(UEFS)
Os primeiros átomos do elemento químico seabórgio, nome dado em homenagem a Glenn T. Seaborg, ao elemento 106 da Tabela Periódica, foram identificados em 1974, em Berkeley, Califórnia. O isótopo de seabórgio mais estável, meia-vida de 21 segundos, tem massa atômica [266]u. Como os átomos desse isótopo se desintegram rapidamente, torna-se difícil o estudo das propriedades do seabórgio. Por outro lado, os demais elementos químicos do grupo 6 da Tabela Periódica apresentam algumas propriedades físicas regulares, mostradas na tabela, além de formarem os óxidos CrO3, MoO3 e WO3, e os haletos MoF6 e WF6 e MoCl6 e WCl6.
A regularidade nas tendências das propriedades periódicas dos elementos químicos do grupo 6 permite corretamente estabelecer previsões sobre propriedades do elemento químico seabórgio, tais como
Questões relacionadas
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(FUVEST 2017 1° FASE) Recentemente, pesquisadores descobriram, no Brasil, uma larva de mosca que se alimenta das presas capturadas por uma planta carnívora chamada drósera. Essa planta, além do nitrogênio do solo, aproveita o nitrogênio proveniente das presas para a síntese proteica; já a síntese de carboidratos ocorre como nas demais plantas. As larvas da mosca, por sua vez, alimentam-se dessas mesmas presas para obtenção da energia necessária a seus processos vitais.
Com base nessas informações, é correto afirmar que a drósera
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
(UFRGS) TEXTO:
Darwin passou quatro meses no Brasil, em 1832, durante a sua 2célebre viagem a bordo do Beagle. Voltou impressionado com o que viu: "5Delícia é um termo 17insuficiente para 19exprimir as emoções sentidas por 28um naturalista a 8sós com a natureza em uma floresta brasileira", escreveu. O Brasil, 11porém, aparece de forma menos 21idílica em 27seus escritos: "Espero nunca mais voltar a um 12país escravagista. O estado da enorme população escrava deve preocupar todos os que chegam ao Brasil. Os senhores de escravos querem ver o negro romo outra espécie, mas temos todos a mesma origem."
Em vez do gorjeio do 6sabiá, o que Darwin guardou nos ouvidos foi 30um som 3terrível que 29o acompanhou por toda a vida: "13Até hoje, se eu ouço um grito, 39lembro-me, com 22dolorosa e clara memória, 43de quando passei numa casa em Pernambuco e ouvi urros 14terríveis. Logo entendi que era algum pobre escravo que estava sendo torturado,"
Segundo o 4biólogo Adrian Desmond, “a viagem do Beagie, para Darwin, foi 40menos 41importante pelos 15espécimes coletados do que pela 16experiência de 25testemunhar os horrores da 23escravidão no Brasil. 47De certa forma, ele escolheu focar na 20descendência comum do homem justamente para mostrar que 32todas as raças eram iguais e, 31desse modo, enfim, 44objetar 36àqueles que 18insistiam em dizer que os negros pertenciam a uma espécie diferente e inferior à dos brancos". 1Desmond acaba de lançar um estudo que mostra a paixão abolicionista 35do cientista, 26revelada por 33seus 7diários e cartas 42pessoais. “A extensão de 34seu interesse no combate à ciência de cunho racista 9é surpreendente, e pudemos detectar um ímpeto moral por 10trás de seu trabalho sobre a evolução humana - urna crença na ‘irmandade racial’ que 38tinha 37origem em 45seu ódio 46ao 24escravismo e que o levou a pensar numa descendência comum."
Adaptado de: HAAG, C. O elo perdido tropical.
Pesquisa FAPESP, n. 159, p. 80 - 85, maio 2009.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir sobre elementos de formação de palavras do texto.
( ) As palavras insuficiente (ref. 17) e insistiam (ref. 18) apresentam o mesmo prefixo em sua formação.
( ) A comparação da palavra exprimir (ref. 19) com imprimir e da palavra descendência (ref. 20) com ascendência permite que se postule um radical comum para cada um dos pares.
( ) As palavras idílica (ref. 21) e dolorosa (ref. 22) apresentam sufixos que formam adjetivos a partir de substantivos.
( ) O emprego de diferentes sufixos para o mesmo radical em escravidão (ref. 23) e escravismo (ref. 24) serve, no texto, para expressar, respectivamente, a ideia de "situação resultante de uma ação" e de "movimento socioideológico".
