(EPCAR (AFA)) A figura abaixo representa as linhas de força de um determinado campo elétrico.
Sendo Va, Vb e Vc os potenciais eletrostáticos em três pontos A, B e C, respectivamente, com 0 < Va – Vc < Vb – Vc pode-se afirmar que a posição desses pontos é melhor representada na alternativa
Questões relacionadas
- História | 6.12 Nazifascismo
TEXTO I
Entre os anos 1931 e 1935, o crescimento da imigração judaica para a Palestina foi exponencial, passando de 4 000 imigrantes/ano em 1931 para mais de 60 000 em 1935. Em vinte anos, a população judaica havia passado de menos de 10% para mais de 30% da população local.
GATTAZ, A. A Guerra da Palestina. São Paulo: Usina do Livro, 2002.
TEXTO II
Um estado semi-independente sob controle britânico foi a fórmula que a Grã Bretanha usou para a administração das áreas que tomara do império turco. A exceção foi a Palestina, que eles administraram diretamente, tentando em vão conciliar promessas feitas aos judeus sionistas, em troca de apoio contra a Alemanha, e aos árabes, em troca de apoio contra os turcos.
HOBSBAWN, E. Era dos extremos. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.
Nos trechos, são tematizados o destino de um território no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. A orientação da política britânica relativa a essa região está indicada na
- Física | 3.2 Dilatação
(UERN) Um recipiente de vidro, cujo coeficiente de dilatação linear é igual a 9,0. 10-6/°C, foi graduado em cm³ a 30°C. Dentro do recipiente, coloca-se um líquido a 30°C até atingir a marca de 800,0 cm³ e, então, o conjunto é aquecido até 130°C.
Considerando-se que o líquido atinge a marca de 820,0 cm³, é correto afirmar que o coeficiente de dilatação do líquido, em 10-5/°C , é igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 04. Pontuação
A questão baseia-se na anedota a seguir.
Certo dia, um cientista famoso estava a caminho de mais uma conferência quando seu motorista propôs:
— Patrão, já ouvi seu discurso tantas vezes que aposto que eu mesmo podia fazê-lo.
— Duvido! – disse o cientista.
Quando chegaram, o cientista pôs o chapéu do motorista e se instalou na última fila. O motorista foi ao palco e fez a palestra. Depois, conseguiu responder a várias perguntas.
Quando já se preparava para encerrar o evento, vitorioso, um professor se levantou e apresentou uma questão dificílima. Por um momento, o motorista entrou em pânico, mas logo se refez.
— Essa pergunta é tão fácil, mas tão fácil, que vou deixar meu motorista, lá na última fila, responder.
As melhores piadas de Seleções: rir é o melhor remédio. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2004. p. 108.
Releia o trecho: “Quando já se preparava para encerrar o evento, vitorioso, um professor se levantou e apresentou uma questão dificílima.”.
A vírgula separa o termo “vitorioso” porque:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O Recife fervilhava no começo da década de 1990, e os artistas trabalhavam para resgatar o prestígio da cultura pernambucana. Era preciso se inspirar, literalmente, nas raízes sobre as quais a cidade se construiu. Foi aí que, em 1992, com a publicação de um manifesto escrito pelo músico e jornalista Fred Zero Quatro, da banda Mundo Livre S/A, nasceu o manguebeat. O nome vem de “mangue”, vegetação típica da região, e “beat”, para representar as batidas e as influências musicais que o movimento abraçaria a partir dali. Era a hora e a vez de os caranguejos — aos quais os músicos recifenses gostavam de se comparar — mostrarem as caras: o maracatu e suas alfaias se misturaram com as batidas do hip-hop, as guitarras do rock, elementos eletrônicos e o sotaque recifense de Chico Science. A busca pelo novo rendeu uma perspectiva diferente do Brasil ao olhar para o Recife. A cidade deixou de ser o lugar apenas do frevo e do carnaval, transformando-se na ebulição musical que continua a acontecer mesmo após os 25 anos do lançamento do primeiro disco da Nação Zumbi, Da lama ao caos.
FORCIONI, G. et al. O mangue está de volta. Revista Esquinas, n. 87, set. 2019 (adaptado).
Chico Science foi fundamental para a renovação da música pernambucana, fato que se deu pela
- Geografia | 5.1 População
(UPE) Com base nas informações do gráfico sobre as taxas de fecundidade no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
1. Estão em declínio, seguindo uma tendência mundial, apresentando, nessa última década, média abaixo do necessário para a reposição populacional. Esse fenômeno demográfico é explicado, dentre outros fatores, pela expansão da urbanização, pelos avanços da medicina e pelos métodos contraceptivos.
2. Estão acima do nível, que garante a substituição natural das gerações no país, registrando, na última década, um significativo aumento, confirmando que as mulheres brasileiras apresentam essa condição, graças à sua inserção no mercado de trabalho.
3. A taxa de fecundidade apresentada entre as décadas de 1960 e 1980, em mulheres com idade entre 15 e 19 anos, é superior à dos países da África Central.
Está CORRETO o que se afirma em