Para afinar um violão, um músico necessita de uma nota para referência, por exemplo, a nota Lá em um piano. Dessa forma, ele ajusta as cordas do violão até que ambos os instrumentos toquem a mesma nota. Mesmo ouvindo a mesma nota, é possível diferenciar o som emitido pelo piano e pelo violão.
Essa diferenciação é possível, porque
Questões relacionadas
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), daqui a aproximadamente 20 anos, 2/3 da população do mundo podem enfrentar falta d’água. Ainda de acordo com a FAO, o consumo mundial de água cresceu no século XX duas vezes mais do que a população. Com isso, para cada 6 pessoas no planeta, 1 não tem acesso à água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias e 3 não têm saneamento básico adequado.
MARAFON, G. J. O desencanto da terra. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado).
Uma causa para a mudança verificada no consumo de água no século XX e uma medida que possa contribuir para evitar o problema descrito estão indicadas, respectivamente, em:
- Geografia | 5.3 Urbanização
(FUVEST 2008 1ª FASE)
O mapa acima retrata a distribuição espacial, no planeta, de núcleos urbanos com mais de 10 milhões de habitantes, as megacidades. Sobre megacidades e os processos que as geraram, é correto afirmar que
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(EPCAR) Carta da Terra (excerto)
A Carta da Terra é um documento produzido no final da década de 1990 com a participação de países.
“Ela representa um grito de urgência face às ameaças que pesam sobre a biosfera e o projeto planetário humano. Significa também um libelo em favor da esperança de um futuro comum da Terra e Humanidade.”
(Leonardo Boff)
PRINCÍPIOS
I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DA VIDA
(...)
4. Garantir as dádivas e a beleza da Terra para as atuais e as futuras gerações.
a) Reconhecer que a liberdade de ação de cada geração é condicionada pelas necessidades das gerações futuras.
b) Transmitir às futuras gerações valores, tradições e instituições que apoiem, em longo prazo, a prosperidade das comunidades humanas e ecológicas da Terra.
II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA
5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.
(...)
c) Promover a recuperação de espécies e ecossistemas ameaçados.
d) Controlar e erradicar organismos não nativos ou modificados geneticamente que causem dano às espécies nativas, ao meio ambiente, e prevenir a introdução desses organismos daninhos.
e) 1Manejar o uso de recursos renováveis como água, solo, produtos florestais e vida marinha de forma que não excedam as taxas de regeneração e que protejam a sanidade dos ecossistemas.
6. 2Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, 3quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.
a) 4Orientar ações para evitar a possibilidade de sérios ou irreversíveis danos ambientais mesmo quando a informação científica for incompleta ou não conclusiva.
(...)
d) Impedir a poluição de qualquer parte do meio ambiente e não permitir o aumento de substâncias radioativas, tóxicas ou outras substâncias perigosas.
(...)
Ministério do Meio Ambiente. www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta-terra.pdf. Acesso em 20/05/2016.
Dá-se o nome de coesão à conexão interna entre os vários enunciados de um texto, a qual é fruto das relações de sentido entre eles. Essas relações são manifestas por certa categoria de palavras as quais chamamos elementos de coesão.
A partir dessa definição e da leitura atenta do texto, considere os fragmentos abaixo e as análises apresentadas.
I. “Orientar ações (...) mesmo quando a informação científica for incompleta...” (ref. 4) – a expressão coesiva mesmo quando serve para evidenciar uma exceção em relação à prática de as ações serem pautadas em conhecimentos científicos conclusivos.
II. “Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental...” (ref. 2) – a palavra como introduz um termo com função adverbial e estabelece um sentido de conformidade.
III. “... quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.” (ref. 3) – É possível afirmar que a conjunção quando além de veicular uma ideia de tempo, sugere também uma condição.
IV. “Manejar o uso de recursos renováveis (...) de forma que não excedam as taxas de regeneração...” (ref. 1) o pronome relativo que introduz uma oração adjetiva que está subordinada ao substantivo “forma”, especificando-o.
Está correto o que se afirma nos enunciados:
- Física | B. Força Magnética
(UFRGS) Observe a figura abaixo que representa um anel condutor que cai verticalmente na direção de um fio fixo que conduz uma corrente elétrica i.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Considerando que o plano do anel e o fio são coplanares, conforme representa a figura, a corrente elétrica induzida no anel terá sentido __________ e a força magnética resultante sobre ela __________.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição. Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/grecia/arte_grega.htm. Acesso em: 20 mar. 2014.
a) Identifique quais foram as principais formas de manifestações artísticas dos gregos na antiguidade.
b) Identifique quais eram os principais elementos e valores representados pelos gregos em suas expressões artísticas.