigB&biw=1366&bih=637
- O professor deverá distribuir para cada criança uma folha de papel canson A3 e as canetas hidrocores. Instruir as crianças para escolherem somente uma cor para trabalhar.
- As crianças deverão fazer desenhos de bolinhas de tamanhos diferentes. Colorir as bolinhas usando a caneta e depois recortá-las.
- Fonte: https://artecontusmanitas.files.wordpress.com/2015/02/pintando-yayoi-kusama.jpg
- Se inspirando na obra da artista, colar as bolinhas recortadas na folha A3, criando uma bela composição.
- Quando terminarem, o professor vai pedir para as crianças começarem a decorar o próprio corpo, colando com o durex as bolinhas da mesma cor do trabalho, no rosto, cabelo, camisa, para se camuflar com a pintura.
- O professor deverá colar os trabalhos na sala de aula e pedir as crianças que fiquem na frente das suas pinturas, para tirar uma foto.
- Revelar as fotos, montar uma exposição na escola e convidar os pais.
Fonte: https://artecontusmanitas.files.wordpress.com/2015/02/yayoi-kusama-art-project.png
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(BAHIANA)
Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/ensino-eletromagnetismoconstruindo- um-eletroima.htm. Acesso em: 20 abr. 2015.
Equipamentos como o rádio, o capacitor, o gerador, o relé eletromagnético e o transformador não teriam sido criados se não fosse o longo caminho percorrido por diversos cientistas que estudaram as propriedades e as aplicações do magnetismo e da eletricidade. A figura representa, esquematicamente, um experimento simples que relaciona a eletricidade e o fenômeno magnético. Nele, um prego de ferro é enrolado por várias vezes em um fio de cobre esmaltado e suas extremidades são ligadas aos polos de uma pilha considerada ideal. Com base nos conhecimentos sobre o eletromagnetismo e considerando a corrente elétrica convencional, é correto afirmar:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa la etiqueta del producto a seguir para responder la cuestión.
¿Cuál es el nombre del producto?
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(IFSUL) Na extremidade dos cromossomos, existem pequenos fragmentos de material genético que, em condições normais, diminuem de tamanho cada vez que a célula se divide. Quando esses fragmentos atingem um tamanho mínimo, a célula começa a morrer. Em muitas células cancerosas, contudo, esses fragmentos não se tornam mais curtos, porque as células ativam um gene para a produção de uma enzima capaz de reconstituí-los à medida que as células se dividem. Desse modo, as células “não morrem” e passam a crescer de forma descontrolada.
Os fragmentos mencionados no texto acima são chamados de