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Há certos usos consagrados na fala, e até mesmo na escrita, que, a depender do estrato social e do nível de escolaridade do falante, são, sem dúvida, previsíveis. Ocorrem até mesmo em falantes que dominam a variedade padrão, pois, na verdade, revelam tendências existentes na língua em seu processo de mudança que não pode ser bloqueadas em nome de um "ideal linguístico" que estaria representado pelas regras da gramática normativa. Usos como ter por haver em construções existenciais (tem muitos livros na estante), o do pronome objeto na posição de sujeito (para mim fazer o trabalho), a não-concordância das passivas com se (aluga-se casas) são indícios da existência, não de uma norma única, mas de uma pluralidade de normas, entendida, mais uma vez, norma como conjunto de hábitos linguísticos, sem implicar juízo de valor.
CALLOU, D. Gramática, variação e noormas. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. (orgs). Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007 (fragmento).
Considerando a reflexão trazida no texto a respeito da multiplicidade do discurso, verifica-se que:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
É MENINA
[1] É menina, que coisa mais fofa, parece com o pai, parece com a mãe, parece um joelho, upa,
upa, não chora, isso é choro de fome, isso é choro de sono, isso é choro de chata, choro de
menina, igualzinha à mãe, achou, sumiu, achou, não faz pirraça, coitada, tem que deixar chorar,
vocês fazem tudo o que ela quer, isso vai crescer mimada, eu queria essa vida pra mim, dormir
[5] e mamar, aproveita enquanto ela ainda não engatinha, isso daí quando começa a andar é um
inferno, daqui a pouco começa a falar, daí não para mais, ela precisa é de um irmão, foi só falar,
olha só quem vai ganhar um irmãozinho, tomara que seja menino pra formar um casal, ela tá até
mais quieta depois que ele nasceu, parece que ela cuida dele, esses dois vão ser inseparáveis,
ela deve morrer de ciúmes, ele já nasceu falante, menino é outra coisa, desde que ele nasceu
[10] parece que ela cresceu, já tá uma menina, quando é que vai pra creche, ela não larga dessa
boneca por nada, já podia ser mãe, já sabe escrever o nomezinho, quantos dedos têm aqui,
qual é a sua princesa da Disney preferida, quem você prefere, o papai ou a mamãe, quem é
o seu namoradinho, quem é o seu príncipe da Disney preferido, já se maquia nessa idade, é
apaixonada pelo pai, cadê o Ken, daqui a pouco vira mocinha, eu te peguei no colo, só falta ficar
[15] mais alta que eu, finalmente largou a boneca, já tava na hora, agora deve tá pensando besteira,
soube que virou mocinha, ganhou corpo, tenho uma dieta boa pra você, a dieta do ovo, a dieta
do tipo sanguíneo, a dieta da água gelada, essa barriga só resolve com cinta, que corpão, essa
menina é um perigo, vai ter que voltar antes de meia-noite, o seu irmão é diferente, menino é
outra coisa, vai pela sombra, não sorri pro porteiro, não sorri pro pedreiro, quem é esse menino,
[20] se o seu pai descobrir, ele te mata, esse menino é filho de quem, cuidado que homem não
presta, não pode dar confiança, não vai pra casa dele, homem gosta é de mulher difícil, tem que
se dar valor, homem é tudo igual, segura esse homem, não fuxica, não mexe nas coisas dele,
tem coisa que é melhor a gente não saber, não pergunta demais que ele te abandona, o que
os olhos não veem o coração não sente, quando é que vão casar, ele tá te enrolando, morar
[25] junto é casar, quando é que vão ter filho, ele tá te enrolando, barriga pontuda deve ser menina,
é menina.
Gregorio Duvivier Folha de São Paulo, 16/09/2013.
vai ter que voltar antes de meia-noite, o seu irmão é diferente, menino é outra coisa, (l. 18-19)
O fragmento reproduz falas que apontam uma diferença entre meninos e meninas.
Essa diferença se verifica em relação ao seguinte aspecto:
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNIT)
Espontaneamente em a natureza um radionuclídeo se transforma em um outro átomo, ao emitir radiação alfa,
Uma análise das informações desse gráfico, com base nos conhecimentos sobre radioatividade, permite corretamente afirmar: