(ESPCEX) Assinale a alternativa que contém um grupo de palavras cujos prefixos possuem o mesmo significado.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: 10470256
Texto para a questão Uma educação com mais sentido para os jovens Mais um passo importante para construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi dado esta semana, com a entrega pelo MEC do documento proposto para o ensino médio. A proposta tem potencial para contribuir no avanço desta etapa da Educação Básica, tão desafiadora quanto urgente. [...] 72,5% dos alunos concluem o ensino médio sem níveis adequados de aprendizagem em língua portuguesa, de acordo com relatório do Movimento Todos pela Educação. Em matemática, a situação é ainda mais dramática: 92,7% não alcançam níveis satisfatórios. A BNCC do ensino médio começa a abrir caminhos para uma educação com mais sentido para os jovens, oferecendo escolhas e permitindo que eles assumam o protagonismo de sua própria aprendizagem. O documento organiza as aprendizagens essenciais por áreas de conhecimentos, que são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. [...] Vale lembrar que a BNCC diz respeito à parte comum e obrigatória dos futuros currículos; para a outra parte, as escolas oferecerão itinerários formativos, ou seja, os alunos escolherão o que estudar. [...] O documento começou a ser elaborado em 2015, em um processo democrático que abriu espaços para ouvir toda a sociedade em diversas consultas públicas. E a entrega do texto para o Ensino Médio é mais um passo significativo desse caminho. PEREIRA, Camila Cardoso; REPULHO, Cleuza; HENRIQUES, Ricardo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/
artigo-uma-educacao-com-mais-sentido-para-os-jovens-22553401>. Acesso em: 24 jul. 2018. Adaptado.
Enunciado:
Releia o seguinte fragmento:
Vale lembrar que a BNCC diz respeito à parte comum e obrigatória dos futuros currículos; para a outra parte, as escolas oferecerão itinerários formativos, ou seja, os alunos escolherão o que estudar.
A definição do dicionário adequada ao contexto do termo destacado é:
- História | 1.1 Pré-Colonial
De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.
Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001.
A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:
- Matemática | 2.1 Conjuntos
(IFPE) Com o objetivo de realizar um levantamento sobre o número de professores afastados para cursos de capacitação do campus Vitoria de Santo Antão, verificou-se que, de um total de 88 professores na instituição,
45 professores lecionam no Ensino Integrado;
35 professores lecionam no Ensino Superior;
30 professores lecionam no Ensino Subsequente;
15 professores lecionam no Integrado e Superior;
10 professores lecionam no Integrado e Subsequente;
10 professores lecionam no Superior e Subsequente;
5 professores lecionam no Integrado, Superior e Subsequente.
Sabe-se que o campus Vitória de Santo Antão apenas oferece essas três modalidades de ensino e que todos os professores que não estão afastados lecionam em, pelo menos, uma das três modalidades. Com base nestas informações, conclui-se que o número de professores que não estão lecionando em nenhuma das três modalidades por estarem afastados para curso de capacitação é
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Vamos a trabajar ahora con la canción “¿Dónde estarás?, de Gonzalo Horna, como base para contestar a las cuestiones 29 y 30. Él es un cantautor de la República de Panamá, en la ciudad de Colón. ¿Qué ________ haciendo?
¿________ encontrado paz?
¿________ donde recuerdo,
o te habrás mudado a otro lugar?
¿Dónde estarás esta mañana?
¿_________ el sol por tu ventana,
despertándote...acariciándote...
A veces me transporto por instantes
y todo es como antes, o mejor que ayer
mucho mejor que ayer...
A veces me transporto por instantes y recuerdo qué es tocarte
me trato de aferrar, pero vuelvo a la realidad...
¿Dónde estarás?
¿Dónde estarás esta noche?
¿Algún lugar que deba evitar?
¿Estoy aún entre tus recuerdos,
o ya me has logrado olvidar?
¿Qué estarás haciendo?
¿Habrás encontrado el amor
o vivirás una ficción...igual que yo?...igual que yo...
Disponible en: <http://www.gonzalohorna.com/> Acceso el 28 sept.2012. Fragmento
Enunciado:
Completa las primeras dos estrofas de la canción ¿Dónde estarás? (Gonzalo Horna) con las palabras del recuadro. ¡Ojo! Completar con los verbos.
Ayer
Amor
Instantes
Mejor
Estarás
Realidad
Lugar
Vivirás
Entrarás
Ficción
Recuerdos
Habrás Antes
- Matemática | 15.3 Circunferência
A figura mostra uma criança brincando em um balanço no parque. A corda que prende o assento do balanço ao topo do suporte mede 2 metros. A criança toma cuidado para não sofrer um acidente, então se balança de modo que a corda não chegue a alcançar a posição horizontal.
Na figura, considere o plano cartesiano que contém a trajetória do assento do balanço, no qual a origem está localizada no topo do suporte do balanço, o eixo X é paralelo ao chão do parque, e o eixo Y tem orientação positiva para cima
A curva determinada pela trajetória do assento do balanço é parte do gráfico da função: