(UNESP) Entre as diferenças políticas que levaram o Norte e o Sul dos Estados Unidos à Guerra Civil, em 1861, podemos citar
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
(UFJF) Durante as férias, Caíque visitou os parentes que moram perto de um grande lago navegável. Pela primeira vez ele experimentou pilotar um jetski e gostou da aventura. Durante o passeio, ele observou vários barcos que andavam paralelamente à sua trajetória. Um primo que estava na margem do lago filmando Caíque no jetski verificou que ele percorreu 900m em 3 minutos sem alterar sua velocidade. Durante esse tempo, Caíque viu à frente uma lancha se aproximando com velocidade constante. Seu primo constatou que a lancha gastava um terço do tempo para percorrer a mesma distância. Com base nesses dados, marque a afirmativa CORRETA:
- Biologia | 10.5 Cordados
(CEFET-MG) As araras podem se alimentar de raízes, folhas, sementes e cocos como os das palmeiras inajá, tucum, gueroba e macaúba, sendo que algumas dessas espécies de plantas são tóxicas. As araras azuis e vermelhas fazem ninhos em árvores ou em barrancos, onde acabam ingerindo um pouco de barro quando os constroem. Cientistas descobriram que a ingestão de barro é fundamental para a sobrevivência desses animais, porque ajuda a
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UNIT) Ainda hoje observamos a coexistência entre as ideias de Darwin e a ideia aristotélica da ScalaNaturae. A ideia de progresso linear parece ser tão intuitiva que a simples luta para divulgação do novo paradigma divergente sobre a diversidade torna-se uma batalha que dura mais de cem anos. [...] A nova ideia sobre a diversidade amplia nosso entendimento sobre processos históricos que são mais complexos que processos teleológicos ou lineares. Melhor ainda, contribui de forma decisiva sobre o conhecimento que temos a respeito de nossa própria espécie. (LANDIM, 2009, p. 35).
É correto afirmar, a partir das proposições a seguir, como sendo uma concepção darwinista a respeito da história evolutiva dos seres vivos:
- Física
Dois corpos iguais deslizam na mesma direção e em sentidos opostos em um movimento retilíneo uniforme, ambos na mesma velocidade em módulo e à mesma temperatura. Em seguida, os corpos colidem. A colisão é perfeitamente inelástica, toda energia liberada no choque sendo utilizada para aumentar a temperatura dos corpos em 2K Diante do exposto, o módulo da velocidade inicial do corpo, em m/s é:
Dado: Calor específico dos corpos: 2J/kgK
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia os textos a seguir. Texto I (...) A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. Sabemos que os termos civilizar, explorar, exterminar, conquistar e dominar estão diretamente ligados às relações de poder de uma determinada civilização sobre outra, ou seja, os portugueses submetendo ao domínio e conquista os indígenas. Já os termos explorar, povoar remete-se à exploração e povoamento do novo território (América). A partir de então, já sabemos de uma coisa, que o Brasil não foi descoberto pelos portugueses, pois afirmando isto, estaremos negligenciando a história dos indígenas (povoadores) que viviam há muito tempo neste território antes da chegada dos europeus. Portanto, o processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como, por exemplo, a espanhola: a conquista e o extermínio dos indígenas. Sendo assim, ressaltamos que o Brasil foi conquistado e não descoberto. A Coroa portuguesa, quando empreendeu o financiamento das navegações marítimas portuguesas no século XV, tinha como principal objetivo a expansão comercial e a busca de produtos para comercializar na Europa (obtenção do lucro), mas não podemos negligenciar outros motivos não menos importantes como a expansão do cristianismo (Catolicismo), o caráter aventureiro das navegações, a tentativa de superar os perigos do mar (perigos reais e imaginários) e a expansão territorial portuguesa (territórios além-mar). [...] Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/colonizacao-brasil.htm> Acesso em: 29 out. 2014. Texto II Releia o trecho, transcrito do texto I: “Sendo assim, ressaltamos que o Brasil foi conquistado e não descoberto.”
Enunciado:
Um diálogo se estabelece entre os dois textos, considerando