(UNEB) Os projetos de sequenciamento do genoma deram aos cientistas o conhecimento do propósito e funcionamento de milhares de genes, enquanto sua recém-descoberta capacidade de modificá-los e combiná-los por meio da biologia sintética está levando a projetos que lidam com alguns dos maiores problemas da humanidade, a exemplo de remédios contra malária e bloqueio tóxico, como os dois projetos a seguir.
- [...] A malária mata até 3 milhões de pessoas por ano. O tratamento mais eficiente é à base de artemisinina, extraída das folhas de Artemisia annua, uma planta parente do absinto, que cresce relativamente devagar. Pesquisadores da University of Califórnia modificaram o genoma de células de levedo para que ele produza grandes quantidades de uma substância que pode ser facilmente convertida em artemisinina. [...].
- [...] Bifenilas policloradas, PCBs, são substâncias cancerígenas altamente tóxicas produzidas pela indústria de equipamentos elétricos e eletrônicos. Apesar de seu banimento, na década de 70,grandes quantidades persistem na cadeia alimentar até hoje. Em dezembro de 2008, a suinocultura irlandesa foi devastada pela detecção de altos níveis de PCBs nos porcos.Algumas bactérias naturais conseguem decompor essas substâncias químicas, mas o processo é ineficiente.
(A MALÁRIA..., 2010, p. 22).
Considerando-se essa temática, que envolve o uso de biotecnologia e o combate ao flagelo provocado pela malária, é possível afirmar: