“Maomé retirou-se às montanhas para rezar e meditar, vivendo como eremita. Em seguida, começou a pregar a existência de um deus único, Alá, e a prática do Islã, submissão total a deus.”
(ORDOÑEZ, Marlene e QUEVEDO, Júlio. História. Coleção Horizontes.São Paulo: IBEP. Sd. p.58)
Em 622, ocorreu a Hégira, que significou para o mundo islâmico,
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Disponível em: <http://papjerimum.blogspot.com.br/>. Acesso em: 19 out. 2013.
A) Podemos encontrar várias brincadeiras representadas na imagem. Escreva o nome de três.
B) Qual brincadeira mostrada na imagem é a sua preferida?
- Geografia | 8. Regionalização
(CEFET-MG)
A partir da análise da figura, é correto afirmar que nessa região destacam-se
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Entrei numa lida muito dificultosa. Martírio sem fim o de não entender nadinha do que vinha nos livros e de que o mestre Frederico falava. Estranheza colosso me cegava e me punha tonto. Acho bem que foi desse tempo o mal que me acompanha até hoje de ser recanteado e meio mocorongo. Com os meus, em casa, conversava por trinta, tinha ladineza e entendimento. Na rua e na escola — nada; era completamente afrásico. As pessoas eram bichos do outro mundo que temperavam um palavreado grego de tudo.
Já sabia ajuntar as sílabas e ler por cima toda coisa,mas descrencei e perdi a influência de ir à escola, porque diante dos escritos que o mestre me passava e das lições marcadas nos livros, fique sendo um quarta-feira de marca maior. Alívio bom era quando chegava em casa.
BERNARDES, C. Rememórias dois. Goiânia: Leal, 1969.
O narrador relata suas experiências na primeira escola que frequentou e utiliza construções linguísticas próprias de determinada região, constatadas pelo
- Língua Portuguesa | E. Crase
(IFSUL) SOMOS TODOS ESTRANGEIROS
Volta e meia, em nosso mundo redondo, colapsa o frágil convívio entre os diversos modos de ser dos seus habitantes. 1Neste momento, vivemos uma nova rodada 2dessas com os inúmeros refugiados, famílias fugitivas de suas guerras civis e massacres. Eles tentam entrar na mesma Europa que já expulsou seus famintos e judeus. Esses movimentos introduzem gente destoante no meio de outras culturas, estrangeiros que chegam falando atravessado, comendo, amando e rezando de outras maneiras. Os diferentes se estranham.
Fui duplamente estrangeira, no Brasil por ser uruguaia, em ambos os países e nas escolas públicas por ser judia. A instrução era tentar mimetizar-se, falar com o menor sotaque possível, ficar invisível no horário do Pai Nosso diário.
Certamente todos conhecem esse sentimento de sentir-se estrangeiro, ficar de fora, de não ser tão autêntico quanto os outros, ou não ser escolhido para o que realmente importa. Na 3infância, tudo é grande demais, amedronta e entendemos fragmentariamente, como recém-chegados. Na puberdade, perdemos a familiaridade com nossos familiares: o que antes parecia natural começa __________ soar como estrangeiro. 4Na 5adolescência, sentimo-nos estranhos __________ quase tudo, andamos por aí enturmados com os da mesma idade ou estilo, tendo apenas uns aos outros como cúmplices para existir.
O fim desse desencontro deveria ocorrer no começo da vida adulta, quando trabalhamos, procriamos e tomamos decisões de repercussão social. Finalmente 6deveríamos sentir-nos legítimos cidadãos da vida. 7Porém, julgamos ser uma fraude: 8imaginávamos que os adultos eram algo maior, mais consistente do que sentimos ser. Logo em seguida disso, já começamos a achar que perdemos o bonde da vida. O tempo nos faz estrangeiros __________ própria existência.
Uma das formas mais simples de combater todo esse 9mal-estar é encontrar outro para chamar de diferente, de inadequado. 10Quem pratica o bullying, quer seja entre alunos ou com os que têm hábitos e aparência distintos do seu, conquista momentaneamente a ilusão da legitimidade. Quem discrimina arranja no grito e na violência um lugar para si.
Conviver com as diferentes cores de pele, interpretações dos gêneros, formas de amar e casar, vestimentas, religiões ou a falta delas, línguas faz com que todos sejam estrangeiros. Isso produz a mágica sensação de inclusão universal: 11se formos todos diferentes, ninguém precisa sentir-se excluído. Movimentos migratórios misturam povos, a eliminação de barreiras de casta e de preconceitos também. Já pensou que delícia se, no futuro, entendermos que na vida ninguém é nativo. 12A existência de cada um é como um barco em que fazemos um trajeto ao final do qual sempre partiremos sem as malas.
Texto adaptado de Diana Corso, publicado em 12 de setembro de 2015.
Disponível em: http://wp.clicrbs.com.br/opiniaozh/2015/09/12/artigo-somos-todos-estrangeiros/?topo=13,1,1,,,13. Acesso em: 19 out. 2015
A alternativa que completa corretamente as lacunas do texto, respectivamente, é:
- Inglês - Fundamental | 08. Relative Pronouns: Who, Which, That (Pronomes Relativos)
The first men to walk on the moon
On 20th July 1969, NASA met President Kennedy's challenge, and Neil Armstrong and Buzz Aldrin became the first and second men to walk on the moon.
Michael Collins (centre) waited for them in orbit around the moon, in the command module spacecraft that would take them all home.
When they landed, the first words said on the moon were "the Eagle has landed", and as Neil Armstrong stepped onto the moon's surface he said "that's one small step for man, one giant leap for mankind.
They explored the moon's surface for less than three hours, collecting 22 kilograms of rocks for study back on earth. When they returned to earth they were welcomed as celebrities, and international heroes!
Available at: http://www.spacekids.co.uk/moon/. Access on: April 29th 2012
Fill in the blanks with who, which, where.
1. Nasa, ________________ is the agency responsible for the USA space program, was established on July 29, 1959.
2. Neil Armstrong, ________________ was the first man to walk on the moon, was born on August 5, 1930 and is alive.
3. On the moon, ________________ was the first place men went on space, was collected 22 kilograms of rocks for study.
4. President Kennedy’s challenge, ________________ became true in 1969, was a success.
5. Michael Collins, ________________ stayed in orbit around the moon, didn’t walk on the moon.