(UNIT) Um objeto de massa 80,0 kg é lançado verticalmente para baixo com uma velocidade de módulo 2,0 m/s a uma determinada altura. Desprezando-se o atrito com o ar, considerando-se que o corpo chega ao solo com energia cinética igual 4,96 kJ e que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10 m/s², a altura em que o objeto foi lançado, em m, é igual
Questões relacionadas
- Matemática | 8.3 Combinação
Um professor, ao elaborar uma prova composta de 10 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada e apenas uma correta, deseja que haja um equilíbrio no número de alternativas corretas, a serem assinaladas com X na folha de respostas. Isto é, ele deseja que duas questões sejam assinaladas com a alternativa A, duas com a B, e assim por diante, como mostra o modelo.
Modelo de folha de resposta (gabarito)
A
B
C
D
E
01
X
02
X
03
X
04
X
05
X
06
X
07
X
08
X
09
X
10
X
Nessas condições, a quantidade de folha de respostas diferentes, com a letra X disposta nas alternativas corretas, será
- Física
Um campo magnético cuja intensidade varia no tempo atravessa uma bobina de 100 espiras e de resistência elétrica desprezível. A esta bobina está conectada em série uma lâmpada cuja resistência elétrica é de 10,0 ohm e que está dissipando 10,0 W. A variação temporal do fluxo magnético através de cada espira é, em módulo, de:
- Química | 2.3 Termoquímica
Considere as entalpias padrão de formação dos seguintes compostos:
Sabendo que a capacidade calorífica da água, à pressão constante, vale 75,9 J.mol-1 e que sua entalpia de vaporização é igual a 40,66 KJ.mol-1, assinale a alternativa que melhor corresponda ao número de mols de metano necessários para vaporizar 1L de água pura, cuja temperatura inicial é 25ºC, ao nível do mar.
- Geografia - Fundamental | 6.4 Tipos de Clima
Observe o climograma de uma cidade europeia, situada no sul do continente, apresentado a seguir:
A análise do climograma permite afirmar que ele:
- Química | 2.4 Cinética Química
(UNEB) Cada vez mais os Estados Unidos procuram se libertar do petróleo, pois a dependência dessa fonte de combustível põe em risco não só a segurança nacional, mas também a econômica e a ambiental do país. Como a civilização não pode parar de se locomover, busca-se uma nova maneira de prover energia aos meios de transporte. Biocombustíveis celulósicos oferecem a alternativa mais atraente do ponto de vista ambiental e com maior viabilidade técnica a curto prazo.
(HUBER; DALE, 2009, p. 24).
O esquema mostra o processo da pirólise catalítica, em que a celulose se decompõe e é convertida em gasolina em uma única etapa.
A partir da análise da figura e das informações do texto sobre o processo de transformação da celulose proveniente de capim, em componentes de gasolina, é correto afirmar: