O mal de Alzheimer era considerado uma doença que surgia devido à degeneração das células do hipocampo, área cerebral da qual dependem os mecanismos da memória. No entanto, pesquisadores italianos publicaram estudo na revista Nature Communications, em abril de 2017, no qual afirmaram que o mecanismo de origem da doença está na área tegmental ventral, onde é produzida a dopamina.
Fonte: http://www.jornalciencia.com/pesquisadoresitalianos-podem-ter-descoberto-a-causa-do-alzheimer/
Em relação ao sistema nervoso, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
O BRASIL ENTRE DUAS DITADURAS
27. Leia o depoimento de Claudionor Pedro dos Santos, hoje com 81 anos, que trabalhou na construção de Brasília. Depois, leia o texto sobre um incidente ocorrido também durante a construção da capital.
TEXTO I
Nós trabalhávamos dia e noite e não reclamávamos. Havia solidariedade. Claro que acreditávamos no futuro melhor e tínhamos certeza que Brasília ia ter sucesso. JK aparecia aqui sempre, três, quatro horas da manhã. Tudo foi feito com muita dedicação e queríamos que isso fosse reconhecido.
Disponível em: https://oglobo.globo.com/politica/. Acesso em: 8 abr. 2019.
TEXTO II
Dia 8 de fevereiro de 1959, domingo, um incidente [...] ocorreu durante a construção de Brasília. [...] A Guarda Especial de Brasília (GEB) reprimiu com violência um motim dos trabalhadores, ocasionando mortes e ferimentos. Depoimentos de vítimas sobreviventes contam que o conflito com a GEB foi o ápice da indignação dos trabalhadores quanto ao tratamento que recebiam [...] Apesar da razoável remuneração, muitos reclamavam das condições de trabalho, da precariedade da comida, da pressão para trabalho ininterrupto visando cumprir os prazos de entrega.
NONATO, Alexandre. Análise das notícias sobre o incidente na Pacheco Fernandes em Brasília e as consequências da ausência do jornalismo.
Intercon - Sociedade brasileira de Estudos interdisciplinares da comunicação. Curitiba, 2009, p. 9.
Os dois documentos revelam opiniões sobre a construção de Brasília que se
- História | 2.1 Primeiro Reinado
(CEFET) A manutenção da unidade territorial e do regime monárquico, no contexto da independência do Brasil, demonstra que a elite política:
- Filosofia | 2.2 Clássica
(UECE) Segundo Diógenes Laércio, “convencido de que o estudo da natureza nada tem a ver conosco, Sócrates passou a discutir questões éticas na praça do mercado, e costumava dizer que o objeto de suas indagações era ‘como se age, se mal ou bem, em casa’”.
Laêrtios, D. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres, II, 21. Trad. bras. Mário da Gama Kury. Brasília: Editora da UnB, p. 52 [Adaptado].
Considerando a teoria das virtudes de Sócrates, assinale a afirmação verdadeira.
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UFRGS) A tabela abaixo apresenta a frequência f de três diapasões.
Considere as afirmações abaixo.
I. A onda sonora que tem o maior período é a produzida pelo diapasão D1.
II. As ondas produzidas pelos três diapasões, no ar, têm velocidades iguais.
III. O som mais grave é o produzido pelo diapasão D3.
Quais estão corretas?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: 01 tambor e 01 chocalho
MATERIAL
- Latinhas de leite ninho vazias
- Bexigas (várias cores)
- Gominha
- Cola colorida
- Gliter
- Tinta
- 01 tambor e 01 chocalho
TAMBOR ORIENTAÇÕES Antes de iniciar esta atividade, explique as crianças que o tambor é um instrumento usado em todas as culturas e em cada uma possui nomes, constituições e formas diferentes, como cilíndricas, cônica, como um barril, taça ou ampulheta. No carnaval, o tambor é um instrumento bastante presente nas baterias das escolas de samba. Fonte:http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor
- Depois de ter falado sobre o tambor com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que batam um pouco, para sentirem o som.
- Pedir aos alunos para trazer no dia marcado, latinhas de alumínio.
- Sugestão: latinhas de leite ninho vazias
- Faça uma demonstração para os alunos de como vai ser o processo para montagem do tambor.
- Pegar a latinha tampada e colocar a bexiga.
- Prenda a borda da bexiga na latinha, com a gominha.
- Decore o tambor com cola colorida, gliter e tinta.
- Usar uma vareta ou lápis para virar uma baqueta.
Anexo: modelo abaixo Fonte: https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/manual-de-brincadeiras/indicacao/confira-6-ideias-de-instrumentos-caseiros-para-as-criancas/ CHOCALHO MATERIAL
- Latinha de refrigerante
- Pedrinhas
- Fita adesiva
- Fitas coloridas
ORIENTAÇÕES Antes de iniciar esta atividade, explique ás crianças que o chocalho é um instrumento que tem em sua parte interna ou externa, pequenas peças, pedrinhas, bolinhas, sementes ou guizos. Pode ser feito de diversos materiais e pode ter diversos tamanhos e formas. Ao ser agitado, o chocalho produz um som que se origina do atrito entre as peças, ou delas com a parede do próprio instrumento. Fonte: http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor
- Depois de ter falado sobre o chocalho com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que chaqualem um pouco, para sentirem o som
- Pedir aos alunos, para trazer no dia marcado , latinhas de refrigerante vazias.
- Separar uma latinha de refrigerante e entregar para cada aluno.
- Entregar as pedrinhas e pedir que eles coloquem dentro da latinha.
- Instrua os alunos que para ter um bom som, depende da quantidade de pedrinhas que vai ter dentro da latinha.
- Auxilie os alunos quando forem colocar as pedrinhas.
- Encha algumas latinhas com mais pedrinhas e outras com menos.
- Feche a latinha com fita adesiva. Nesta etapa, auxilie os alunos.
- Peça aos alunos para usar muita criatividade e fazer uma decoração nas latinhas.
- Sugestão: colar fitas coloridas ao redor da lata ou cobrir a lata com papel com um desenho feito pelos próprios alunos.
Anexo: modelo abaixo Fonte:https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/manual-de-brincadeiras/indicacao/confira-6-ideias-de-instrumentos-caseiros-para-as-criancas/
Enunciado:
01 tambor e 01 chocalho
MATERIAL
- Latinhas de leite ninho vazias
- Bexigas (várias cores)
- Gominha
- Cola colorida
- Gliter
- Tinta
- 01 tambor e 01 chocalho
TAMBOR
ORIENTAÇÕES
Antes de iniciar esta atividade, explique as crianças que o tambor é um instrumento usado em todas as culturas e em cada uma possui nomes, constituições e formas diferentes, como cilíndricas, cônica, como um barril, taça ou ampulheta.
No carnaval, o tambor é um instrumento bastante presente nas baterias das escolas de samba.
Fonte:http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor
- Depois de ter falado sobre o tambor com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que batam um pouco, para sentirem o som.
- Pedir aos alunos para trazer no dia marcado, latinhas de alumínio.
- Sugestão: latinhas de leite ninho vazias
- Faça uma demonstração para os alunos de como vai ser o processo para montagem do tambor.
- Pegar a latinha tampada e colocar a bexiga.
- Prenda a borda da bexiga na latinha, com a gominha.
- Decore o tambor com cola colorida, gliter e tinta.
- Usar uma vareta ou lápis para virar uma baqueta.
Anexo: modelo abaixo
CHOCALHO
MATERIAL
- Latinha de refrigerante
- Pedrinhas
- Fita adesiva
- Fitas coloridas
ORIENTAÇÕES
Antes de iniciar esta atividade, explique ás crianças que o chocalho é um instrumento que tem em sua parte interna ou externa, pequenas peças, pedrinhas, bolinhas, sementes ou guizos.
Pode ser feito de diversos materiais e pode ter diversos tamanhos e formas. Ao ser agitado, o chocalho produz um som que se origina do atrito entre as peças, ou delas com a parede do próprio instrumento.
Fonte: http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor
- Depois de ter falado sobre o chocalho com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que chaqualem um pouco, para sentirem o som
- Pedir aos alunos, para trazer no dia marcado , latinhas de refrigerante vazias.
- Separar uma latinha de refrigerante e entregar para cada aluno.
- Entregar as pedrinhas e pedir que eles coloquem dentro da latinha.
- Instrua os alunos que para ter um bom som, depende da quantidade de pedrinhas que vai ter dentro da latinha.
- Auxilie os alunos quando forem colocar as pedrinhas.
- Encha algumas latinhas com mais pedrinhas e outras com menos.
- Feche a latinha com fita adesiva. Nesta etapa, auxilie os alunos.
- Peça aos alunos para usar muita criatividade e fazer uma decoração nas latinhas.
- Sugestão: colar fitas coloridas ao redor da lata ou cobrir a lata com papel com um desenho feito pelos próprios alunos.
Anexo: modelo abaixo