A atuação do marquês de Pombal como ministro do reino português, a partir de 1755, foi caracterizada pela implementação de um amplo conjunto de reformas. Entre elas, é correto apontar:
Questões relacionadas
- História | 6.08 Imperialismo
Em busca de matérias-primas e de mercados por causa da acelerada industrialização, os europeus retalharam entre si a África. Mais do que alegações econômicas, havia justificativas políticas, científicas, ideológicas e até filantrópicas. O rei belga Leopoldo II defendia o trabalho missionário e a civilização dos nativos do Congo, argumento desmascarado pelas atrocidades praticadas contra a população.
NASCIMENTO, C. Partilha da África: o assombro do continente mutilado. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 7, n. 75, dez. 2011 (adaptado).
A atuação dos países europeus contribuiu para que a África — entre 1880 e 1914 — se transformasse em uma espécie de grande "colcha de retalhos". Esse processo foi motivado pelo(a)
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
(FUVEST 2006 1ª FASE) João, Maria e Antônia tinham, juntos, R$ 100.000,00. Cada um deles investiu sua parte por um ano, com juros de 10% ao ano. Depois de creditados seus juros no final desse ano, Antônia passou a ter R$ 11.000,00 mais o dobro do novo capital de João. No ano seguinte, os três reinvestiram seus capitais, ainda com juros de 10% ao ano. Depois de creditados os juros de cada um no final desse segundo ano, o novo capital de Antônia era igual à soma dos novos capitais de Maria e João. Qual era o capital inicial de João?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Uma obra de arte é um desafio; não a explicamos, ajustamo-nos a ela. Ao interpretá-la, fazemos uso dos nossos próprios objetivos e esforços, dotamo-la de um significado que tem sua origem nos nossos próprios modos de viver e de pensar. Numa palavra, qualquer gênero de arte que, de fato, nos afete, torna se, deste modo, arte moderna.
As obras de arte, porém, são como altitudes inacessíveis. Não nos dirigimos a elas diretamente, mas contornamo-las. Cada geração as vê sob um ângulo diferente e sob uma nova visão; nem se deve supor que um ponto de vista mais recente é mais eficiente do que um anterior. Cada aspecto surge na sua altura própria, que não pode ser antecipada nem prolongada; e, todavia, o seu significado não está perdido porque o significado que uma obra assume para uma geração posterior é o resultado de uma série completa de interpretações anteriores.
Arnold Hauser, Teorias da arte. Adaptado
(FUVEST 2018 1ª FASE) De acordo com o texto, a compreensão do significado de uma obra de arte pressupõe
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UEFS) Uma solução de permanganato de potássio, KMnO4 (aq), sal de cor púrpura intensa usado como agente oxidante em muitas sínteses orgânicas, como a da sacarina e do ácido ascórbico, foi obtida pela dissolução de 63,2 g desse sal em quantidade suficiente de água destilada para a obtenção de 2,0 L de solução.
Com base nessas informações e nas propriedades das soluções aquosas, é correto concluir:
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(FUVEST) A figura representa uma onda harmônica transversal, que se propaga no sentido positivo do eixo x em dois instantes de tempo t = 3 s (linha cheia) e t = 7 s (linha tracejada).
Dentre as alternativas, a que pode corresponder à velocidade de propagação dessa onda é