(UECE) Servidão e vassalagem eram duas formas de relação social existentes na Idade Média, através das quais os senhores se impunham. Sobre esses modelos de relação social, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNESP) A bússola interior
A comunidade científica, hoje, admite que certos animais detectam e respondem a campos magnéticos. No caso das trutas arco-íris, por exemplo, as células sensoriais que cobrem a abertura nasal desses peixes apresentam feixes de magnetita que, por sua vez, respondem a mudanças na direção do campo magnético da Terra em relação à cabeça do peixe, abrindo canais nas membranas celulares e permitindo, assim, a passagem de íons; esses íons, a seu turno, induzem os neurônios a enviarem mensagens ao cérebro para qual lado o peixe deve nadar. As figuras demonstram esse processo nas trutas arco-íris:
Na situação da figura 2, para que os feixes de magnetita voltem a se orientar como representado na figura 1, seria necessário submeter as trutas arco-íris a um outro campo magnético, simultâneo ao da Terra, melhor representado pelo vetor
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
TEXTO I
Em Bourdieu [...], a violência simbólica é marcada por uma relação implícita de submissão, por consenso ou por força, sem que os dominados reconheçam o aspecto coercitivo do poder. Desse modo, a violência simbólica funcionaria como a naturalização / subjetivação das estruturas objetivas, ou seja, a internalização de crenças na opressão como algo inevitável, ou a demonização / desumanização de indivíduos de maneira tal que se naturaliza a associação direta entre negros / maus, mulher / frágil, nordestino / sujo, etc.
SILVA, L. S. A violência simbólica contra a mulher no discurso jornalístico. Disponível em: https://www.iel.unicamp.br. Acesso em: 31 mar. 2017.
TEXTO II
Diariamente, ouvimos piadinhas, canções, poemas, ou vemo-nos diante de contos, novelas, comerciais, anúncios ou mesmo livros didáticos (ditos científicos!), de toda uma produção cultural que dissemina imagens e representações degradantes, ou que, de uma forma ou de outra, nos diminuem enquanto mulheres.SARDENBERG, C. A violência simbólica de gênero e a lei “antibaixaria” na Bahia. Disponível em: http://www.observe.ufba.br. Acesso em: 11 jun. 2018.
Segundo os textos, a violência simbólica se funda no(a)
- Matemática
Se escrevermos para todo x, para todo x, tal que então o menor valor que podemos usar para N é:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, exigiu que o país adotasse um novo texto constitucional. Sobre a nova Constituição, aprovada em 1891, podemos afirmar que
- Geografia | 6.1 Agricultura
(UEPB) Esta cova em que estás
com palmos medida
é a conta menor que tiraste em vida
É de bom tamanho
nem largo nem fundo
é a parte que te cabe
deste latifúndio
Não é cova grande
é cova medida
é a terra que querias ver divididaFonte: Geografia Geral e do Brasil - Vasentini
Os fragmentos do poema de João Cabral de Meio Neto retratam a questão da terra no Brasil. Logo:
I. A estrutura econômica e social, assentada na desigual repartição da terra e da renda é geradora de privilégios para alguns, da miséria de muitos e da violência desenfreada no campo.
II. Os conflitos no campo brasileiro não têm relação com a concentração fundiária.
III. A questão fundiária é um problema estrutural. Para os sem-terra só existem duas saídas: RESISTIR e envolver-se em constantes conflitos pela posse da terra ou MIGRAR para os grandes centros urbanos à procura de novas oportunidades de sobrevivência.
IV. No campo o trabalhador sem terra vai de encontro à CERCA, que simboliza a crescente concentração fundiária. Na cidade encontra o MURO, símbolo da especulação imobiliária.
Estão corretas: