(UEFS) Uma das melhores maneiras de investigar a eletrosfera do átomo é por meio da análise do espectro atômico. A estrutura fina dos aspectos foi definitivamente compreendida quando os cientistas propuseram que os níveis de energia são formados por subníveis e, esses, associados às linhas finas do espectro atômico dos elementos químicos, fornecendo, assim as bases para distribuição eletrônica nos subníveis do átomo, de acordo com o princípio da menor energia observado na estrutura da eletrosfera atômica.
De acordo com essas considerações e destacando-se o átomo de zircônio, 40Zr — um metal utilizado no revestimento de metais e de fornos —, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
Todas as coisas são diferenciações de uma mesma coisa e são a mesma coisa. E isto é evidente. Porque se as coisas que são agora neste mundo — terra, água, ar e fogo e as outras coisas que se manifestam neste mundo —, se alguma destas coisas fosse diferente de qualquer outra, diferente em sua natureza própria e se não permanecesse a mesma coisa em suas muitas mudanças e diferenciações, então não poderiam as coisas, de nenhuma maneira, misturar.se umas às outras, nem fazer bem ou mal umas às outras, nem a planta poderia brotar da terra, nem um animal ou qualquer outra coisa vir à existência, se todas as coisas não fossem compostas de modo a serem as mesmas.
Todas as coisas nascem, através de diferenciações, de uma mesma coisa, ora em uma forma, ora em outra, retomando sempre a mesma coisa.
DIÓGENES. In: BORNHEIM, G. A. Os filósofos pré0socráticos. São Paulo: Cultrix, 1967.
O texto descreve argumentos dos primeiros pensadores, denominados pré.socráticos. Para eles, a principal preocupação filosófica era de ordem
- Geografia | A. Globalização
Imagens de um vulcão nas Filipinas
passam na rede de televisão em Moçambique.
Armênios naturalizados no Chile
procuram familiares na Etiópia.
Casas pré-fabricadas canadenses
feitas com madeira colombiana.
Multinacionais japonesas
instalam empresas em Hong Kong
e produzem com matéria-prima brasileira
para competir no mercado americano.
Literatura grega adaptada
para crianças chinesas da comunidade europeia.
Relógios suíços falsificados no Paraguai
vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.
“Disneylândia”, de Titãs.
A música retrata a globalização como um fenômeno que
- Química | B. Equilíbrio Iônico
O sulfato de bário (BaSO4) é mundialmente utilizado na forma de suspensão de esôfago, estômago e intestino. Por se tratar de um sal pouco solúvel, quando em meio aquoso estabelece o seguinte equilíbrio:
BaSO4 (s) ⇌Ba2+ (aq) +SO4+2 (aq)
Por causa da toxicidade do bário (Ba2+), é desejado que o contraste não seja absorvido, sendo totalmente eliminado nas fezes. A eventual absorção de íons Ba2+, porém, pode levar a reações adversas ainda nas primeiras horas após sua administração, como vômito, cólicas, diarreia, tremores, crises convulsivas e até mesmo a morte.
PEREIRA, L. F. Entenda o caso da intoxicação por Celobar®. Disponível em: www.unifesp.br. Acesso em: 20 nov. 2013 (adaptado).
Para garantir a segurança do paciente que fizer uso do contraste, deve-se preparar essa suspensão em
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Mira el árbol genealógico.
Disponible en: <http://misdeberes.es/tarea/203112>. Acceso el: 04 mar. 2014.
Escribe en letras la edad de las seguintes personas del árbol.
A) Padre: ______________________________________________________________________
B) Madre: ______________________________________________________________________
C) Hijo 1: ______________________________________________________________________
D) Hijo 2: ______________________________________________________________________
E) Hijo 3: ______________________________________________________________________
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Primeiro passo
1.1. Professor, observe com a turma imagem, chamando a atenção deles para os seguintes aspectos: o que está escrito nos balões; o homem com os olhos vendados; o jeito que a boca do homem está aberta; a postura do corpo.
1.2. Explique aos alunos que no final da imagem está escrito: Quem “tá” ocupado reclamando não enxerga.
1.3. Solicite aos alunos que, em grupo, escrevam uma frase utilizando todas as informações contidas na imagem.
Disponível em:<http://clinicarenovavida.files.wordpress.com/2014/01/oportunidade.jpg?w=585> Acesso em: 03 jan. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia e comente com os alunos o texto.
2.2. Pergunte aos alunos qual a frase que eles mais gostaram. Solicite a eles que copiem a frase num papel A4 e façam uma linda ilustração. (Professor, exponha os trabalhos dos alunos num lugar de destaque na escola.
Hoje é um novo dia, que se constrói com atitudes positivas.
De um novo tempo, que começa quando bons exemplos ganham espaço e motivam mudanças.
Nesses novos dias, as alegrias são de todos quando compartilhadas.
E todos os nossos sonhos serão verdade quando sonhados em conjunto.
O futuro já começou.
E terá mais cor e mais alegria, quando construído com tolerância e respeito.
Disponível em:<https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/noticia-da-tv/2016/11/historias-de-respeito-e-bons-exemplos-de-solidariedade-protagonizam-mensagem-de-final-de-ano-da-globo> Acesso em: 03 jan. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, solicite aos alunos que, em dupla, respondam às perguntas de acordo com as frases.
Frases
Respostas às perguntas
1) Hoje é um novo dia, que se constrói com atitudes positivas.
Quais são as atitudes positivas?
De um novo tempo, que começa quando bons exemplos
ganham espaço e motivam mudanças.
Quais são os bons exemplos
O futuro já começou.
O que vocês esperam do futuro?
Disponível em:<https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/noticia-da-tv/2016/11/historias-de-respeito-e-bons-exemplos-de-solidariedade-protagonizam-mensagem-de-final-de-ano-da-globo> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]