O ser humano, no decorrer de seu processo histórico, desenvolveu noções de justiça em detrimento da prática da vingança. O primeiro código de leis, denominado de Código de Hamurabi, pouco rompia com a valorização da vingança, mantendo o princípio da Lei de Talião expresso na máxima “Olho por olho, dente por dente”.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o povo que elaborou na antiguidade o referido código e em que tipo de escrita ele foi impresso.
Questões relacionadas
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
Uma barra de coeficiente de dilatação(I), com comprimento 2,0 m e temperatura inicial de 25 °C está presa a uma parede por meio de um suporte de fixação S. A outra extremidade da barra B está posicionada no topo de um disco de raio R = 30 cm. Quando aumentamos lentamente a temperatura da barra até um valor final T, verificamos que o disco sofre um deslocamento angular (II) no processo. Observe a figura a seguir:
Supondo que o disco rola sem deslizar e desprezando os efeitos da temperatura sobre o suporte S e também sobre o disco, calcule o valor de T.
- Biologia | 8.6 Verminoses
(FUVEST) A esquistossomose é uma doença que tem forte impacto na saúde pública brasileira. Os grupos do parasita (I) e do seu hospedeiro intermediário (II) e a forma de infestação (III) são:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Leia as informações do gráfico. As espécies animais na Mata Atlântica Fonte: Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/graficos-tabelas-organizar-informacoes-646489.shtml>. Acesso em: 20 set. 2014
Enunciado:
1. Responda:
a) Qual é o assunto abordado no gráfico?
b) Que tipo de animal aparece em maior número?
c) O que você entendeu sobre as informações do gráfico?
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2020 DIGITAL)
Como o preconceito contribui para o aumento da epidemia de aids
Apesar dos avanços da medicina, a mentalidade em relação à aids e ao HIV continua na década de 1980.
O último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, de 2016, mostrou que os casos de HIV entre os jovens no Brasil aumentaram consideravelmente. O problema avançou: das 32 321 novas infecções por HIV registradas em 2015, 24,8% aconteceram com pessoas entre 15 e 24 anos.
Muitos apontam como causa o fato de que os adolescentes não conviveram com o auge da epidemia. Mas, para os especialistas, a questão é bem mais complexa. “Continuamos com essa visão hipócrita de que falar sobre sexo incita os mais jovens, e não damos ferramentas para que eles tomem decisões mais seguras em relação à sexualidade”, afirma Georgiana Braga-Orillard, diretora do Unaids, programa conjunto da ONU sobre HIV e aids, que tem como meta acabar com a epidemia até 2030.
A questão do preconceito não pode ser separada de uma síndrome estigmatizante como a aids. Leis como a que garante o tratamento gratuito pelo SUS e a que penaliza atos de discriminação ajudam, mas não são suficientes para mudar a mentalidade da sociedade, que ainda enxerga quem vive com o vírus como um “merecedor”. Além disso, o acesso à saúde e à orientação não é igual para todos.
Disponível em: http://revistaplaneta.terra.com.br. Acesso em: 2 set. 2017 (adaptado).
Essa reportagem discute o preconceito de não se falar abertamente sobre sexo com os mais jovens como um fator responsável pelo avanço do número de casos de aids no Brasil. A estratégia usada pelo repórter para tentar desconstruir esse preconceito é
- Matemática - Fundamental | 4.4 Inequações do 1º Grau com Uma Incógnita
(CFTRJ) — Antes de iniciar o estudo das inequações do 1° grau, o professor de Matemática propôs a seguinte atividade para seus alunos:
“Observe a seguinte pergunta e a solução proposta:
Quais são os valores reais de x que tornam verdadeira a sentença ?
Solução:
1. Multiplicando ambos os membros por (-3) encontramos -2x ≥ (-3) · 4 → -2x ≥ -12.
2. Dividindo ambos os membros de -2x ≥ -12 por -2, obtemos x ≥ .
3. Os valores procurados são os que atendem à desigualdade x ≥ 6.
Discuta com seus colegas as afirmações 1, 2 e 3, analisando se cada uma delas é ou não verdadeira.”
O número de afirmações verdadeiras na discussão proposta pelo professor é: