Para a Olimpíada de 2012, a piscina principal do Centro Aquático de Londres, medindo 50 metros de comprimento, foi remodelada para ajudar os atletas a melhorar suas marcas. Observe duas das melhorias:
A capacidade da piscina em destaque, em metro cúbico, é igual a:
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
TEXTO I
Destinados ao trabalho braçal, os africanos que aqui chegaram pertenciam a dois grandes grupos principais: os “sudaneses” e os bantos. [...] Desses dois grupos, surgiu um terceiro: o negro brasileiro, que se projetou em toda a formação cultural do Brasil, com técnicas de trabalho, produções artísticas, músicas e danças, práticas religiosas, alimentação, modo de vestir, de falar e outras heranças culturais.SARAIVA, E. J. A influência africana na cultura brasileira. Joinville: Clube de Autores, 2015.
TEXTO II
Vimos Gilberto Freyre revelar em sua Sociologia como e por que o jogador brasileiro de futebol – ou melhor, o afro- -brasileiro – consegue a proeza de redimensionar o jogo. Gilberto Freyre esclarece: “sem dúvida, foi o africano que deu ao brasileiro a habilidade e o prazer corporal de um futebol que o europeu, não podendo e não sabendo imitar, tanto admirou”.COUTINHO, E. Gilberto Freyre e o futebol: a Sociologia na marca do pênalti. In: QUINTAS, F. (Org.). O cotidiano em Gilberto Freyre. Recife: Massangana, 1992 (adaptado).
Os textos defendem que a formação da população brasileira tem como princípio basilar o(a)
- Geografia | 3.5 Vegetação
(PUC-RS) Analise o mapa e o texto que seguem.
Nas últimas décadas, o Brasil transformou-se em um dos maiores produtores e fornecedores de alimentos e fibras para o mundo. A retirada da cobertura vegetal natural está entre os fatores que evidenciam o aumento da produção e da participação do país no mercado mundial. A cultura da soja, por exemplo, é a principal responsável pela retirada da cobertura vegetal natural para uso agrícola.
Em relação a esse contexto, o bioma identificado pelo número __________ corresponde __________, área mais afetada pela retirada de cobertura vegetal natural para a produção de soja.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o texto. Em Minas Gerais, grande parte da população colonial mineradora vivia na pobreza havia muito tempo. Essa situação se agravou com o declínio da exploração do ouro a partir da segunda metade do século XVIII. Um clima de tensão e revolta tomou conta dos proprietários das minas de ouro quando o governador da capitania anunciou uma ampla e profunda reforma em todo o sistema tributário. Membros da elite de Minas começaram a se reunir e planejar um movimento contra as autoridades portuguesas. Disponível em: <http://educacao.globo.com/historia/assunto/independencia-das-americas/conjuracoes-separatistas-na-america-portuguesa.html>. Acesso em: 03 dez. 2015.
Enunciado:
a) O texto se refere a um movimento, que movimento era esse?
b) O que os membros desse movimento reivindicavam?
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
13. Texto base: .
Enunciado:
Os primeiros artistas da videoarte foram o alemão Wolf Vostell e o coreano Nam June Paik, ambos integrantes do Grupo Fluxus, no final da década de 1960. Até então, o vídeo era utilizado apenas para fins comerciais, como treinamento em empresas ou para televisão. Os artistas do Fluxus procuravam utilizar novos suportes e, dessa maneira, viram na possibilidade de recorrer ao audiovisual eletrônico criar uma “contra-televisão”, assimilando o meio e subvertendo seu uso mais frequente. Nesse início da videoarte, o alto preço dos equipamentos limitou essa linguagem a artistas de países desenvolvidos, onde o acesso à tecnologia era menos custoso.
No Brasil, o vídeo enfrentou dificuldades para ser incorporado às artes, o que ocorreu aos poucos ao longo da década de 1970. A presença do audiovisual nas artes plásticas brasileiras ocorria desde o fim da década anterior, impulsionada pelo experimentalismo presente no cinema nacional da época, especialmente no Cinema Novo. No entanto, as produções utilizavam super-8 ou película cinematográfica, e não suportes eletrônicos, como no caso do “Quase-cinema”, que Hélio Oiticica realizou junto com o cineasta Neville D’Almeida. No início dos anos 70, algumas iniciativas isoladas com esse suporte foram registradas, sendo considerado um dos primeiros vídeos produzidos no Brasil o “M 3x3”, realizado pela coreógrafa Analívia Cordeiro (filha de Waldemar Cordeiro), com o auxílio da TV Cultura, em 1973. O artista Antonio Dias, que morava na Itália, havia utilizado o vídeo anteriormente, mas não em território nacional.
No entanto, somente em 1974 pode-se afirmar que surgiu uma geração de artistas nacionais que contava frequentemente com esse suporte. Foi o ano em que o Institute of Contemporary Art, da Universidade da Pensilvânia, coordenou uma representação brasileira na exposição Vídeo Art, contando com a participação dos artistas do Rio de Janeiro – Ana Bella Geiger, Ângelo de Aquino, Sônia Andrade, Ivens Olinto Machado e Fernando Cocchiarale - que, dispondo do portapack (equipamento de filmagem em preto-e-branco da Sony) de Jom Azulay, conseguiram finalizar seus vídeos e enviá-los à exposição.
Nos anos seguintes, o empenho do Professor Walter Zanini, então diretor do MAC-USP, foi fundamental para a consolidação da videoarte no Brasil. O museu adquiriu um portapack colocado à disposição de um grupo cada vez mais extenso: Regina Silveira, Gabriel Borba Filho, Jonier Marin, Carmela Gross, Marcelo Nitsche, Júlio Plaza, Gastão Magalhães Flávio Pons e Sônia Andrade. Formou-se assim, o Espaço B, um núcleo para a produção de audiovisuais. Foram também realizadas exposições importantes como a Vídeo Art (mostra homônima a dos Estados Unidos, em 1975) e a Vídeo MAC (com a participação dos artistas do Espaço B, em 1977). Com a saída de Zanini do MAC, em 1978, o núcleo foi fechado, encerrando-se um ciclo de incentivo e consolidação da videoarte. Nesse mesmo ano, um evento realizado no MIS, o I Encontro Internacional de Vídeo Arte, possibilitaria uma amostra da principal produção realizada no Brasil até então.
Carol Aguiar [bolsista]
Daisy Peccinini [coordernadora]
http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo5/videoarte/videoarte.html
Converse com os alunos sobre esse tema, e sugira que pesquisem sobre a videoarte em livros, revistas, jornais e sites. Abra um espaço para compartilharem as informações descobertas.
Proponha que façam um videoarte que conte a história dessa manifestação artística. Para a elaboração dessa atividade eles poderão incluir vídeos ou trechos de vídeos de alguns artistas que pertencem a esse tipo de arte. No site Youtube existem vários videoartes disponíveis, se for necessário promova uma aula para assistirem a esses videoartes antes da elaboração da atividade, e também para escolher os fragmentos que irão incluir no trabalho.
- Física | 4.3 Refração da Luz
A tirinha abaixo utiliza um fenômeno físico para a construção da piada. Que fenômeno é esse?