(UFRGS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A notícia de que o melhor chef de cozinha da atualidade vai integrar em 2007 uma das mais importantes mostras de arte do mundo 1chocou o meio artístico internacional. 4"Todos os artistas querem me cortar a garganta", reconhece Ferran Adrià, para que 5é chegada a vez da "gastronomia-arte". 8É surpreendente o fato de a 12ª Documenta tê-lo convidado para 9integrar 10a mostra de 2007. O mítico evento quinquenal 13jamais 6havia incluído um cozinheiro. Entende-se. A crítica cultural considera a gastronomia uma "estética sem linguagem": não reconhece nela verdadeira arte.
Este 2inquieto catalão não se limita a fazer boa comida. Ele revoluciona 14sistematicamente a gastronomia desde o dia em que assistiu a uma conferência do físico-químico Hervé This. O cientista fundou a disciplina "cozinha molecular", que propõe a cooperação entre as ciências e os cozinheiros. De comum entre ambos, restou a consciência 17de que no centro da inovação gastronômica atual está o laboratório. Adrià mantém uma oficina de pesquisa 18em que elabora novos conceitos e técnicas 19aos quais os cozinheiros do seu restaurante EL Bulli 7aliam sensibilidade e criatividade.
Antes os restaurantes pareciam parados no tempo. A partir de Adrià, a renovação parece não ter fim, e a gastronomia 11virou isso que alguns julgam "arte" e outros não sabem dizer o que é. O próprio 'chef' está surpreso com tanto impacto. Ele 16acha que 15apenas sociólogos, antropologos, jornalistas e críticos poderão compreender essa revolução que 12se passa no 3domínio do gosto na sociedade moderna.
(Adaptado de: Dória, Carlos Alberto. Ciência do gosto. Bravo, ago. 2006.)
Assinale a alternativa que apresenta os sinônimos mais adequados para as palavras CHOCOU (ref. 1), INQUIETO (ref. 2) e DOMÍNIO (ref. 3).