(ESPM) Em uma das opções abaixo, o verbo HAVER é impessoal e, por isso, não deveria estar no plural. Assinale-a:
Questões relacionadas
- História | 5.1 Expansão Marítima
Considere o seguinte trecho de uma carta enviada pelo rei do Congo ao rei de Portugal em 1526:
Os comerciantes estão sequestrando o nosso povo dia após dia – filhos deste país, filhos de nossos nobres e vassalos, mesmo as pessoas de nossa própria família [...]. Essa corrupção e depravação estão tão generalizadas que a nossa terra é inteiramente despovoada. [...] Precisamos neste reino só de sacerdotes e professores, e nenhuma mercadoria, a menos que seja vinho e farinha para o santo sacramento [...]. É nosso desejo que este reino não seja um lugar para o comércio ou transporte de escravos.
(MEREDITH, Martin. O Destino da África: cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios. Tradução Marlene Suano. Rio de Janeiro: Zahar, 2017, p. 122.)
Com base no texto acima e nos conhecimentos acerca dos contatos entre sociedades africanas e europeias no início da Idade Moderna, é correto afirmar que:
- Matemática - Fundamental | 17. Medidas de Massa
UM ELEVADOR É USADO PARA O TRANSPORTE DE PEQUENOS OBJETOS. SABE-SE QUE ELE SUPORTA UMA CARGA MÁXIMA DE 20 QUILOGRAMAS.
UM VASO DE 4 QUILOGRAMAS, UM TROFÉU DE 6 QUILOGRAMAS, UM COFRE DE 10 QUILOGRAMAS E UMA ESCULTURA DE 12 QUILOGRAMAS VÃO SER TRANSPORTADOS NESSE ELEVADOR.
FICOU DECIDIDO QUE NA PRIMEIRA VIAGEM IRIAM SER COLOCADOS EXATAMENTE DOIS DESSES OBJETOS NO ELEVADOR.
ESCREVA TODAS AS POSSIBILIDADE DE ESSE FATO OCORRER E A MASSA, EM QUILOGRAMAS, DESSES OBJETOS QUE SERÃO COLOCADOS JUNTOS.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) O que significa "ter esforço"?
b) O que é "ter sucesso"?
c) Para você, existe relação entre o esforço e o sucesso? Explique.
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos qual (ais) dessas imagens representam esforço.
Peça aos alunos que expliquem o motivo da escolha.
Disponível em:<https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT9f6Adaqw2Ebb2PzdKYXupI3lb6bgTI30HKhoi3Qp1o4wzsQ1F> Acesso em: 11 jan. 2018.
Disponível em:<http://www.msatual.com.br/wp-content/uploads/2014/12/crian%C3%A7as-estudando.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.
Disponível em:<http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,69821521,00.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos alunos que leiam as frases.
Disponível em:<https://static.mundodasmensagens.com/upload/textos/o/-/o-sucesso-depende-tanto-do-esforco-como-da-atitude-certa-para-faz-kBpPD-w.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.
Disponível em:<http://www.statusimagens.com/wp-content/uploads/2016/04/Motivacao15.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.
3.2. Peça aos alunos que, em grupo, levantem questões sobre as duas frases.
Solicite aos alunos que troquem suas perguntas entre os grupos.
Peça aos grupos que respondam às perguntas.
3.3. Professor, solicite aos grupos que apresentem suas respostas para a turma.
Ao final, registre as conclusões dos alunos sobre as duas frases.
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
A ilustração a seguir mostra um homem ajeitando a sua gravata em frente a um espelho plano:
Como sabemos, a imagem formada por um espelho plano é sempre simétrica em relação ao plano desse espelho. Sendo assim, entre os esquemas seguintes, o único que poderia representar o nó da gravata (G), a sua imagem (G´) e o espelho plano (e), em perfil, é:
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2016 1ª APLICAÇÃO)
PINHÃO sai ao mesmo tempo que BENONA entra.
BENONA: Eurico, Eudoro Vicente está lá fora e quer falar com você.
EURICÃO: Benona, minha irmã, eu sei que ele está lá fora, mas não quero falar com ele.
BENONA: Mas Eurico, nós lhe devemos certas atenções.
EURICÃO: Você, que foi noiva dele. Eu, não!
BENONA: Isso são coisas passadas.
EURICÃO: Passadas para você, mas o prejuízo foi meu. Esperava que Eudoro, com todo aquele dinheiro, se tornasse meu cunhado. Era uma boca a menos e um patrimônio a mais. E o peste me traiu. Agora, parece que ouviu dizer que eu tenho um tesouro. E vem louco atrás dele, sedento, atacado de verdadeira hidrofobia. Vive farejando ouro, como um cachorro da molest’a, como um urubu, atrás do sangue dos outros. Mas ele está enganado. Santo Antônio há de proteger minha pobreza e minha devoção.
SUASSUNA, A. O santo e a porca. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013 (fragmento).
Nesse texto teatral, o emprego das expressões “o peste” e “cachorro da molest’a” contribui para