(UNIT) A figura representa um sistema de duas engrenagens muito utilizado para acoplar sistemas mecânicos em rotação.
Considerando-se os raios das engrenagens iguais a 6,0 cm e 2,0 cm, e admitindo-se que a engrenagem menor se encontra acoplada ao eixo de um motor que gira com 600 rpm e que π é igual a 3, é correto afirmar que o módulo da velocidade angular da engrenagem maior é, em rad/s, igual a
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor vai apresentar aos alunos vários tipos de fotografia em diversas épocas e lugares. - Apresente algumas fotografias aos alunos em data show ou se preferir você poderá imprimir
e elaborar cartazes em cartolina ou papel Kraft.
https://www.jws.com.br/2019/03/retratos-de-familia-do-passado/
https://fotografiamais.com.br/fotografia-publicitaria/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aerofotografia
https://fotografiamais.com.br/tipos-de-fotografia/
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : <http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=76 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Posteriormente questione-os:
. Quais os tipos de fotografia existem?
. Para que servem as fotografias?
. Vocês têm o hábito de tirar fotos nos lugares que frequentam?
. Nos tempos atuais, quais os equipamentos podem ser utilizados para fotografar?
- Leve os alunos para a sala de informática e peça para pesquisarem sobre os diferentes tipos
de fotografias
Disponível: https://www.fotografia-dg.com/principais-tipos-de-fotografia/
- Converse com a turma sobre as informações coletas, anote os detalhes mais relevantes. Eme
seguida, junto com a turma, escreva um pequeno texto coletivo relatando as informações
coletadas.
- Peça aos alunos que tragam de casa câmeras fotográficas antigas (se tiverem) e atuais, Ipad,
celulares que tiram fotos (com a autorização dos pais) para montarem uma exposição que
mostre a evolução desses aparelhos.
- Professor, prepare o ambiente para os alunos compartilharem os aparelhos que trouxeram
de casa. Converse com os alunos sobre as mudanças dos aparelhos utilizados para fotografar.
- Em seguida, organize o ambiente no corredor da escola para a exposição das máquinas
fotográficas e oriente os alunos para que convidem os colegas das outras turmas para a
apreciação.
- Vai ser uma atividade muito interessante.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Observe a imagem e leia o trecho. Disponível em: <http://ensaiosfragmentados.com/2013/05/09/tenochtitlan-o-planejamento-urbano-asteca/>. Acesso em: 29 de nov. 2015.
Enunciado:
Tendo como referência o trecho e a imagem, afirma-se que no século XVI, quando os espanhóis chegaram à cidade asteca de Tenochtitlán, ficaram espantados, pois eles não esperavam encontrar
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Observando-se a linguagem utilizada no texto, pode-se afirmar o seguinte:
- Física
A presença de íons na atmosfera é responsável pela existência de um campo elétrico dirigido e apontado para a Terra. Próximo ao solo, longe de concentrações urbanas, num dia claro e limpo, o campo elétrico é uniforme e perpendicular ao solo horizontal e sua intensidade é de 120 V/m. A figura mostra as linhas de campo e dois pontos dessa região, M e N.
O ponto M está a 1,20 m do solo, e N está no solo. A diferença de potencial entre os pontos M e N é:
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(UPE) Leia o texto abaixo:
História e variações do cuscuz
O kuz-kuz ou alcuzcuz nasceu na África Setentrional. Inicialmente, feito pelos mouros com arroz ou sorgo, o prato se espalhou pelo mundo no século XVI, sendo feito com milho americano. No Brasil, a iguaria foi trazida pelos portugueses na fase Colonial. Estava presente apenas nas mesas das famílias mais pobres e era a base da alimentação dos negros. Em São Paulo e Minas Gerais, o prato se transformou em uma refeição mais substancial, recheado com camarão, peixe ou frango e molho de tomate. No Nordeste, a massa de milho feita com fubá é temperada com sal, cozida no vapor e umedecida com leite de coco com ou sem açúcar.
Fonte: www.mundolusiada.com.br/.../gas015_jun08.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. Delícias da culinária da nossa terra, o cuscuz feito de milho é rico em _________.