Mira el árbol genealógico.
Disponible en: <http://misdeberes.es/tarea/203112>. Acceso el: 04 mar. 2014.
Escribe en letras la edad de las seguintes personas del árbol.
A) Padre: ______________________________________________________________________
B) Madre: ______________________________________________________________________
C) Hijo 1: ______________________________________________________________________
D) Hijo 2: ______________________________________________________________________
E) Hijo 3: ______________________________________________________________________
Questões relacionadas
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
(Ueg) Para Marx, diante da tentativa humana de explicar a realidade e dar regras de ação, é preciso considerar as formas de conhecimento ilusório que mascaram os conflitos sociais. Nesse sentido, a ideologia adquire um caráter negativo, torna-se um instrumento de dominação na medida em que naturaliza o que deveria ser explicado como resultado da ação histórico-social dos homens, e universaliza os interesses de uma classe como interesse de todos. A partir de tal concepção de ideologia, constata-se que:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Uma associação desportiva contratou uma empresa especializada para construir um campo de futebol, em formato retangular, com 250 metros de perímetro. Foi elaborada uma planta para esse campo na escala 1:2000.
Na planta, a medida do perímetro do campo de futebol, em metro, é
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
(ENEM 2009 CANCELADO) Páris, filho do rei de Troia, raptou Helena, mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os séculos XIII e XII a.C. Foi o primeiro choque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram à porta de seus muros fortificados um imenso cavalo de madeira.
Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro. À noite, os soldados gregos, que estavam escondidos no cavalo, saíram e abriram as portas da fortaleza para a invasão. Daí surgiu a expressão “presente de grego”.
DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Em “puseram-no”, a forma pronominal “no” refere-se:
- História | 2.1 Primeiro Reinado
Por longo tempo depreciado pela historiografia, ao contrário do que veio a ocorrer do outro lado do Atlântico, Dom Pedro I pode ser considerado, física e espiritualmente, um homem de mundo – europeu e americano, absolutista e liberal. Até em seus restos mortais acabou cindido. Por sua vontade, o coração repousa em uma urna na cidade do Porto, cujo sítio famoso serviu de ponto de partida para suas vitórias em Portugal. Por ocasião das comemorações do sesquicentenário em 1972, promovidas pelos militares, porém, seus ossos foram levados para o Monumento à Independência, em São Paulo. Nem assim ele se livrou das ambiguidades que o acompanharam a vida toda.
NEVES, L. M. B. P. Revista Nossa História, n. 23, set. 2005. VOT2021
A vida do nosso primeiro imperador foi marcada por muitas polêmicas. O texto da historiadora Lúcia Neves destaca em Dom Pedro I:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Como a percepção do tempo muda de acordo com a língua
Línguas diferentes descrevem o tempo de maneiras distintas — e as palavras usadas para falar sobre ele moldam nossa percepção de sua passagem.
O estudo “Distorção temporal whorfiana: representando duração por meio da ampulheta da língua”, publicado no jornal da APA (Associação Americana de Psicologia), mostra que conceitos abstratos, como a percepção da duração do tempo, não são universais.
Os autores não só verificaram uma mudança da percepção temporal conforme a língua falada como observaram que a transição de uma língua para outra por um mesmo indivíduo modificava sua estimativa de uma duração de tempo. Isso implica que visões diferentes de tempo convivem no cérebro de um indivíduo bilíngue.
“O fato de que pessoas bilíngues transitam entre essas diferentes formas de estimar o tempo sem esforço e inconscientemente se encaixa nas evidências crescentes que demonstram a facilidade com que a linguagem se entremeia furtivamente em nossos sentidos mais básicos, incluindo nossas emoções, percepção visual e, agora, ao que parece, nossa sensação de tempo”, disse o pesquisador ao site Quartz.
LIMA, J. D. Disponível em: www.nexojornal.com.br.Acesso em: 24 ago. 2017.
O texto relata experiências e resultados de um estudo que reconhece a importância