(UDESC) O imperialismo, ou neocolonialismo, como também é conhecido, é constituído por práticas dos Estados Nacionais, que pretendem colocar-se como expansores de seus domínios, controlando outras nações supostamente imaginadas como mais frágeis e mesmo até menos civilizadas. Sobre o imperialismo das últimas décadas do século XIX, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
Localizado a 160 km da cidade de Porto Velho (capital do estado de Rondônia), nos limites da Reserva Extrativista Jaci-Paraná e Terra Indígena Karipunas, o povoado de União Bandeirantes surgiu em 2000 a partir de movimentos de camponeses, madeireiros, pecuaristas e grileiros que, à revelia do ordenamento territorial e diante da passividade governamental, demarcaram e invadiram terras na área rural fundando a vila. Atualmente, constitui-se na região de maior produção agrícola e leiteira do município de Porto Velho, fornecendo, inclusive, alimentos para a Hidrelétrica de Jirau.
SILVA, R. G. C. Amazônia globalizada – o exemplo de Rondônia. Confins, n. 23, 2015 (adaptado).
A dinâmica de ocupação territorial descrita foi decorrente da:
- Física | 7.1 Relatividade
(FUVEST) O elétron e sua antipartícula, o pósitron, possuem massas iguais e cargas opostas. Em uma reação em que o elétron e o pósitron, em repouso, se aniquilam, dois fótons de mesma energia são emitidos em sentidos opostos. A energia de cada fóton produzido é, em MeV, aproximadamente,
Note e adote:
Relação de Einstein entre energia (E) e massa (m) : E=m.c² ;
Massa do elétron= 9 x 10-31 kg ;
Velocidade da luz c= 3,0 x 108 m/s;
1 eV = 1,6 x 10-19 J;
1 MeV = 106 eV
No processo de aniquilação, toda a massa das partículas é transformada em energia dos fótons.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Enunciado:
A) De acordo com as imagens, indique duas características da religiosidade do povo egípcio.
B) A partir da técnica de mumificação dos seus mortos, que contribuições os egípcios deixaram para a medicina?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Os invasores portugueses fizeram guerras contínuas contra os indígenas, com a finalidade de prendê-los e vendê-los como escravos. Entravam nas aldeias, roubavam e destruíam suas roças, obrigavam-os a trabalhar como escravos na base de chicote. À medida que foram necessitando de mais mão-de-obra, organizavam expedições que eram chamadas de “Bandeiras”.
Mas a principal causa das mortes dos índios foi a chegada de novas doenças vindas da Europa e da África, como o sarampo, a varíola, a malária e a febre amarela. Aldeias inteiras ficaram despovoadas por causa dessas doenças.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil.
Escreva duas conclusões sobre o relacionamento dos portugueses com os índios logo após o descobrimento do Brasil.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Enunciado:
Foi nessa região conhecida como Crescente Fértil que se desenvolveram as maiores civilizações da Antiguidade. Sendo uma região com a presença de rios e muita fertilidade.
A) Relacione a fertilidade esta fertilidade com a possibilidade de sedentarização na região e o crescimento de civilizações tão importantes como a egípcia, fenícia, suméria dentre outras.
B) Localize o Crescente Fértil em um mapa atual e indique os países que hoje ocupam a região descrita no mapa.