vem o Imperador!!! O conjunto das qualidades morais de D. Pedro II o tornou muito popular. O Imperador fiscalizava pessoalmente as indústrias, os colégios, as sociedades científicas, incentivando a construção de obras públicas. a) Escreva as informações que a linha do tempo revela sobre o período monárquico brasileiro.
b) Na linha do tempo, foram destacadas algumas características do Imperador do Segundo Reinado. Com base nessas informações, cite os benefícios do seu governo para o Brasil.
Questões relacionadas
- História | B. Roma
(UFPR) Considere as seguintes afirmativas que comparam o sistema republicano da Roma Antiga com o sistema republicano brasileiro atual:
1. Uma das principais diferenças entre o sistema republicano moderno e o sistema republicano romano antigo refere-se à incorporação feita pelo sistema atual da divisão de poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), defendida por pensadores iluministas para conter regimes absolutistas.
2. O sistema republicano romano antigo constituiu uma representatividade ampla e igualitária para patrícios e plebeus, cujo modelo foi adotado pelos sistemas republicanos modernos, que inspiraram o modelo brasileiro.
3. O Senado vigente na república romana antiga era composto por membros vitalícios, que exerceram grande poder legislativo e executivo, e representou os interesses de uma parcela da população (os patrícios), enquanto o Senado brasileiro atual pertence ao poder legislativo, sendo eleito por sufrágio universal direto para mandatos de tempo limitado.
4. Em ambos os casos, a república foi instituída para substituir uma monarquia e inicialmente conferiu poder a uma restrita parcela da população, em sua maioria proprietária de terras, deixando boa parte da população sem acesso direto à representatividade no poder.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
No que diz respeito às estruturas cerebrais e seus possíveis comprometimentos quando afetadas, relacione as colunas abaixo, numerando a coluna II de acordo com a I.
Coluna I
Coluna II
1. Cerebelo
( ) Memória
2. Córtex
( ) Equilíbrio
3. Bulbo
( ) Emoções
4. Hipotálamo
( ) Respiração
A sequência correta, de cima para baixo, é: - Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(BAHIANA) Considerando as características anátomo-fisiológicas do sistema cardiovascular, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O ritmo cardíaco, definido pela taxa e sincronicidade de contração das células do órgão, reflete a ação do nodosinoatrial – marca-passo natural do coração.
( ) As diferentes demandas sistêmicas implicam a exigência de um sistema de vasos que permitem a integração como uma propriedade emergente no organismo.
( ) A sequência completa de bombeamento e preenchimento das câmaras cardíacas permite aferir o volume de sangue que passa pelo coração em um determinado período de tempo.
( ) Em indivíduos saudáveis, a pressão sanguínea na sístole e na diástole se mantém inalterada com valores em mmHg idênticos entre si.
A sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Matemática | 18. Polinômios
(EEAR) Considere P(x) = 2x³ + bx² + cx, tal que P(1) = -2 e P(2) = 6. Assim, os valores de b e c são, respectivamente:
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
[...] as irmandades de negros eram espaços permitidos dentro da legalidade, nos quais o escravo podia manifestar-se fora de suas relações de trabalho. [...] Em certo sentido, era através da religião católica que o escravo encontrava algum lenitivo para sua situação. Tudo indica que a permissão para a criação das irmandades de negros tenha sido dada com o intuito de obter melhores resultados na cristianização dos escravos
[...]. Paradoxalmente, os negros utilizaram as irmandades para resguardar valores culturais, em especial suas crenças religiosas. [...] Tudo leva a crer que, a partir da realidade vivida naquela época, bem como considerando as dificuldades, o negro recriou e reinterpretou a cultura dominante, adequando-a à sua maneira de ser
(Ana Lúcia Valente. “As irmandades de negros: resistência e repressão”. In: Horizonte, v. 9, no 21, 2011.)
Segundo o excerto, as irmandades religiosas de negros, no Brasil colonial, eram