Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) O que significa "ter esforço"?
b) O que é "ter sucesso"?
c) Para você, existe relação entre o esforço e o sucesso? Explique.
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos qual (ais) dessas imagens representam esforço.
Peça aos alunos que expliquem o motivo da escolha.
Disponível em:<https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT9f6Adaqw2Ebb2PzdKYXupI3lb6bgTI30HKhoi3Qp1o4wzsQ1F> Acesso em: 11 jan. 2018.
Disponível em:<http://www.msatual.com.br/wp-content/uploads/2014/12/crian%C3%A7as-estudando.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.
Disponível em:<http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,69821521,00.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos alunos que leiam as frases.
Disponível em:<https://static.mundodasmensagens.com/upload/textos/o/-/o-sucesso-depende-tanto-do-esforco-como-da-atitude-certa-para-faz-kBpPD-w.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.
Disponível em:<http://www.statusimagens.com/wp-content/uploads/2016/04/Motivacao15.jpg> Acesso em: 11 jan. 2018.
3.2. Peça aos alunos que, em grupo, levantem questões sobre as duas frases.
Solicite aos alunos que troquem suas perguntas entre os grupos.
Peça aos grupos que respondam às perguntas.
3.3. Professor, solicite aos grupos que apresentem suas respostas para a turma.
Ao final, registre as conclusões dos alunos sobre as duas frases.