UM ELEVADOR É USADO PARA O TRANSPORTE DE PEQUENOS OBJETOS. SABE-SE QUE ELE SUPORTA UMA CARGA MÁXIMA DE 20 QUILOGRAMAS.
UM VASO DE 4 QUILOGRAMAS, UM TROFÉU DE 6 QUILOGRAMAS, UM COFRE DE 10 QUILOGRAMAS E UMA ESCULTURA DE 12 QUILOGRAMAS VÃO SER TRANSPORTADOS NESSE ELEVADOR.
FICOU DECIDIDO QUE NA PRIMEIRA VIAGEM IRIAM SER COLOCADOS EXATAMENTE DOIS DESSES OBJETOS NO ELEVADOR.
ESCREVA TODAS AS POSSIBILIDADE DE ESSE FATO OCORRER E A MASSA, EM QUILOGRAMAS, DESSES OBJETOS QUE SERÃO COLOCADOS JUNTOS.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01.2. Sinônimos, antônimos e sinais de pontuação
Encaixe os sinônimos das palavras do quadro nos espaços adequados.
correto • feliz • caminhar saltar • zangada
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Chuva
Ar quente vai subir
Ar frio vai descer
Vapor que vem do mar
Geleiras vão derreter
O vento vai soprar
Tudo pode acontecer
As nuvens vão se condensar
E, depois, vão dissolver
Porque quando o sol aquece a Terra
Muita água se libera
E a gravidade da atmosfera
Faz pressão que nem panela
[...]
Chuva molha, molha, cai
Chuva chove, chove, sai
Chuva molha, molha, vem
Chuva, chuva
[...]
Oh, Lua, Lua, luar
Me leva contigo pra passear
Jaloo. Internet: www.letras.mus.br (com adaptações).
A partir da música Chuva, de Jaloo, e considerando os múltiplos aspectos por ela suscitados, julgue o seguinte item.
O derretimento das geleiras referido na música é acentuado pela intensificação do efeito estufa.
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor vai propor que os alunos elaborem um sarau com algumas músicas da Bossa
Nova. Para tanto, deverão ouvir várias músicas e depois elegerão algumas para a
apresentação. Neste sentido se faz necessário que as crianças cantem todos os dias as
músicas escolhidas.
- Os pais também poderão se apresentar no sarau. Para tanto, deverão escolher uma música e
deixar seu nome na lista fixada na porta da sala, juntamente com o nome da música que irá
cantar, assim os outros pais saberão quais foram as músicas escolhidas. Os pais que tocarem
algum instrumento poderão acompanhar os demais , ou cantar juntos.
- O professor apresentará a música "o barquinho" de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, que deverá ser cantada no momento da roda.
"Dia de luz
Festa de sol
E o barquinho a deslizar
No macio azul do mar
Tudo é verão
O amor se faz
Num barquinho pelo mar
Que desliza sem parar
Sem intenção nossa canção
Vai saindo desse mar
E o sol beija o barco e luz
Dias tão azuis
Volta do mar
Desmaia o sol
E o barquinho a deslizar
E a vontade de cantar
Céu tão azul do Sul
E o barquinho é um coração
Deslizando na canção
Tudo isso é paz
Tudo isso traz
Uma calma de verão e então
O barquinho vai
A tardinha cai
O barquinho vai
Vídeo da música: http://www.youtube.com/watch?v=zCkeyPyB73s
- O professor poderá propor a turma que façam barquinhos de papel através da
dobradura. Passar um vídeo ensinando a dobradura.
Disponível:
http://www.youtube.com/watch?v=ENbgnTyAEWc
http://www.youtube.com/watch?v=O9JS4tLRxJg
- Outra sugestão para o professor é propor a turma a releitura da obra de Ivan Cruz “Barquinho
de Papel”. As crianças poderão pintar o fundo da tela e depois colar o barquinho de papel
feito através do origami.
Fonte: http://www.brincadeirasdecriança.com.br
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24985
BOSSA NOVA:UM BANQUINHO E UM VIOLÃO
- Matemática | 13.2 Triângulos e seus Pontos Notáveis
Sejam a, b e c as medidas dos lados de um triângulo retângulo, tendo a como medida da hipotenusa. Esses valores a, b e c são, respectivamente, os diâmetros dos círculos C1 C2 e C3, como apresentados na figura.
Observe que essa construção assegura, pelo teorema de Pitágoras, que área (C1) = área (C2) + área (C3)
Um professor de matemática era conhecedor dessa construção e, confrontando com amigos em uma pizzaria onde só vendidas pizzas somente em formato de círculo, lançou um desafio: sem usar um instrumento de medição, poderia afirmar com certeza se a área do círculo correspondente à pizza que ele pedisse era maior, igual ou menor do que a soma das áreas das pizzas dos dois amigos. Assim, foram pedidas três pizzas. O professor as dividiu ao meio e formou um triângulo com os diâmetros das pizzas, conforme indicado na figura.
A partir da medida do ângulo a, o professor afirmou que a área de sua pizza é maior do que a soma das áreas das outras duas pizzas.
A área da pizza do professor de matemática é maior do que a soma das áreas das outras duas pizzas, pois:
- Inglês - Fundamental | 11. Subject and Object Pronouns (Pronomes Pessoais e do Caso Reto)
Read the text and answer the question.
go to the cinema and watch a film. Peter gets up at seven o’clock every morning on weekdays. ____ brushes his teeth and gets dressed. Then, he has breakfast with eggs, honey, butter and cheese; he leaves home at about eight o’clock and goes to school by school bus. After school, He attends his music course at three o’clock and plays beautiful songs with his violin. He usually arrives home at about five o’clock and watch some cartoons on TV. On Saturdays, he usually goes to a supermarket with his family. They sometimes
Choose the correct pronoun.
“Suzy is studying now”