O bicarbonato de sódio, NaHCO3(s), ao ser aquecido, sofre transformação química produzindo carbonato de sódio, Na2CO3(s), dióxido de carbono, CO2(g), e vapor de água, H2O(g). Considerando um rendimento de 100% para a reação, a massa de carbonato de sódio obtida a partir de 168g de bicarbonato de sódio é
Dados: Na = 23; H = 1; C = 12; O = 16.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Examine o cartum.
O efeito de humor presente no cartum decorre, principalmente, da:
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, peça aos alunos que escrevam outras palavras utilizando a palavra ÉTICA, procurando escolher palavras que se relacionem a ela.
1.2. Peça aos alunos que façam uma ilustração para a palavra ÉTICA, no quadro ao lado dela, mostrando uma ação que traduz a ideia de ética.
1.3. Professor, coloque o trabalho dos alunos no mural para apreciação de todos.
E
T
I
C
A
2. Segundo passo
2.1. Professor, reflita com a turma a tirinha do Armandinho.
2.2. Peça aos alunos que observem a tirinha:
a) Registrem as palavras ou expressões que não estão de acordo com um empreendedor social.
b) Escrevam uma frase utilizando as palavras que estão de acordo com um empreendedor social.
Disponível em: <http://dc.rbsdirect.com.br/imagesrc/23090365.jpg?w=660>. Acesso em: 24 abr. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, explique aos alunos que empreendedorismo social é um nome dado a um conjunto de ações empreendedoras que visam à melhoria da sociedade, onde os empreendedores lançam mão de medidas que podem ser ao mesmo tempo lucrativas e sociais.
3.2. Conte para os alunos que “A Caslu”, liderada por Fernanda Gentil atua em algumas épocas festivas do ano (Dia das Crianças, Natal... A cada ação fazemos novas camisas e ajudamos uma nova instituição. Um princípio básico da Caslu: não doamos dinheiro. O dinheiro arrecadado com a venda das camisas é sempre revertido em benefícios pré-definidos e detalhados a cada campanha.
3.3. Assista e comente com os alunos o vídeo “Fernanda Gentil fala sobre o projeto Caslu”, disponível no site:
https://globoplay.globo.com/v/3495744/
- História | 3.2 Antiguidade Clássica
Aristóteles propunha dois critérios para diferenciar senhores e escravos:
O primeiro critério é de ordem política: o homem é, por natureza, um animal político, um ser cívico; por conseguinte, só o homem livre é totalmente homem porque só ele está apto para a vida política. O senhor coincide com o cidadão. Pelo contrário, o escravo é, por natureza, incapaz de deliberar, participa da razão sem a possuir.
O segundo critério articula-se com o primeiro. Certos trabalhos que implicam apenas o uso da força são, por essência, servis e são esses os que se adéquam aos indivíduos que foram definidos como escravos pela sua incapacidade de raciocinar.
(Aristóteles, Política).
Baseado nos critérios de Aristóteles é correto afirmar:
- Matemática | B. Regra de Três
Você está fazendo um ‘tour’ turístico pelo centro da cidade de São Paulo, visitando pontos históricos e museus. O ponto de saída é a Praça da Luz, na Estação da Luz. Seu roteiro segue pela Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Sacra e termina no Pátio do Colégio.
Para percorrer todo o trajeto, a distância, em metros, que terá de fazer é, aproximadamente:
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
(ESPCEX) Responda, na sequência, os vocábulos cujos prefixos ou sufixos correspondem aos seguintes significados:
QUASE; ATRAVÉS; EM TORNO DE; FORA; SIMULTANEIDADE