(UDESC) No heredograma abaixo, a cor clara nos símbolos representa indivíduos normais e a cor escura representa indivíduos afetados por uma doença genética. Assinale a alternativa correta, quanto à representação dos indivíduos nesse heredograma.
Questões relacionadas
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(Uesb)
Considerando-se a estrutura química do paracetamol, princípio ativo de alguns medicamentos analgésicos e antipiréticos, é correto afirmar que esse composto
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A questão racial parece um desafio do presente, mas trata-se de algo que existe desde há muito tempo. Modifica-se ao acaso das situações, das formas de sociabilidade e dos jogos das forças sociais, mas reitera-se continuamente, modificada, mas persistente. Esse é o enigma com o qual se defrontam uns e outros, intolerantes e tolerantes, discriminados e preconceituosos, segregados e arrogantes, subordinados e dominantes, em todo o mundo. Mais do que tudo isso, a questão racial revela, de forma particularmente evidente, nuançada e estridente, como funciona a fábrica da sociedade, compreendendo identidade e alteridade, diversidade e desigualdade, cooperação e hierarquização, dominação e alienação.
Octavio Ianni. Dialética das relações sociais. Estudos avançados, n. 50, 2004.
(FUVEST 2011 1° FASE) Segundo o texto, a questão racial configura-se como “enigma”, porque
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai falar um pouco sobre planos de visão para fazer uma fotografia.
- Disponível:
- https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/fotografia-1-como-a-tecnica-foi-inventada.htm
- https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/fotografia-2-tecnologia-e-arte.htm
- Mostrar para os alunos que quanto mais plano tiver a imagem, mais informação o leitor vai ter da fotografia.
- O professor vai trazer para a sala de aula várias imagens fotográficas , de diferentes fontes, e apresentá-las aos alunos, de maneira que eles percebam suas diferenças.
- Disponível:
- http://www.1000imagens.com/
- http://bonstutoriais.com.br/fotos-tiradas-no-momento-certo/
- O professor vai pedir aos alunos para observarem nas fotos os planos de visão que os fotógrafos utilizaram para tirar as fotografias.
- Em duplas ou trios, partindo de um tema proposto pelo professor, os alunos devem fazer fotografias com câmeras ou celulares, sempre observando o plano de visão.
- Sugestão de temas para o trabalho:
- A escola vista por um ângulo que você nunca viu.
- O bairro: o que ele tem de mais antigo? E de mais moderno?
- Se possível, estimular a utilização de máquinas diferentes (digital e mecânica) e fazer fotos coloridas e preto e branco.
- Depois que os alunos já tiverem tirado todas as fotos, eles deverão selecionar as fotos que tiverem um plano de visão melhor. Selecionar pelo menos cinco fotos com planos de visão diferentes.
- Revelar as fotos no tamanho 15x21 cm.
- Faça uma exposição das fotos selecionadas.
- Literatura | 5.2 Modernismo
(UFRGS) No bloco à esquerda, estão listados os títulos de alguns contos do Murilo Rubião; no bloco à direita, aspectos e/ou temas relacionados aos contos.
Associe adequadamente o bloco da esquerda com o da direita.
1. O ex-mágico da Taberna Minhota
2. Bárbara
3. A cidade
4. A flor de vidro
5. O lodo
( ) O conto está disposto de trás para frente, apresentando a história de Eronides e Marialice.
( ) O conto narra a viagem de Cariba, único passageiro de um trem que para na penúltima estação do destino final.
( ) Um suicida narra sua trajetória de fracassos, até tornar-se funcionário público.
( ) O conto narra a relação de Galateu com seu médico, doutor Pink da Silva, apresentado, ambiguamente, como assustador e cômico.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(ENEM 2015 1º APLICAÇÃO)
Uma indústria produz malhas de proteção solar para serem aplicadas em vidros, de modo a diminuir a passagem de luz, a partir de fitas plásticas entrelaçadas perpendicularmente. Nas direções vertical e horizontal, são aplicadas fitas de 1 milímetro de largura, tal que a distância entre elas é de (d - 1) milímetros, conforme a figura. O material utilizado não permite a passagem da luz, ou seja, somente o raio de luz que atingir as lacunas deixadas pelo entrelaçamento consegue transpor essa proteção.
A taxa de cobertura do vidro é o percentual da área da religião coberta pelas fitas da mala, que são colocadas paralelamente às bordas do vidro.
Essa indústria recebeu a encomenda de uma malha de proteção solar para ser aplicada em um vidro retangular de 5 m de largura por 9 m de comprimento.
A medida de d, em milímetros, para que a taxa de cobertura da malha seja de 75% é