Os invasores portugueses fizeram guerras contínuas contra os indígenas, com a finalidade de prendê-los e vendê-los como escravos. Entravam nas aldeias, roubavam e destruíam suas roças, obrigavam-os a trabalhar como escravos na base de chicote. À medida que foram necessitando de mais mão-de-obra, organizavam expedições que eram chamadas de “Bandeiras”.
Mas a principal causa das mortes dos índios foi a chegada de novas doenças vindas da Europa e da África, como o sarampo, a varíola, a malária e a febre amarela. Aldeias inteiras ficaram despovoadas por causa dessas doenças.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil.
Escreva duas conclusões sobre o relacionamento dos portugueses com os índios logo após o descobrimento do Brasil.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Leia o texto a seguir. A origem do Dia das Crianças A data se popularizou por iniciativa de Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Estrela – que queria vender mais brinquedos. Em 1955, Goldberg idealizou uma promoção batizada de Semana do Bebê Robusto. No ano seguinte, a empresa decidiu repetir a empreitada, agora sob o nome de Semana da Criança. O mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. Essa campanha foi tão bem-sucedida que a empresa resolveu criar um dia fixo para o evento. Para a Justiça, o Dia da Criança é 25 de março (Decreto nº 2.024, de 1940), mas o dia 12 de outubro se tornou mais popular com o passar dos anos. A data coincide com o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A origem do dia das crianças. Disponível em: <http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/4978/1/criancas.html>. Acesso em: 20 set. 2014.
Enunciado:
1. Complete o quadro com as informações do texto.
2. Qual o número, presente no texto, que não se refere a nenhuma das informações do quadro?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Maria, junto com a sua mãe, uma arqueóloga, foi conhecer o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, e lá descobriu um imenso museu a céu aberto. Toda noite, antes de dormir, ela escrevia cartas a seu pai, contando tudo o que viu. Faça a leitura do trecho de uma dessas cartas. Sabe, pai, Se esses homens não tivessem desenhado nessas paredes, nós nunca iríamos saber que eles estiveram por aqui. E eles foram tão espertos que inventaram uma tinta que não sai facilmente com a água. É verdade que os desenhos desbotaram um pouco com o tempo, mas queriam o quê? Isso aqui é um museu ao ar livre, totalmente natural. E o mais legal é que essas pinturas também foram encontradas em outros continentes, e por isso são a prova viva de que o Homo sapiens já estava circulando por aí, dando o pontapé inicial nas novas civilizações [...]. Cada uma dessas pinturas conta uma história de um dia comum ou de uma comemoração. É uma espécie de livro aberto, integrado com a natureza, que é exatamente como eles viviam. CRISPUN, Denise. Serradacapivara.com: os incríveis desenhos desses homens misteriosos.
São Paulo: Global, 2012. p. 14-15.
Enunciado:
Analise as afirmativas:
I. Maria, apesar de apontar a importância da pintura rupestre, comete um erro ao dizer que “Se esses homens não tivessem desenhado nessas paredes, nós nunca iríamos saber que eles estiveram por aqui”, pois as ferramentas e os fósseis também são pistas que ajudam a conhecer o modo de vida dos povos pesquisados.
II. As pinturas rupestres registram os hábitos de vida do homem pré-histórico, por isso, Maria está correta em afirmar que a pintura rupestre “é uma espécie de livro aberto, integrado com a natureza, que é exatamente como viviam”.
III. As pesquisas arqueológicas revelam que os primeiros grupos humanos surgiram no continente africano e se espalharam pelo planeta em busca de melhores condições de sobrevivência. Maria reafirma essa ideia ao escrever para o pai: “E o mais legal é que essas pinturas também foram encontradas em outros continentes, e por isso são a prova viva de que o Homo sapiens já estava circulando por aí, dando o pontapé inicial nas novas civilizações [...].”.
Estão corretas
- Geografia | A. Globalização
O comércio soube extrair um bom proveito da interatividade própria do meio tecnológico. A possibilidade de se obter um alto desenho do perfil de interesses do usuário, que deverá levar às últimas consequências o princípio da oferta como isca para o desejo consumista, foi o principal deles.
SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das minhas à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003 (adaptado).
Do ponto de vista comercial, o avanço das novas tecnologias, indicado no texto, está associado à
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UEPA) Testes com a utilização de cebolas têm sido recomendados por agências internacionais de proteção ambiental para verificação do nível de toxicidade de misturas complexas como resíduos de uma indústria, pois a cebola é sensível mesmo em concentrações consideradas aceitáveis aos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). Um estudo realizado, em águas, mostrou que uma concentração de 0,03 mg/L de cobre (Cu) dissolvido provoca uma inibição de 40% no crescimento das raízes de cebolas.
Para o experimento da toxidade de metal frente a um organismo (a cebola) o pesquisador preparou 100 mL de uma solução de sulfato de cobre (CuSO4 . 5H2O) para obter a concentração de 0,1 mol/L (desprezar as possíveis diluições). Assim, a massa utilizada no preparo desta é:
Dados: (Cu = 63; S = 32; O = 16 e H = 1g . mol-1)
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Christoph Oswald has no problem approaching women. As he makes his way through the crowd at his favorite Frankfurt club, his cell phone scans a 10-meter radius for “his type”: tall, slim, sporty, in her 30s–and, most important, looking for him, a handsome 36-yearold software consultant who loves ski holidays. Before he reaches the bar, his phone starts vibrating and an attractive blonde appears on its screen. “Hi, I’m Susan,” she says. “Come fi nd me!” Christoph picks her out of the crowd, and soon they’re laughing over a drink.
Both Christoph and Susan have phones equipped with Symbian Dater, a program that promises to turn the cell phone into a matchmaker. By downloading Symbian, they installed a 20-character encrypted code that includes details of who they are and what they’re looking for in a mate. Whenever they go out, their matchmaking phones sniff out other Symbian Daters over the unlicensed, and therefore free, Bluetooth radio frequency. If profi les match up, the phones beep wildly and send out short video messages.
NEWSWEEK, JUNE 7 / JUNE 14, 2004
(FUVEST 2005 1ª FASE) According to the passage, Symbian Dater is a program that