Texto base:
Enunciado:
Foi nessa região conhecida como Crescente Fértil que se desenvolveram as maiores civilizações da Antiguidade. Sendo uma região com a presença de rios e muita fertilidade.
A) Relacione a fertilidade esta fertilidade com a possibilidade de sedentarização na região e o crescimento de civilizações tão importantes como a egípcia, fenícia, suméria dentre outras.
B) Localize o Crescente Fértil em um mapa atual e indique os países que hoje ocupam a região descrita no mapa.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
A FLOR DA VERDADE
Há muito tempo, na China antiga, havia um príncipe que queria se casar. Resolveu fazer um baile para escolher a sua esposa.
No dia da festa, compareceram mais de trezentas moças, muito bonitas e enfeitadas. Cada uma desejava se tornar princesa e morar no palácio, com todas as suas riquezas. Lá estava Ling.
Ling era filha de uma velha senhora que trabalhava no palácio há muitos anos. Ling conhecia o príncipe desde criança e sentia um profundo amor por ele. O que ela mais queria era que o príncipe a escolhesse, mas sabia que isto seria impossível... Como o príncipe poderia se interessar por uma pessoa tão pobre?
De repente, a música do baile parou de tocar e o príncipe falou:
— Darei a cada uma de vocês uma semente. Vocês deverão plantá-la. Daqui a seis meses, quem me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura princesa da China!
O tempo passou e chegou o dia de retornar ao palácio. O jardim estava cheio de moças e vasos maravilhosos, com flores belíssimas! Exceto Ling. Nada havia nascido em seu vaso.
O príncipe olhou todas as flores, admirando-se das cores e dos perfumes. Quando viu Ling, perguntou-lhe porque o seu vaso estava vazio, e ela lhe respondeu:
— Infelizmente, por mais que eu cuidasse da semente com dedicação e carinho, nenhuma flor brotou!
O príncipe então anunciou que ele se casaria com Ling. As outras moças não entenderam o porquê, e ele explicou:
— Ling trouxe-me a flor mais linda e preciosa do mundo: a flor da verdade, pois todas as sementes que entreguei estavam queimadas e nunca poderiam virar flor!
E assim, Ling, com sua honestidade, tornou-se a princesa mais feliz da China!
(Conto folclórico chinês)
O príncipe chamou o vaso vazio de Ling de "flor da verdade" por qual motivo?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Jergas Juveniles
Los jóvenes no hablan ni escriben igual que los adultos. Eso puede apreciarse, sin ir más lejos, en los comentarios que muchos lectores publican en Poemas del Alma. Las jergas juveniles son variedades lingüísticas que se basan en la diferencia de edad, ya que ciertos términos son utilizados de forma casi exclusiva por los adolescentes o jóvenes.
Estas jergas, que varían de acuerdo a cada país o región, permiten identificar a los individuos que las utilizan como miembros de un cierto grupo, al expresarse con sus propios códigos y expresiones. Las jergas juveniles, por lo tanto, buscan la diferenciación, al igual que otros códigos o signos externos (como la vestimenta o el peinado). En definitiva, la jerga juvenil incluye al adolescente en un grupo (aquellos que comparten sus expresiones) y lo diferencia de otro.
Entre las principales características de una jerga juvenil, aparece la rapidez con que las expresiones quedan desactualizadas y son reemplazadas por otras nuevas. Por eso, la jerga juvenil de la actualidad no se parece en nada a la jerga que utilizaban los jóvenes de hace veinte años, por ejemplo.
Claro que hay ciertos vocablos o expresiones de las jergas juveniles (o de cualquier tipo de jerga) que se mantienen en el tiempo y hasta pasan a formar parte del léxico común.
Entre los distintos mecanismos que siguen las jergas juveniles para incorporar términos a su espectro, puede mencionarse a la creación de nuevos vocablos a partir de la modificación de otros ya existentes. Este proceso puede realizarse por acortamiento ( “profe” en lugar de “profesor”, “cole” en lugar de “colegio”), por ampliación o por distorsión. Otra manera de crear palabras es la adopción de anglicismos (“baby”, “hit”, “power”) o la dotación de nuevos sentidos a palabras que ya existen (por ejemplo, en Argentina se dice “es un caño” para referirse a algo que es bueno: “Ese auto es un caño”).
Las jergas juveniles también suelen incluir términos procedentes de las jergas de grupos marginales y la utilización de expresiones vagas ( “es como muy…”, “tipo nada”).
Disponible en: http://www.poemas-del-alma.com/blog/taller/las-jergas-juveniles. Acceso el 10 de agosto de 2001.
De acuerdo al texto los jóvenes utilizan las jergas para
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
No livro serradacapivara.com, a adolescente Maria faz uma viagem à Serra da Capivara, no Piauí, e envia ao pai, por e-mail, tudo o que descobre sobre o local que foi declarado, em 2002, Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Leia uma dessas mensagens enviadas e responda à questão.
Pai,
Você não tem ideia de como é quente aqui no Piauí. É praticamente verão o ano inteiro, mas à noite é mais fresquinho, e no Parque corre uma brisa legal. E tem tanta coisa pra conhecer…
Hoje eu vi uma escavação arqueológica, ao vivo e em cores. Os arqueólogos gastam horas “catando caquinhos”, ossos e fragmentos de objetos. Tudo pra eles tem valor. Até mesmo a poeira que cobre os ossos tem que ser cuidadosamente retirada, para não danificar o material.
Disponível em: <www.globaleditora.com.br/literatura/infantil/?colecao=30&LivroID=3326>.
Acesso em: 27 dez. 2014.
A partir da descrição de Maria, assinale a alternativa correta.
- Biologia | 10.3 Moluscos e Anelídeos
(UFRGS) O cardápio abaixo descreve alguns pratos da culinária brasileira.
Cardápio dos Frutos do mar:
Temos:
Espaguete com mexilhão
Risoto de polvo
Risoto de camarão
Risoto de mexilhão
Polvo ao coco
Camarão ao queijo
Camarão ao molho de tomate
Camarão ao coco
Em relação aos animais citados no cardápio, é correto afirmar que
- História | 5.9 Colonização da América
(FUVEST 2005 1ª FASE) A exploração dos metais preciosos encontrados na América Portuguesa, no final do século XVII, trouxe importantes consequências tanto para a colônia quanto para a metrópole. Entre elas,