A produção feudal era agrícola, sendo a terra sua principal fonte de riqueza. O sistema comunitário de cultivo reduzia o interesse por inovações técnicas, por isso, qualquer nova forma de trabalhar a terra, exigia a aprovação de toda a aldeia. Além disso, todo aumento da produção correspondia a mais tributos a serem pagos ao senhor feudal, desestimulando a produção excedente pelos servos.
Entre os muitos impostos que estes pagavam, um deles era a corveia, que consistia em:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
25 de dezembro... O João entrou dizendo que estava com dor de barriga. Percebi que foi por ele ter comido melancia deturpada. Hoje jogaram um caminhão de melancia perto do rio.
Não sei porque é que estes comerciantes inconscientes vêm jogar seus produtos deteriorados aqui perto da favela, para as crianças ver e comer.
... Na minha opinião os atacadistas de São Paulo estão se divertindo com o povo igual os Cesar quando torturava os cristãos. Só que o Cesar da atualidade supera o Cesar do passado. Os outros era perseguido pela fé. E nós, pela fome!
Naquela época, os que não queriam morrer deixavam de amar a Cristo.
Mas nós não podemos deixar de comer.
JESUS, C. M. de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2018.
Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, foi publicado em 1960, e apresenta o cotidiano de quem vive na favela. Na fala da narradora, é perceptível a variedade linguística
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, ne revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o ‘coronel’ e pelo ‘coronel’. Aí estão os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural. LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1976 (adaptado).
Enunciado:
O coronelismo, foi um fenômeno político da Primeira República (1889- 1930), que exerceu grande influência sobre todo processo eleitoral da época. Sobre esse processo:
- Física | 2.5 Estática
Dentre os acessórios femininos a bolsa sempre terá seu lugar de destaque, podendo agradas a todos os estilos e ocasiões. Um dos modelos mais utilizados é feita de couro com alças de outros materiais como as correntes de metal, como mostrado na figura.
Quando uma pessoa pendura a bolsa no ombro as alças formam com a horizontal um ângulo θ, cujo sen θ = 0,8 e cos θ = 0,6. Um fabricante informa que a carga máxima suportada pela bolsa é de 4 kg e que excedendo esse valor a alça pode arrebentar.
O material de construção da alça, se for esticado, suporta uma força máxima de intensidade
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
Associação de polias é um conjunto que permite reduzir a força necessária para mover um corpo. Esse conjunto é formado com o corpo que se deseja mover preso a uma das polias, e uma corda passando ao redor delas. A figura a seguir ilustra essa associação.
Apesar da vantagem possibilitada pelo conjunto, a quantidade de polias móveis não pode ser aumentada indiscriminadamente, pois isso aumenta também o(a)
- Literatura | 5.1 Pré-Modernismo(PUC-RS) Leia o fragmento que segue.
“A travessia foi penosamente feita. O terreno inconsistente e móvel fugia sob os passos aos caminhantes; remorava a tração das carretas absorvendo as rodas até ao meio dos raios; opunha, salteadamente, flexíveis barreiras de espinheirais, que era forçoso destramar a facão; e reduplicava, no reverberar intenso das areias, a adustão da canícula. De sorte que ao chegar à tarde, à “Serra Branca”, a tropa estava exausta.
Exausta e sequiosa. Caminhara oito horas sem parar, em pleno arder do sol bravio do verão.”
O fragmento pertence ao livro Os sertões, de Euclides da Cunha, que relata a Guerra de Canudos, travada no Nordeste brasileiro entre os homens liderados por Antônio Conselheiro e as tropas militares republicanas.
Neste trecho da obra,
I. alternam-se a linguagem coloquial e a inconformidade com a exploração do homem pelo homem.
II. a complexidade vocabular e o predomínio da descrição constituem características marcantes.
III. a reiteração de expressões regionais e a preocupação com a condição humana permeiam o ponto de vista do narrador.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são