(UNIT)
A figura representa o gráfico da variação da velocidade em função do tempo de um trem que se desloca de uma estação à outra.
Nessas condições, é correto afirmar que a velocidade média desenvolvida pelo trem é, em m/s, aproximadamente igual a
Questões relacionadas
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Apesar de ser conhecido pela teoria da evolução, Darwin também trabalhou com plantas. Em 1880, ele realizou alguns experimentos e observou, ao cultivar alpiste em solo adequado ao seu crescimento, um movimento do ápice dos coleóptilos.
A análise da figura permite dizer que Darwin observou um movimento orientado:
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(FGV) O gráfico compara a velocidade de crescimento, em centímetros ao ano, de meninos e meninas dos 7 aos 18 anos de idade.
Analisando o gráfico, pode-se concluir que
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
As imagens a seguir retratam duas personalidades da história brasileira. Observe-as.
O que existe de comum entre essas duas personalidades históricas?
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
De alcance nacional, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) representa a incorporação à vida política de parcela importante da população, tradicionalmente excluída pela força do latifúndio. Milhares de trabalhadores rurais se organizaram e pressionaram o governo em busca de terra para cultivar e de financiamento de safras. Seus métodos — a invasão de terras públicas ou não cultivadas — tangenciam a ilegalidade, mas, tendo em vista a opressão secular de que foram vítimas e a extrema lentidão dos governos em resolver o problema agrário, podem ser considerados legítimos.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
Argumenta-se que as reivindicações apresentadas por movimentos sociais, como o descrito no texto, têm como objetivo contribuir para o processo de - Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Parasitas e hospedeiros vivem uma relação conflituosa. Ambos utilizam ardis sofisticados para garantir sua sobrevivência, o parasita tentando exercer seu controle sobre o hospedeiro e este procurando minimizar os efeitos maléficos do parasita.
(REINACH, 2010, p. 114)
A respeito da tendência evolutiva no estabelecimento das relações de parasitismo em ecossistemas naturais, é possível afirmar: