(UNICENTRO) Um corpo desloca-se em uma trajetória retilínea. Às 10 horas e 30 minutos, sua velocidade é de 60,0 km/min, em um determinado sentido e, às 10 horas e 45 minutos, é de 60,0 km/min, no sentido oposto ao anterior.
O módulo da aceleração vetorial média do corpo, nesse intervalo de tempo, em km/min², é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Texto base: Leia a tirinha. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/img/galeria-fotos/calvin/calvin-90.gif>. Acesso em 22 out. 2015.
Enunciado:
- a) No primeiro quadrinho, a mãe de Calvin faz uso de uma interjeição. De acordo com o contexto, qual é o significado dela?
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
- b) Explique o sentido do verbo “parece”, utilizado por Calvin no último quadrinho.
_____________________________________________________________________________________________
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
Quem sabe, devido às atividades culinárias da esposa, nesses idílios Vadinho dizia-lhe “Meu manuê de milho verde, meu acarajé cheiroso, minha franguinha gorda", e tais comparações gastronômicas davam justa ideia de certo encanto sensual e caseiro de dona Flor a esconder-se sob uma natureza tranquila e dócil. Vadinho conhecia-lhe as fraquezas e as expunha ao sol, aquela ânsia controlada de tímida, aquele recatado desejo fazendo-se violência e mesmo incontinência ao libertarse na cama.
AMADO, J. Dona Flor e seus dois maridos. São Paulo: Martins, 1966.
TEXTO IIAs suas mãos trabalham na braguilha das calças do falecido. Dulcineusa me confessou mais tarde: era assim que o marido gostava de começar as intimidades. Um fazer de conta que era outra coisa, a exemplo do gato que distrai o olhar enquanto segura a presa nas patas. Esse o acordo silencioso que tinham: ele chegava em casa e se queixava que tinha um botão a cair. Calada, Dulcineusa se armava dos apetrechos da costura e se posicionava a jeito dos prazeres e dos afazeres.
COUTO, M. Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra. São Paulo: Cia. das Letras, 2002Tema recorrente na obra de Jorge Amado, a figura feminina aparece, no fragmento, retratada de forma semelhante à que se vê no texto do moçambicano Mia Couto. Nesses dois textos, com relação ao universo feminino em seu contexto doméstico, observa-se que:
- Física | B. Vetorial
Para serrar ossos e carnes congeladas, um açougueiro utiliza uma serra de fita que possui três polias e um motor. O equipamento pode ser montado de duas formas diferentes, P e Q. Por questão de segurança, é necessário que a serra possua menor velocidade linear.
Por qual montagem o açougueiro deve optar e qual a justificativa desta opção?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Leia a fábula a seguir para responder as questões.
Considerando que o rato mais jovem teve a ideia, mas o mais velho foi quem alertou sobre um detalhe fundamental, infere-se que o texto
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2012 1ª APLICAÇÃO)
Não somos tão especiais
Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais, ainda que em menor grau.
INTELIGÊNCIA
A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40. A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio.
AMOR
O amor, tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.
CONSCIÊNCIA
Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam e enganam humanos distraídos. Sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros. Ou seja, são conscientes.
CULTURA
O primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos e de transmiti-los para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso?
BURGIERMAN, D. Superinteressante, n. 190, jul. 2003.
O título do texto traz o ponto de vista do autor sobre a suposta supremacia dos humanos em relação aos outros animais. As estratégias argumentativas utilizadas para sustentar esse ponto de vista são: