(ESPCEX) As viagens mercantis e os descobrimentos de rotas marítimas e de terras além-mar ocorridas no que conhecemos por expansão europeia, mudou o mundo conhecido até então. Foram etapas na conquista dos novos caminhos, rotas e descobrimentos os seguintes eventos:
1. Bartolomeu Dias atingiu a extremidade sul do continente africano, nomeando-a de Cabo das Tormentas.
2. Fernão de Magalhães, português, deu início à primeira viagem ao redor da Terra.
3. Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil.
4. Conquista de Ceuta pelos portugueses.
5. Cristóvão Colombo descobriu o que julgou ser o caminho para as Índias, mas na verdade havia aportado em terras desconhecidas.
A sequência cronológica correta dos fatos listados é
Questões relacionadas
- Matemática | 2.1 Conjuntos
(IFPE) Com o objetivo de realizar um levantamento sobre o número de professores afastados para cursos de capacitação do campus Vitoria de Santo Antão, verificou-se que, de um total de 88 professores na instituição,
45 professores lecionam no Ensino Integrado;
35 professores lecionam no Ensino Superior;
30 professores lecionam no Ensino Subsequente;
15 professores lecionam no Integrado e Superior;
10 professores lecionam no Integrado e Subsequente;
10 professores lecionam no Superior e Subsequente;
5 professores lecionam no Integrado, Superior e Subsequente.
Sabe-se que o campus Vitória de Santo Antão apenas oferece essas três modalidades de ensino e que todos os professores que não estão afastados lecionam em, pelo menos, uma das três modalidades. Com base nestas informações, conclui-se que o número de professores que não estão lecionando em nenhuma das três modalidades por estarem afastados para curso de capacitação é
- Matemática - Fundamental | 8.1 Problemas com Adição e Subtração
A PROFESSORA DO 1º ANO FEZ UMA PESQUISA COM SUA TURMA E PERGUNTOU AOS ALUNOS QUAIS ERAM AS ATIVIDADES QUE ELES MAIS GOSTAVAM DE REALIZAR NOS MOMENTOS DE LAZER. VEJA OS REGISTROS QUE ELA FEZ. CADA CRIANÇA APONTOU SÓ UMA ATIVIDADE.
DE ACORDO COM OS REGISTROS DA PROFESSORA, RESPONDA AS QUESTÕES:
QUANTOS ALUNOS FORAM ENTREVISTADOS? _____________
QUAL FOI A ATIVIDADE MAIS VOTADA PELOS ALUNOS? _______________________
QUE ATIVIDADES FORAM MENOS VOTADAS? ___________________________
________________________________________________________________________
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Para afinar um violão, um músico necessita de uma nota para referência, por exemplo, a nota Lá em um piano. Dessa forma, ele ajusta as cordas do violão até que ambos os instrumentos toquem a mesma nota. Mesmo ouvindo a mesma nota, é possível diferenciar o som emitido pelo piano e pelo violão.
Essa diferenciação é possível, porque
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
A moça negra que, num dia de dezembro de 1955, em Montgomery, no Alabama, decidiu permanecer no lugar em que estava no ônibus – lugar que não era o dela –, decidiu com esse mesmo gesto que tinha como cidadã dos Estados Unidos o direito que ela não tinha como moradora de um Estado que proibia aquele lugar a qualquer indivíduo que tivesse mais do que 1/16 de sangue “não caucasiano”. E os negros de Montgomery que, diante desse conflito entre uma pessoa privada e uma empresa de transportes, decidiram boicotar a empresa agiram politicamente, pondo em cena a dupla relação de exclusão e inclusão inscrita na dualidade do ser humano e do cidadão. RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. Boitempo: São Paulo, 2014.
O texto reporta o fato desencadeador da luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos nos anos 1950-1960. Tal fato exemplifica que o processo de construção da cidadania ocorre pelo(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o artigo para responder à questão. Falar que o MMA é um esporte violento esbarra em equívocos de interpretação, relacionados a preconceitos contra as lutas esportivas. Na verdade, o boxe, o muaythay, o karate, o jiujitsu, e muitas outras lutas esportivas, já foram confrontadas por essas insinuações e tiveram que provar o seu valor na formação global do indivíduo. Não está sendo diferente com o MMA, que passa por um processo evolutivo, onde fundamenta sua filosofia em princípios modernos de ética e cidadania (muitas tiradas das artes milenares que lhe dão origem) e estabelece regras, aparatos médicos, equipamentos de proteção e treinamentos científicos que cada vez mais validam sua configuração definitiva como luta esportiva. O problema é que tem muita gente falando sobre um assunto que não é de sua alçada. Quem define o que é esporte? Quem define o que é violento? Quem compara lutadores de MMA com os gladiadores do Coliseu? A verdade é a seguinte: lutadores de MMA são atletas pagos – alguns muito bem pagos – após rigorosos treinamentos atléticos e de ética, exercidos de forma espontânea, bem diferentes dos escravos de Roma antiga. A luta esportiva está relacionada ao desenvolvimento máximo de um atleta para uma situação real de luta. Homens de diversas civilizações, ao longo do tempo, desenvolveram lutas milenares e culturais, como o jiujitsu, muaythay, judô, karate, boxe, luta livre, savate e muitas outras. Para os amantes da luta esportiva, essas lutas não são violentas e, muito pelo contrário, auxiliam na formação moral e física de seus praticantes [...]. Para terminar: violência significa ação de causar danos físicos ou psicológicos a uma pessoa, sem sua autorização. No confronto autorizado, ambas as partes estão cientes do que se pode e não pode fazer. Há regras! O MMA é uma realidade. É a mais completa arte marcial da contemporaneidade [...]. HOLANDA, Antônio Manoel Lima de. Disponível em: http://revistapontocom.org.br/artigos/mma-luta-esportiva-ou-barbarie.
Acesso em: 20 fev. 2019.
Enunciado:
A união das orações “O MMA é uma realidade. É a mais completa arte marcial da contemporaneidade” por um conectivo, estará adequada na versão: