As principais endemias brasileiras se assemelham, em alguns aspectos relacionados à transmissão, ao agente etiológico, aos sintomas ou à profilaxia. Como exemplo, temos a hanseníase e a leishmaniose, _______________, a dengue e a febre amarela, ______________, e a esquistossomose e a ascaridíase, _______________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 02.2. Diferentes câmeras
Fotografia em perspectiva
Materiais
- Computadores e projetor para apresentar exemplos e para a apresentação final
- Câmeras fotográficas e/ou de celulares
- Miniaturas variadas, como bonecos e similares
Atividade
- Divida a sala em grupos de, no mínimo, 5 pessoas;
- Apresente para a turma os exemplos de fotografia sugeridos ou similares;
- Os grupos deverão fazer diversas experiências fotográficas e selecionar 3 fotos para a exposição final.
Imagens sugeridas
- Figura 7- Imagem disponível em: <http://casaldemochilao.com.br/wp-content/uploads/2015/11/0foto-perspectiva-salar-de-uyuni1.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 8 - Imagem disponível em: <https://img3.ibxk.com.br/materias/12400/50650.jpg?w=700.> Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 9- Imagem disponível em: http://static.tudointeressante.com.br/uploads/2014/04/perspectiva-1.jpg. Acesso em 20 fev. 2017.
- Figura 10 - Imagem disponível em: <http://fotodicasbrasil.com.br/wp-content/uploads/2015/08/PerspectivaPosi%C3%A7%C3%A3o.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 11- Imagem disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/-q0Ye1EoPipM/UHLgz2-yrPI/AAAAAAAA5i8/F39qxlbFX84/s1600/great-forced-perspective-photography02.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 12- Imagem disponível em: http://www.maxdesign.com.br/transmissaoaovivopelainternet/wp-content/uploads/2016/09/perspectiva-de-fotografias-e-angulos.jpg. Acesso em 20 fev. 2017.
- Figura 13 - Imagem disponível em: <https://www.epochtimes.com.br/wp-content/uploads/2014/03/cr-foto_perspectiva_correta-900.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
Ao término dos trabalhos, cada grupo deverá apresentar as fotos fazendo uma autoavaliação da experiência e dos resultados. Se houver possibilidade de impressão, organizem uma exposição na escola, utilizando papel cartão preto para fazer a moldura das imagens.
- Ciências - Fundamental | 01. Evolução dos seres vivos
Leia o texto e analise a imagem a seguir na questão.
[...] Um lugar escondido a 76 metros debaixo da terra guarda segredos de um passado distante do nosso planeta. Escavações em uma mina de carvão na cidade de Danville, no estado de Illinois (Estados Unidos da América), revelaram um verdadeiro mundo perdido, formado por uma enorme floresta tropical fossilizada de 112 km de comprimento por 16 km de largura. Lá estão preservados fósseis de plantas e árvores extintas há 300 milhões de anos, como as pteridospermas (parentes distantes das samambaias) e as lycopsidas gigantes, árvores que chegavam a 30 metros de altura. É comum encontrar fósseis botânicos em solos ricos em carvão, já que esse tipo de rocha é formado pela desintegração de plantas. Mas descobrir uma floresta inteira e preservada depois de milhões de anos é uma raridade. [...] Disponível em: < http:// www.istoe.com.br/reportagens/204023_A+FLORESTA+QUE+VIROU+CARVAO >.Acesso em: 18 out. 2013. (Fragmento)
Fóssil de planta encontrado na mina de carvão de Danville.
Disponível em:< http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_10039059690886960.jpg>. Acesso em: 18 out.2013.
Enunciado:
Represente por desenho o ambiente que foi fossilizado.
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
No início da década de 1990, dois biólogos importantes, Redford e Robinson, produziram um modelo largamente aceito de "produção sustentável" que previa quantos indivíduos de cada espécie poderiam ser caçados de forma sustentável baseado nas suas taxas de reprodução. Os seringueiros do Alto Juruá tinham um modelo diferente: a quem lhes afirmava que estavam caçando acima do sustentável (dentro do modelo), eles diziam que não, que o nível da caça dependia da existência de áreas de refúgio em que ninguém caçava. Ora, esse acabou sendo o modelo batizado de "fonte-ralo" proposto dez anos após o primeiro por Novaro, Bodmer e o próprio Redford e que suplantou o modelo anterior.
CUNHA, M. C. Revista USP, n. 75, nov. 2C07
No contexto da produção científica, a necessidade de reconstrução desse modelo, conforme exposto no texto, foi determinada pelo confronto com um(a)
- Geografia | 8. Regionalização
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO)
A partir do mapa apresentado, é possível inferir que nas últimas décadas do século XX, registraram-se processos que resultaram em transformações na distribuição das atividades econômicas e da população sobre o território brasileiro, com reflexos no PIB por habitante. Assim,
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Um relacionamento de grupo saudável exige um número de indivíduos trabalhando interdependentemente para completar um projeto, com total participação individual e contribuição pessoal. Se uma pessoa domina, os outros membros têm pouco crescimento ou prazer na atividade, não existe um verdadeiro relacionamento no grupo. O teatro é uma atividade artística que exige o talento e a energia de muitas pessoas — desde a primeira ideia de uma peça ou cena até o último eco de aplauso. Sem esta interação não há lugar para o ator individualmente, pois sem o funcionamento do grupo, para quem iria ele representar, que materiais usaria e que efeitos poderia produzir? O aluno-ator deve aprender que "como atuar", assim como no jogo, está intrinsecamente ligado a todas as outras pessoas na complexidade da forma da arte. O teatro improvisacional requer relacionamento de grupo muito intenso, pois é a partir do acordo e da atuação em grupo que emerge o material para as cenas e peças.
SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.Com base no texto, as diferenças e similaridades dos atores são aceitas no teatro de improvisação quando: