Os invasores portugueses fizeram guerras contínuas contra os indígenas, com a finalidade de prendê-los e vendê-los como escravos. Entravam nas aldeias, roubavam e destruíam suas roças, obrigavam-os a trabalhar como escravos na base de chicote. À medida que foram necessitando de mais mão-de-obra, organizavam expedições que eram chamadas de “Bandeiras”.
Mas a principal causa das mortes dos índios foi a chegada de novas doenças vindas da Europa e da África, como o sarampo, a varíola, a malária e a febre amarela. Aldeias inteiras ficaram despovoadas por causa dessas doenças.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil.
Escreva duas conclusões sobre o relacionamento dos portugueses com os índios logo após o descobrimento do Brasil.
Questões relacionadas
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UNESP) A espectroscopia de emissão com plasma induzido por laser (Libs, na sigla em inglês) é a tecnologia usada pelo robô Curiosity, da Nasa, em Marte, para verificação de elementos como ferro, carbono e alumínio nas rochas marcianas. Um equipamento semelhante foi desenvolvido na Embrapa Instrumentação, localizada em São Carlos, no interior paulista. No robô, um laser pulsado incide em amostras de folhas ou do solo e um conjunto de lentes instaladas no equipamento e focadas em um espectrômetro possibilita identificar os elementos químicos que compõem o material.
Pesquisa Fapesp, janeiro de 2014. Adaptado.
Incidindo-se o laser pulsado em amostras de folhas, certamente será identificado, por meio do espectrômetro, o elemento químico fósforo, que compõe as moléculas de:
- Química | 2.3 Termoquímica
(UNIT)
A energia química dos alimentos é equivalente à energia obtida na combustão de nutrientes. A partir dessa energia, é possível calcular o valor calórico de cada alimento. Durante o metabolismo, eles são “queimados” e a energia resultante é utilizada no funcionamento do organismo, na manutenção de temperatura do corpo e dos movimentos. A glicose, C6H12O6, é um desses carboidratos existentes em muitos alimentos, transformados pelo metabolismo do organismo em energia.
A partir da análise do texto e da tabela, é correto afirmar:
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Medio millón de personas en Lima habla una lengua indígena
Quechua, aimara, ashaninka, cauqui, jaqaru, matsigenka y shipibo-konibo son lenguas originarias que tienen algo en común: todas conviven en Lima, y hoy, como todo 27 de mayo, son recordadas como parte del Día del Idioma Nativo. En la capital existe al menos medio millón de habitantes que se comunican a través de siete de las 47 lenguas indígenas que existen en todo el Perú. Solo en el caso de quechuahablantes, en Lima podemos encontrar al menos 477 mil, más de 26 mil cuya lengua originaria es el aimara, 1.750 ashaninka, 2.500 shipibo-konibo y 700 jaqaru. Agustín Panizo, lingüista del Ministerio de Cultura, destacó que si bien en los últimos años se ha avanzando en el reconocimiento del derecho de que cada ciudadano hable su idioma nativo, todavía hace falta más difusión sobre la importancia de respetarlas y preservarlas. Según datos del Ministerio de Cultura, en el Perú existen 47 lenguas indígenas habladas por más de cuatro millones de habitantes. No obstante, se calcula que al menos 37 lenguas nativas se han extinguido y que 27 de las sobrevivientes están en peligro de desaparecer.
Disponível em: httpJ/eicomercio.pe. Acesso em: 10 jul. 2015.
A diversidade linguística é anualmente tratada no Dia dei Idioma Nativo, em Lima. No texto, o desafio apontado em relação a essa questão é
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Na Sociologia contemporânea, a expressão mobilidade tem sido utilizada de diversas maneiras, principalmente para caracterizar a transição de posições de classe ou para definir deslocamentos socioespaciais. Expressões como “mobilidade social”, “mobilidade de classe”, “mobilidade ocupacional” são tratadas como sinônimas por alguns autores, e cuidadosamente diferenciadas por outros. Relacione as colunas, conforme definição elaborada pelo sociólogo John Scott.
1. Mobilidade social
2. Mobilidade de classe
3. Mobilidade espacial
4. Mobilidade ocupacional
( ) É um emaranhado de movimento físico, de significado e de prática, produzido no sistema geográfico.
( ) Define a filiação a grupos profissionais em termos de posição dentro do sistema de relações de trabalho e agregados de ocupações.
( ) Movimento de uma geração ou compreendida em um único curso de vida entre as diferentes rendas nominais ou percentuais de rendimento.
( ) Pode significar uma concepção mais abrangente de tipos de posições sociais em transição de uma situação determinada.
A sequência CORRETA é:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(UEMA) Para responder à questão, leia o texto e analise a planta baixa do apartamento descrito abaixo.
Um casal que acabou de receber seu apartamento planeja fazer pequenas modificações no piso. Após analisar a planta baixa, decidiu usar, apenas, dois tipos de azulejo. No primeiro orçamento, sala, varanda, quartos e circulação foram cotados com o azulejo tipo 01; cozinha, área de serviço e banheiros, com o azulejo tipo 02. No segundo orçamento, o azulejo tipo 01 seria usado para sala, circulação, cozinha e área de serviço; o azulejo tipo 02 aplicado somente aos banheiros. Os dois orçamentos tiveram valores totais de R$ 1.354,00 e R$ 780,00, respectivamente.
Analisando os dados, os valores do metro quadrado, em reais, dos dois tipos de azulejo incluídos nos dois orçamentos são, respectivamente, de: