Materiais:
- Papel sulfite branco em rolo (no mínimo 3m)
- Tinta guache
- Pratinhos de plástico
- Sapatos velhos das crianças
Desenvolvimento:
1 – Acredito que seria interessante abordar com as crianças como a natureza deixa suas marcas. Seguem aqui alguns exemplos:

A água da chuva

O rastro do caracol

O golfinho no mar

A lava do vulcão
2 – Ao apresentar cada imagem o professor poderá abordar o fato de que a natureza também desenha.
3 – A natureza desenha e seus desenhos permanecem como marcas. A partir daqui é interessante levar as crianças a pensar em como o homem deixa marcas...tanto para o bem como para o mal... e como isto tem influenciado na vida do próprio homem e do planeta.
4 – Pensar também em tudo o que o homem cria para demonstrar quem ele é: os documentos, o nome, o sobrenome, a fotografia 3X4, a impressão digital, bem como em tudo que escolhemos e que está diretamente relacionado a quem somos: nossas roupas e objetos pessoais, nosso quarto, brinquedos, etc.
5 – Na arte também existem várias maneiras do artista deixar suas marcas. Ele poderá fazer isto com o desenho
( caracterizado pelo predomínio da linha) , com a pintura ( predomínio da cor), com a gravura (predomínio da matriz).
6 – A matriz na gravura é o como um carimbo. Isto significa que o artista poderá tirar quantas cópias quiser de seu trabalho.
7 – Faremos hoje um trabalho a partir de um carimbo: os nossos sapatos! Ver na página 30 do livro a marca do pé do astronauta Armstrong na superfície da Terra.
8 - Após levar as crianças para o pátio, estender o papel, colocar tintas coloridas nos pratinhos de plástico ao longo do papel aberto (de um lado e outro do papel para que nada fique sem ser usado ).
9 - Cada criança vai molhar seu sapato na tinta do pratinho e carimbar o papel deixando seu rastro.
10 – Quando fixar o trabalho na parede, o professor poderá montar a exposição dos sapatos junto à pintura.(eles poderão ser colocados no cantinho da parede, no chão, lado a lado ou sobre um aparador).
11- Olhe que belo desdobramento este trabalho poderá dar a partir dos sapatos pintados por Van Gogh:

1886

1886

1886

1887

1887

1888

1889
12 – Depois de registrar os rastros deixados por seus pés, apresentar as imagens de Van Gogh (o artista aparece na página 19 do livro). A partir daí as crianças poderão desenhar os seus sapatos (deixe que elas façam isto observando e desenhando). Busque o melhor de cada aluno, mas deixe que prevaleça sempre o modo como a criança percebe o que está vendo. Dê a ela liberdade para construir sua imagem como quiser.
Referências:
Água de chuva na erosão:
http://www.google.com.br/imgres?q=%C3%A1gua+de+chuva+na+eros%C3%A3o&um=1&hl=pt-BR&gbv=2&biw=1360&bih=667&tbm=isch&tbnid=6lUVAqfzk23KyM:&imgrefurl=http://www.culturamix.com/meio-ambiente/natureza/erosao&docid=OzEJJDVKWBdeSM&imgurl=http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2009/06/erosao-1.jpg&w=300&h=223&ei=SAHMTseLIube0QGH5tRK&zoom=1&iact=rc&dur=202&sig=101611564617383669226&page=1&tbnh=151&tbnw=201&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:11,s:0&tx=121&ty=107
Rastro de caracol:
http://www.google.com.br/imgres?q=o+rastro+do+caracol&hl=pt-BR&biw=1360&bih=667&gbv=2&tbm=isch&tbnid=lX5HeMt4vL6kwM:&imgrefurl=http://babadecaracolproject.blogspot.com/&docid=ufGByVNqIcpLmM&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_ESZSz7vdj48/SEbnFs_oZSI/AAAAAAAAADo/IvAqCNEewRA/s320/caracol.jpg&w=320&h=212&ei=2gHMToyzJaXx0gGl_9Q9&zoom=1&iact=rc&dur=204&sig=101611564617383669226&page=2&tbnh=136&tbnw=202&start=18&ndsp=18&ved=1t:429,r:16,s:18&tx=176&ty=99
Vulcão:
http://www.google.com.br/imgres?q=larva+de+vulc%C3%A3o&start=39&num=10&hl=pt-BR&gbv=2&biw=1360&bih=667&tbm=isch&tbnid=5AcmYQtjWB-QGM:&imgrefurl=http://www.grupoescolar.com/pesquisa/vulcoes.html&docid=wN0U-HDwvRQYwM&imgurl=http://www.grupoescolar.com/a/b/A8FBA.jpg&w=600&h=420&ei=iAPMTpysO6rL0QG1oLFO&zoom=1&iact=hc&vpx=1051&vpy=199&dur=25&hovh=188&hovw=268&tx=189&ty=145&sig=101611564617383669226&sqi=2&page=3&tbnh=134&tbnw=180&ndsp=18&ved=1t:429,r:5,s:39
Golfinho:
http://www.google.com.br/imgres?q=o+golfinho+no+mar&hl=pt-BR&gbv=2&biw=1360&bih=667&tbm=isch&tbnid=3P86XlYNoXUQ2M:&imgrefurl=http://www.aninhacamelo.com.br/index.php%3Fblog%3D2%26p%3D3172%26more%3D1%26c%3D1%26tb%3D1%26pb%3D1&docid=HzldESmTDARmvM&imgurl=http://www.aninhacamelo.com.br/weblog/media/golfinhos.jpg&w=400&h=300&ei=6wPMTt21IYrL0AHg0RE&zoom=1&iact=rc&dur=199&sig=101611564617383669226&page=2&tbnh=133&tbnw=177&start=15&ndsp=18&ved=1t:429,r:17,s:15&tx=104&ty=41
Sapatos de Van Gogh:
http://aprofessoratialilian.blogspot.com/2011/08/sapatos-arte-cultura-e-estilo.html
Sobre Van Gogh:
educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u242.jhtm
www.pintoresfamosos.com.br/?pg=vangogh