(UEPB) Na metade do século XIX, os Estados Unidos enfrentaram uma guerra civil. Tendo se tornado, no final do século XVIII, uma nação com um sistema democrático e federativo (baseado na separação dos poderes), e mesmo com o desenvolvimento econômico que experimentavam, os EUA sucumbiram à Guerra da Secessão, que matou cerca de 700 mil norte-americanos. Assinale a única alternativa INCORRETA.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
ESCREVO-LHE ESTA CARTA...
Um ano depois, programa de alfabetização no Acre apresenta resultados acima da média e, como prova final, bilhetes comoventes Repleto de adultos recém-alfabetizados, o Teatro Plácido de Castro, na capital do Acre, Rio Branco, quase veio abaixo com a leitura do bilhete escrito pela dona de casa Sebastiana Costa para o marido: “Manoel, eu fui para aula. Se quiser comida esquente. Foi eu que escrevi.” Atordoada com os aplausos, a franzina Sebastiana desceu do palco com a cabeça baixa e os ombros encurvados.
Casada há trinta anos e mãe de oito filhos, ela só descontraiu um pouco quando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, comentou que o bilhete não precisava ser interpretado como um desaforo, embora passasse um sentimento de libertação. Alfabetizada apenas aos dezessete anos, a ministra Marina conhece como poucos o drama daqueles que não são capazes de decifrar o letreiro de um ônibus ou de rabiscar uma simples mensagem.
Revista ISTOÉ
(FUVEST 2005 1ª FASE) O título “Escrevo-lhe esta carta...”
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Ueg) Para as “boas” escolas vão sempre os professores mais competentes e experientes. Nelas, as condições de trabalho são melhores. Há um número menor de alunos por turma e o tempo de aula é maior. O material didático é abundante e de boa qualidade.
Nas escolas “carentes” dá-se o contrário. Os professores estão sobrecarregados e insatisfeitos. Por causa disso, ficam pouco tempo na escola. O material didático (cartilhas, livros, etc.) é inadequado e insuficiente. As turmas estão superlotadas e as crianças têm menos tempo de aula. Nessas escolas, os professores faltam com mais frequência às aulas, os alunos são rebeldes ou desinteressados e há mais problemas de disciplina.
CECCON, C.; OLIVEIRA, M. D ; OLIVEIRA, R. D. A Vida na escola e a escola da vida. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1983. p. 52-53.
As afirmações acima, em nível geral, apresentam uma descrição do sistema escolar brasileiro em seu nível fundamental. Essa situação do sistema escolar pode ser melhor explicada a partir de qual teoria sociológica?
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(ENEM 2016 2ª APLICAÇÃO) Em 1950, Erwin Chargaff e colaboradores estudavam a composição química do DNA e observaram que a quantidade de adenina (A) é igual à de timina (T), e a quantidade de guanina(G) é igual à de citosina (C) na grande maioria das duplas fitas de DNA. Em outras palavras, esses cientistas descobriram que o total de purinas (A+G) e o total de pirimidinas (C+T) eram iguais.
Um professor trabalhou esses conceitos em sala de aula e apresentou como exemplo uma fita simples de DNA com 20 adeninas, 25 timinas, 30 guaninas e 25 citosinas.
Qual a quantidade de cada um dos nucleotídeos, quando considerada a dupla fita de DNA formada pela fita simples exemplificada pelo professor?
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(Unesp) Considere a afirmação feita por Charles Darwin em seu livro publicado em 1859, A origem das espécies, sobre a transmissão hereditária das características biológicas:
Os fatos citados no primeiro capítulo não permitem, creio eu, dúvida alguma sobre este ponto: que o uso, nos animais domésticos, reforça e desenvolve certas partes, enquanto o não uso as diminui; e, além disso, que estas modificações são hereditárias.
É correto afirmar que, à época da publicação do livro, Darwin
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A CRISE DO CAPITALISMO
1. Analise a imagem a seguir.
Disponível em: <http://www.estadao.com.br/images/especiais/3D/A5/AB/3DA5AB94C9C8485DBA3A9C24D42EF671.swf>. Acesso em: 17 out. 2012.
A queda da Bolsa de Nova York, em 24 de outubro de 1929, resultou na Grande Depressão cujos efeitos foram sentidos em todo o mundo. A origem desta crise pode ser explicada pela