Uma virose transmitida por meio do sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, tornando-o cada vez mais suscetível a doenças oportunistas, que podem ser letais.
Uma forma eficaz de se evitar essa doença é
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- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(UPF) Vespertina tropical
24Então 4Deus, tendo acabado de criar o firmamento e os continentes, o homem e 10a mulher, a zebra, os elétrons, o umbu e a neblina, quis dar um último toque em Sua obra: num arroubo de lirismo, lá pelas 17h54 do sexto dia, pintou a aurora boreal. É, 12de fato, um 3troço estupendo: 28mais bonito que o pôr do sol, mais improvável que a girafa, mais grandioso que o relâmpago. Era pra ser o corolário da criação, a maior atração da Terra, 32diante da qual casais em lua de mel deixariam cair os queixos, japoneses ergueriam as câmeras e mochileiros bateriam palmas, contentes por terem nascido neste planeta abençoado e multicolor, mas, 14infelizmente, como se sabe, 25a aurora boreal 1não 15pegou.
16Claro: 31é longe, é raro e é muito cedo, como esses espetáculos incríveis encenados domingo de manhã no Sesc Belenzinho. Imagina se a aurora boreal fosse nos trópicos, seis e meia da tarde? 11O sujeito tá num táxi na avenida Atlântica, olha pro lado, o céu todo verde e amarelo e laranja e roxo, saca o celular, faz um “selfie” [tava louco pra usar essa palavra], posta “#vespertinatropical!!!” e segue pra casa, satisfeito. Mas não, é pra lá da Groenlândia, 4h30 AM, ninguém sabe quando: aí, não adianta reclamar que o público é ignorante e prefere a caretice hollywoodiana de um arco-íris.
Fosse só a aurora boreal, 13beleza, mas 18a natureza tá cheia de desarranjos semelhantes. Não surpreende: ela foi criada há milhões de anos, nunca passou por uma revisão e ainda é administrada pelo fundador. 30Se eu fosse 5Javé, chamava uma dessas consultorias especializadas em fazer a transição de 8empresas familiares para organizações, digamos, mais competitivas, e dava um choque de gestão. Nem precisa gastar muito, basta alocar melhor os recursos.
19Veja os cometas, por exemplo. Tudo espalhado por aí, nos visitam só a cada 70, cem anos, às vezes chegam de lado, outras vezes de dia, ninguém vê, 2baita desperdício de energia. Por que não 9otimizar essas órbitas? 33Fazer com que venham cinco, dez ao mesmo tempo na noite de Réveillon, proporcionando uma queima de fogos global à nossa sofrida humanidade?
20A gravidade é outro assunto que merece uma calibrada: tem que ser mesmo 9,8 m/s2? Por quê? Como Deus chegou a esse número? Gostaria que Ele abrisse as planilhas para entendermos se cada m/s2 é realmente necessário. Com metade dessa atração, nós continuaríamos colados ao chão e seria muito mais agradável se locomover por aí. O mínimo que o Senhor poderia fazer era dar uma amainada de dezembro a março: imagina que alívio encarar esse calorão com 25% menos esforço, durante a “Gravidade de Verão”. 17Sem falar, óbvio, em 50% para grávidas, idosos e cadeirantes.
26Não tenho dúvida de que o 6Todo Poderoso resistirá a essas e outras reformas. 22Criar o Universo é o tipo da coisa que infla um pouco o ego do sujeito, 27mas seria bom se Ele se animasse a colocar o mundo nos eixos - literalmente: 23já repararam como a Terra gira toda torta, envergada como um frei Damião?
21Se meu pacote de sugestões não puder convencê-Lo pelo bom senso, quem sabe ao menos uma parte cutuque a Sua vaidade? Ora, 7El Shaddai, 29a aurora boreal é um negócio tão lindo, tão grandioso, tão divino, não é justo que siga sendo exibida, ano após ano, apenas para os ursos-polares, as focas e a Björk, é ou não é?
PRATA, Antonio. “Vespertina Tropical”. Folha de São Paulo.
Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2014/02/1406077-vespertina-tropical.shtml.
Acesso em 21 mar. 2014
Os tempos e os modos verbais contribuem para construir, no texto, determinados efeitos de sentido. Acerca desses efeitos, afirma-se:
I. O futuro do pretérito é usado para dar ideia de probabilidade, como ocorre em “diante da qual casais em lua de mel deixariam cair os queixos, japoneses ergueriam as câmeras e mochileiros bateriam palmas” (ref. 32).
II. O imperativo afirmativo contribui para construir o efeito de proximidade com o leitor, como ocorre em “Veja os cometas, por exemplo” (ref. 19).
III. O presente do subjuntivo é usado para dar ideia de possibilidade de ação, como ocorre em “Fazer com que venham cinco, dez ao mesmo tempo” (ref. 33).
Estão corretas as afirmações apresentadas em:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai perguntar para os alunos se eles sabiam que dá para fazer uma câmera fotográfica caseira. Isso mesmo, câmera fotográfica caseira. É a pinhole – se fala "pinrrou"
- Falar um pouco com os alunos sobre este tipo de câmera.
- Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mera_pinhole
- https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-C%C3%A2mera-Pinhole
- http://pinhole.net.br/
- O princípio de funcionamento da pinhole é como o do cinema na caixa, em que precisamos apenas de uma caixa escura com um pequeno furo. Para que a câmera pinhole capte a imagem adequadamente é preciso que a caixa esteja bem fechada, sem nenhuma entrada de luz. A exceção fica por conta do feixe de luz que vai entrar pelo buraco feito especialmente para tirar a foto.
- Antes dos alunos começarem a confeccionar a câmera, o professor vai passar um vídeo mostrando como vai ser este processo.
- Disponível: http://www.manualdomundo.com.br/2012/11/camera-fotografica-caseira-pinhole-de-lata/
- Esta atividade pode ser feita em duplas.
- Depois que o professor passar o vídeo, ele deverá distribuir para cada dupla o procedimento de como fazer a pinhole. Com isso, os alunos somente deverão seguir as etapas de construção da câmera.
Como fazer a pinhole:
- Cole o papel cartão dentro da lata ra que não entre absolutamente luz nenhuma. Se estiver usando tinta, pinte todo seu interior.
- Não se esqueça de que a tampa também deve ficar preta!
- Faça um furo na parte lateral da lata usando o prego. Com a lixa, tire as rebarbas de alumínio que ficaram.
- Faça um pequeno quadrado com o alumínio da lata de refrigerante e cole do lado de fora da sua máquina fotográfica.
- Não se esqueça de fazer um furinho, bem pequenininho, no meio desse quadrado.
- Cole o quadrado de alumínio na lata.
- Não se esqueça de alinhar os furos!
- Em seguida, do lado de fora, tampe o furo com a fita adesiva.
- Coloque o papel fotográfico dentro da lata.
Sua câmera fotográfica pinhole está pronta! Dicas*** Sobre o papel fotográfico para a pinhole:
- O papel fotográfico preto e branco, que usamos para tirar fotos na pinhole, é encontrado em lojas especializadas. Normalmente, encontramos o papel nos tamanhos 9cm x 14cm ou 10cm x 15cm.
- O papel deve ser manuseado em um quarto escuro, que não tenha nenhuma entrada de luz. Caso contrário, o papel estragará. Para iluminar o quarto, use apenas uma lâmpada vermelha de 15W, já que a luz vermelha não estraga esse tipo de papel.
- No quarto escuro, prenda o papel fotográfico na região interna da lata oposta ao furo.. Tampe muito bem a lata.
- Depois da câmera pronta, os alunos vão começar a fotografar para ver os resultados que esta câmera nos proporciona.
Professor, comente algumas dicas sobre este tipo de fotografia para não criar nenhuma expectativa nos alunos.
Fotografando com a pinhole.
Fotografar com a máquina fotográfica pinhole é uma experiência e tanto.
Não desanime se as primeiras fotos não forem do seu agrado.
O tempo em que o furinho fica aberto para tirar a foto varia de 10 segundos, se o dia estiver bem claro, a 60 segundos em dias nublados.
Depois de várias fotos, você conseguirá calibrar sua pinhole.
Além do tempo de exposição, o resultado da foto também vai depender do papel que você usar.
Depois de tirar a foto, você só poderá abrir sua pinhole em uma sala escura, iluminada apenas com luz vermelha.
Mas o papel ainda não traz a foto. Ela precisa ser revelada.
Se você abrir sua máquina fotográfica em um lugar claro, sua foto estragará.
Fonte: http://www.manualdomundo.com.br/2012/11/camera-fotografica-caseira-pinhole-de-lata/
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2017 1ª APLICAÇÃO) Aí pelas três da tarde
Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares a sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo “ciao” ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, e surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como e retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o decoro (o seu decoro, está claro), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento.
NASSAR, R. Menina a caminho. São Paulo: Cia. das Letras. 1997.
Em textos de diferentes gêneros, algumas estratégias argumentativas referem-se a recursos linguístico-discursivos mobilizados para envolver o leitor. No texto, caracteriza-se como estratégia de envolvimento a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Nome e sobrenome identificam as pessoas uma das outras.
Ter um sobrenome é importante porque
- Química | 2.6 Eletroquímica
Algumas moedas utilizam cobre metálico em sua composição. Esse metal, ao ser exposto ao ar úmido, na presença de CO2, sofre oxidação formando o zinabre, um carbonato básico de fórmula Cu2(OH)2CO3, que é tóxico ao homem e, portanto, caracteriza-se como um poluente do meio ambiente. Com o objetivo de reduzir a contaminação com o zinabre, diminuir o custo de fabricação e aumentar a durabilidade das moedas, é comum utilizar ligas resultantes da associação do cobre com outro elemento metálico.
A propriedade que o metal associado ao cobre deve apresentar para impedir a formação de zinabre nas moedas é, em relação ao cobre: