O osciloscópio é um instrumento que permite observar uma diferença de potencial (ddp) em um circuito elétrico em função do tempo ou em função de outra ddp. A leitura do sinal é feita em uma tela sob a forma de um gráfico tensão x tempo.
A frequência de oscilação do circuito elétrico estudado é mais próxima de
Questões relacionadas
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(EPCAR (AFA)) A figura abaixo representa as linhas de força de um determinado campo elétrico.
Sendo Va, Vb e Vc os potenciais eletrostáticos em três pontos A, B e C, respectivamente, com 0 < Va – Vc < Vb – Vc pode-se afirmar que a posição desses pontos é melhor representada na alternativa
- Biologia | 8.6 Verminoses
(UTF-PR) A tênia ou solitária é um verme chato causador de uma doença humana conhecida como teníase. No ciclo normal da doença, uma pessoa adquire o verme através da ingestão de carne mal cozida. O verme se desenvolve no sistema digestório do ser humano, que é o hospedeiro definitivo do verme, se reproduz e elimina ovos que saem com as fezes. Um ambiente contaminado com fezes de uma pessoa doente pode transmitir ovos para um animal, que é o hospedeiro intermediário da doença. Em um ciclo anormal da doença, uma pessoa pode se contaminar com os ovos que estão no ambiente, sem que eles passem pelo hospedeiro intermediário.
Esse ciclo anormal desenvolve uma doença chamada de cisticercose. Assinale a alternativa que contenha o nome do verme causador da cisticercose e seu hospedeiro intermediário.
- Química | 2.4 Cinética Química
(BAHIANA)
C2H6O(l) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3H2O(l) ΔH° = – 1 367kJ/mol
O calor liberado em uma reação química, a exemplo da reação de combustão do etanol representada pela equação termoquímica, está associado, entre outros fatores, à diferença entre a energia necessária para a ruptura de ligações químicas das substâncias reagentes e a energia liberada na formação de novas ligações intra e intermoleculares nos produtos.
A análise das informações associada aos conhecimentos da termoquímica permitem afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As brincadeiras e a maneira de jogá-las variam de região para região no Brasil. Existem algumas brincadeiras que são comuns em estados diferentes, mas a maioria tem seu jeito próprio de brincar.
Existem as fórmulas de escolha que são brincadeiras utilizadas para escolher os participantes para um time ou mesmo para ordenar os participantes de uma determinada brincadeira. Vejamos alguns exemplos:
1) Zero ou um
Origem: Rio Branco (AC) / Jeito de brincar: Todos os participantes dizem “zero ou um” e colocam as mãos para a frente, mostrando um dedo ou nenhum. Se alguém colocar sozinho o um ou o zero, sai da brincadeira. O resto continua, até ficarem só dois participantes, que decidem a brincadeira no par ou ímpar.
2) Dedo estalado
Origem: Maranguape (CE) / Jeito de brincar:Um dos participantes coloca as mãos para trás sem que os outros vejam, e puxa os dedos de uma das mãos até que um estale. Depois, ele estica a mão para frente e cada pessoa escolhe um dedo. Quem acertar o dedo que estalou é o vencedor.
3) Senta
Origem: Cuiabá (MT) / Jeito de brincar: O grupo se reúne e alguém diz:“Quem guenta, aguenta; quem chora, senta”.E todos têm que rapidamente se sentar no chão. Quem se sentar por último será o escolhido para começar uma brincadeira.
4) Dois ou um
Origem: São Paulo (SP) / Jeito de brincar: Assim que o grupo fala “dois ou um”, todos mostram, ao mesmo tempo, um ou dois dedos. Todos os que colocam um número de dedos diferente da maioria são eliminados.
Deve-se tirar “dois ou um” até sobrar apenas duas crianças. Elas decidem quem vence no par ou ímpar.
05.1. OS BRINQUEDOS TÊM HISTÓRIA
5) Pé de chulé
Origem: Guaporé (RS) / Jeito de brincar: O grupo diz: “Pé de chulé, quem tira o seu pé?” e todos tiram o pé do chão. Quem não fizer isso será o pegador.
a) Você conhece alguma brincadeira citada? Qual?
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b) Identifique no mapa o Estado que você mora com um X.
c) Coloque os números correspondentes as brincadeiras nos estados onde elas são jogadas.
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http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(UCS) Relacione as características, apresentadas na COLUNA A, ao seu respectivo grupo animal, listado na COLUNA B.
COLUNA A
COLUNA B
1. Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; 3 pares de patas e um par de antenas.
( ) Diplopoda
2. Exoesqueleto quitinoso. cefalotórax e abdome; apresenta dois pares de antenas.
( ) Insecta
3. Cefalotórax e abdome; 4 pares de patas e quelíceras.
( ) Arachnidea
4. Corpo cilíndrico segmentado em três tagmas e dois pares de pernas por segmento no abdome.
( ) Crustacea
5. Corpo dividido em dois tagmas: cabeça e tronco; duas pemas por metâmero.
( ) Chilopoda
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.