(IFSP) Considerando o Barroco, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
A marca distintiva do ser humano, de ser o único capaz de ter responsabilidade, significa igualmente que ele deve tê-la pelos seus semelhantes, eles próprios, potenciais sujeitos de responsabilidade, e que realmente ele sempre a tem, de um jeito ou de outro: a faculdade para tal é a condição suficiente para a sua efetividade. Ser responsável efetivamente por alguém ou por qualquer coisa em certas circunstâncias (mesmo que não assuma e nem reconheça tal responsabilidade) é tão inseparável da existência do homem quanto o fato de que ele seja genericamente capaz de responsabilidade da mesma maneira que lhe é inalienável a sua natureza falante, característica fundamental para a sua definição, caso deseje empreender essa duvidosa tarefa.
JONAS, H. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para uma civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, PUC Rio, 2006.
Na obra, Princípio Responsabilidade, Hans Jonas propôs um sistema ético baseado no(a)
- Biologia | 07. Taxonomia
(UEFS) Recentemente uma nova espécie foi descoberta — trata-se do olinguito, o primeiro mamífero da ordem dos carnívoros a ser encontrado na América do Sul, nos últimos 35 anos. A busca pelo olinguito começou em 2003, quando o zoólogo Kristofer Helgen viu alguns crânios e peles que não conseguia reconhecer numa exposição científica em Chicago. Com uma técnica que usa resquícios de crânio, ossos e peles, deduziu o tipo de ambiente no qual viveria. O trabalho de campo começou no Equador, onde os pesquisadores encontraram e capturaram exemplares. De volta aos Estados Unidos, a ideia de que estava diante de uma nova espécie foi confirmada graças a análises de DNA. O olinguito mede, em média, 76 centímetros, pesa pouco menos de 1 quilo, é solitário, tem apenas um filhote por vez, vive na copa das árvores e se movimenta durante a noite. Foi batizado como Bassaricyon neblina. Apesar de fazer parte da ordem dos carnívoros, alimenta-se de frutas e outros vegetais. O olinguito foi confundido com outra espécie parecida, o olingo, que é maior, com pelagem rara e focinho mais alongado. As duas espécies compartilham 90% dos genes.
(CAPUTO, 2013, p. 80)
Uma abordagem taxonômica das informações do texto permite afirmar que o olinguito:
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UNIPÊ) Na natureza, os corpos e as substâncias reagem de maneiras diferentes quando recebem ou cedem determinadas quantidades de calor. Uma fonte calorífica fornece calor continuamente à razão de 100 cal/s a uma massa M de água que se encontra a uma temperatura de 20°C.
Considerando que o calor específico da água é igual a 1,0 cal/g°C e que a massa de água teve sua temperatura aumentada para 40°C ao ser exposta por 2 min a essa fonte, então é correto afirmar que o valor de M, em kg, é igual a
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
O uso inadequado de defensivos agrícolas pode trazer danos para o meio ambiente, pois esses materiais são constituídos de substâncias químicas de elevada toxicidade, a exemplo do Na3AsO3 e do Cu3(AsO3)2. Em relação a esses compostos, é correto afirmar que:
- Biologia | 03. Bioquímica
Considerando o esquema que representa, simplificadamente, algumas etapas do metabolismo do aminoácido fenilalanina, foram feitas as seguintes afirmativas.
I. Na falta da enzima 1, há o acúmulo do aminoácido fenilalanina, gerando também outras substâncias derivadas (ácido fenilpirúvico, fenilacético e fenil-láctico), característicos da doença metabólica fenilcetonúria.
II. O albinismo clássico é uma doença causada pela falta da enzima 2 que converte a tirosina em DOPA, substância intermediária na produção de melanina, pigmento que dá cor à pele, cabelo e olhos.
III. A falta da enzima 3 leva ao acúmulo do ácido homogentísico que não é metabolizado em gás carbônico e água.
É válido o que se afirma em: