Texto base: Analise a fotografia da cidade de Paris no início do século XX. Disponível em: <http://goo.gl/WDsZS8>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
a) Identifique três elementos na foto que podem ser caracterizados como típicos do período da Belle Époque.
b) Explique os principais motivos para o desenvolvimento econômico, tecnológico e cultural que marcou o final do século XIX e o início do século XX.
Questões relacionadas
- Geografia | 6.2 Energia
(UFRGS) O leilão do Campo de Libra, na Bacia de Campos, na costa brasileira, concede áreas para exploração de petróleo e gás natural na região do pré-sal, sob o regime de partilha de produção.
A esse respeito, considere as seguintes afirmações.
I. A Petrobrás será a única operadora de todos os campos, mesmo sob o regime de partilha de produção.
II. A expectativa é que a área de Libra seja a maior reserva de petróleo já descoberta no país.
III. Os setores de educação e saúde receberão os royalties dos novos contratos da União.
Quais estão corretas?
- Arte - Fundamental | 04. Elementos da Composição Artística
1 º.O professor realiza uma discussão sobre o cinema mudo. Use as imagens que já selecionou antecipadamente para ilustrar a discussão. Você pode pedir com antecedência também, imagens de Charles Chaplin ou outro diretor de filmes mudos e uma breve biografia, pois o foco da atividade está no trabalho desse tipo de filme. Peça também que tragam um pen drive para que você possa gravar as cenas retiradas do filme ou filmes que escolheu, para cada grupo trabalhar individualmente.
2 º.Agora que os alunos já sabem um pouco sobre cinema mudo. Passe trechos do filme escolhido por você. Não se esqueça que o final não deve ser passado, porque os alunos criarão um final para o filme, além de falas para as cenas selecionadas para eles.
3 º.Terminado o filme explore as características dele e as diferenças e semelhanças com os filmes atuais. Faça perguntas para que os alunos possam se colocar.
4 º.Agora forme grupos de máximo 5 alunos e distribua imagens do filme que você escolheu. Com o grupo preparado é hora dos combinados com os grupos:
1. Os alunos analisarão as imagens, ou seja, buscarão construir sentido, pensando na sequência das mesmas, sabendo que se trata de uma “história”.
2. Escreverão as falas de acordo com cada imagem que recebeu.
3. Criarão um final para a história.
5 º.Cada grupo ficará responsável por montar em Movie Maker, as cenas que recebeu, acrescentando o roteiro as falas e o final que criaram. Para isso marque a próxima aula no laboratório de informática e peça a ajuda do monitor para que o trabalho fique bem feito. Cada grupo deve gravar a sua versão no pen drive. Se não for possível, use o próprio filme em DVD e peça aos grupos que narrem as falas que inventaram e exponham o final do filme criado por eles, oralmente.
6 º. Marque um dia para a apresentação dos trabalhos para todos os alunos assistirem.
- Física | B. Força Magnética
(UDESC) Um campo magnético uniforme está entrando no plano da página. Uma partícula carregada move-se neste plano em uma trajetória em espiral, no sentido horário e com raio decrescente, como mostra a figura abaixo.
Assinale a alternativa correta para o comportamento observado na trajetória da partícula.
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UNIPÊ) Os veículos em movimento se eletrizam por atrito com o ar atmosférico, e é comum isso ocorrer em lugares onde o clima é seco. Com base nos conhecimentos sobre Eletricidade, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Na eletrização por contato, os corpos adquirem cargas de sinais contrários.
( ) Em todos os pontos da região do espaço em que o campo elétrico é uniforme, as linhas de força são retas paralelas igualmente espaçadas e orientadas.
( ) Em um condutor esférico e maciço, eletricamente carregado, encontrando-se em equilíbrio eletrostático, o potencial elétrico no interior do condutor é nulo.
( ) O trabalho da força elétrica independe da trajetória, pois a força elétrica é uma força conservativa.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(CPS) No período que antecedeu a Olimpíada do Rio, a mídia nacional e internacional publicou matérias abordando o problema da poluição na Baía de Guanabara, local das provas de vela, como o trecho apresentado a seguir.
“... segundo estudos recentes, foram encontrados níveis muito altos de vírus e bactérias provenientes do esgoto, lançados sem tratamento no mar, níveis estes considerados insalubres em qualquer praia do mundo. A descontaminação da Baía de Guanabara, que recebe diariamente os dejetos de nove milhões de pessoas que não têm acesso à rede de esgoto além dos resíduos da indústria petroleira local, foi uma das ambiciosas promessas para que o Rio fosse escolhido como sede da Olimpíada.”
Fonte: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/28/deportes/1469730197_101846.html. Adaptado. Acesso em 14/09/2016.
A presença de altas taxas da bactéria Escherichia coli no ambiente aquático pode ser utilizada como um indicador de água contaminada por esgoto doméstico. Esse organismo habita o corpo humano e, em condições normais, não causa problemas à saúde.
Em relação à Escherichia coli, marque a opção que indica como podemos classificá-la em termos de estrutura celular e que órgão do corpo humano é seu ambiente natural.