Mesmo tendo a trajetória do movimento interrompida com a prisão de seus dois líderes, o tropicalismo não deixou de cumprir seu papel de vanguarda na música popular brasileira. A partir da década de 70 do século passado, em lugar do produto musical de exportação de nível internacional prometido pelos baianos com a “retomada da linha evolutória”, instituiu-se nos meios de comunicação e na indústria do lazer uma nova era musical.
TINHORÃO, J. R. Pequena história da música popular: da modinha ao tropicalismo. São Paulo: Art, 1986 (adaptado).
A nova era musical mencionada no texto evidencia um gênero que incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade brasileira. Esse gênero está representado pela obra cujo trecho da letra é:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. A Arte Revela Questões Sociais
Museu de Arte - A Mulher na visão dos artistas: uma homenagem que deveria ser diária
Emanuel von Lauenstein Massarani
Com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual, e o esforço para tentar diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher, comemora-se anualmente a 8 de março o Dia Internacional da Mulher. Foi exatamente nesse dia, no ano de 1857 que operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica na ocasião e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho.
A manifestação foi reprimida com tal violência que as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Numa homenagem à data, publicamos nesta pagina algumas obras do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo que refletem a visão de seus autores sobre a figura feminina.
Anna Donadio " "Eólia"
Com efeito, ela realiza auto-representações que não revelam inteiramente a identidade do tema, mas aludem à sua presença através de traços de movimento, fragmentos corpóreos e uma insinuação velada de detalhes.
Concetta Espósito " "Figura feminina"
Extasiada pelas próprias criações e pelas refinadas figuras femininas, a artista se exprime com habilidade através da difícil arte da aquarela.
Cristina Cangueiro " "Ansiedade"
Imagens da mente pintadas em telas com indefinidas figurações, onde fluidez atmosférica, transitoriedade temporal e rarefação visionária constroem imagens impalpáveis como fotogramas que se dissolvem, transformando-se em aparições dentro de uma realidade densa de luzes.
Eder Rocha " "Negra Afro-Brasileira
O desenho de suas figuras, segundo uma harmônica distribuição dos planos definidos pela linha de contorno que flui rítmica, se afirma de um vivo sentido da observação realista que permite exaltar a representação no seu valor mais intimo, quase com tom afetivo em direção aos mínimos detalhes do cotidiano.
Isabella Tomassetti " "O véu"
A artista é uma pintora sensitiva que capta vibraçoes das coisas que a cercam, onde a natureza ocupa lugar de destaque e a figura humana é por ela envolvida.
Lygia Coelho " "Deusa flora"
A artista manifesta sua introversão mediante figuras vaporosas ou em devaneio, que assinalam um estilo altamente qualificado e ao mesmo tempo contemporâneo.
Sani Arana " "O banho"
As imagens construídas com precisão são de uma simplicidade que podemos definir como clássica, sem estilizações ou alterações eventuais. Tanto os vultos quanto as formas das figuras se instalam no espaço com uma extraordinária evidência plástica.
Val Santinho " "Açucena"
Elas são contidas por uma sutil tensão do traço que circunscreve os volumes anatômicos numa pesquisa expressa que vai além da simples realização pictórica para se tornar sentimento intenso de vida, medida precisa de uma decisão humana em que se conclui o tema.
Negra Banho
Sani Arana
Deusa Flora
Lygia Coelho
afro-brasileira
Eder Rocha
Açucena
Val santinho
Compartilhe com a turma a reportagem acima, abra uma roda de discussão para que possam trocar idéias a respeito e incentive-os a ver a relação da reportagem com a forma como o tema foi abordado no livro de Arte. Se for possível enriqueça a atividade assistindo com a turma o vídeo “Mulheres” no site Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=l3Nd9UKZlpQ
Enfatizando o estudo realizado no livro, proponha aos alunos que pesquisem obras de arte em que foram retratadas mulheres de diversas épocas e locais. Divida a turma em grupos e oriente os grupos na montagem de um vídeo que poderá ser feita no programa “Moviemaker”, utilizando as imagens selecionadas.
Os vídeos produzidos podem ser assistidos por outras turmas da escola prestando uma homenagem às mulheres em data a ser combinada. Seria interessante que fosse no Dia Internacional da Mulher.
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(IFSUL) “Os refrigerantes são bebidas consumidas em todo o mundo e vários são os ingredientes utilizados para a sua produção, destacando-se os ácidos, adicionados pela ação acidulante, que está relacionada com o realce do sabor, diminuição do pH e também regulação do teor de açúcar. Diversos ácidos são utilizados, tais como ácidos naturais (cítrico e tartárico) e o ácido fosfórico – H3PO4 presente em refrigerantes sabor cola.
”Em média o pH de refrigerantes do tipo ‘cola’ é de 2,0
Respeitando as informações do texto acima e considerando a ionização total do ácido fosfórico em um refrigerante do tipo cola, qual é a concentração (em mols/L de íons fosfato neste refrigerante?
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
O ser humano tem travado batalhas constantes contra os vírus. A mais recente é contra o vírus H1N1, que causa a “gripe suína”. A respeito dos vírus, assinale a alternativa correta.
- Química | A. Modelos Atômicos
(UEG) Para termos ideia sobre as dimensões atômicas em escala macroscópica podemos considerar que se o prédio central da Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis, fosse o núcleo do átomo de hidrogênio, a sua eletrosfera pode estar a aproximadamente 1000 Km. Dessa forma, o modelo atômico para matéria é uma imensidão de vácuo com altas forças de interação. Considerando-se a comparação apresentada no enunciado, a presença de eletrosfera é coerente com os modelos atômicos de
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(IFSC) Quanto à ortografia e à acentuação, assinale a alternativa CORRETA