Texto base: Leia o trecho de notícia abaixo.
Híbrido de coiote, lobo e cão avança nos EUA
“Coywolf” reúne características das três espécies e já supera
marca de um milhão de animais
Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2016
Enunciado:
Os nomes científicos do coiote, lobo-do-leste e cão – supostamente envolvidos na formação do híbrido reportado na notícia – são Canis latrans, Canis lycaon e Canis lupus respectivamente.
Com base nessas informações e em seus conhecimentos sobre a classificação biológica, caso os cientistas determinem que o híbrido “coywolf” é uma nova espécie, embora não seja possível determinar o nome binomial dela, podemos afirmar que a nova espécie pertencerá ao gênero:
Questões relacionadas
- História | 3.2 Era Vargas
Disponível em: https://www.facebook.com. Acesso em: 10 out. 2020. VOT2020.
O cartaz acima foi elaborado em 1931, durante a primeira grande crise política enfrentada por Getúlio Vargas. No contexto histórico que foi elaborado o cartaz, a relação entre o Presidente Vargas e os paulistas foi marcada
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Chegando ao destino de uma mesma viagem,os turista X e Y alugarão,cada um deles,um carro.Fizeram,previamente,cotações com as mesmas três locadoras de automóveis da região.Os valores dos aluguéis estão representados pelas expressões dadas no quadro,sendo K o número de quilômetros percorridos,e N o número de diárias pagas pelo aluguel.
O turista X alugará um carro em uma mesma locadora por três dias e percorrerá 250 km.Já a pessoa Y usará o carro por apenas um dia e percorrerá 120 km.Com o intuito de economizarem com as locações dos carros,e mediante as informações,os turistas X e Y alugarão os carros,respectivamente,nas empresas:
- Biologia | 6.3 Tecido Muscular
Os músculos esqueléticos dos vertebrados são compostos por dois tipos de fibras: I – as fibras lentas oxidativas ou vermelhas, e II – as fibras rápidas ou brancas. O tipo de atividade física exercida por uma pessoa pode, até um certo grau, alterar a proporção dessas fibras em seu corpo. De acordo com a modalidade esportiva e o tipo de treinamento, quais desses atletas olímpicos apresentam maior número de fibras lentas?
I. Corredor de 100 m
II. Maratonista (percorre 42 km)
III. Nadador de 1.500 m
IV. Levantador de peso
V. Atleta de salto
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(EEAR) Associe corretamente os princípios da óptica geométrica, com suas respectivas definições, constantes abaixo.
I. Princípio da propagação retilínea da luz.
II. Princípio da independência dos raios de luz.
III. Princípio da reversibilidade dos raios de luz.
( ) Num meio homogêneo a luz se propaga em linha reta.
( ) A trajetória ou caminho de um raio não depende do sentido da propagação.
( ) Os raios de luz se propagam independentemente dos demais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para o preenchimento das lacunas acima.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos se eles conhecem essas expressões e o que elas significam.
* Subir os degraus na vida.
* Subir os degraus da fama.
1.2. Explique a eles que essa expressão significa que os degraus são as dificuldades ou problemas que enfrentamos em nossa vida para alcançarmos nosso objetivo ou nossos sonhos.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia e comente com os alunos os versos da letra da música “Degrau da Fama” de Jacó e Jacozinho.
2.2. Peça aos alunos que escrevam as dificuldades que Jacó e Jacozinho tiveram que enfrentar no início da carreira deles.
O degrau da fama é duro
É difícil pra gente subir
É uma escada com muito perigo
No começo eu logo já vi
Disponível em:<https://www.letras.mus.br/jaco-jacozinho/883326/> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, convide os alunos a observarem atentamente a imagem.
Depois, pergunte:
a) O que vocês estão observando?
b) O que significa os lugares que as pessoas ocupam nos degraus?
c) Qual lugar vocês estariam nos degraus dessa escada? Por quê?
3.2. Professor, reflita com os alunos a frase que está na imagem, mas antes, deixe que eles coloquem suas opiniões sobre o que entenderam.
Disponível em:<http://mensagens.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/7-112/mensagens-sobre-os-degraus-da-vida-18.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.