(UEG) Na competição de skate a rampa em forma de U tem o nome de vert, onde os atletas fazem diversas manobras radicais. Cada uma dessas manobras recebe um nome distinto de acordo com o total de giros realizados pelo skatista e pelo skate, uma delas é a “180 allie frontside”, que consiste num giro de meia volta. Sabendo-se que 540º e 900º são côngruos a 180º um atleta que faz as manobras 540 Mc Tuist e 900 realizou giros completos de:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
HTT
- Antes de iniciar o aquecimento com os alunos, prepare-se consultando os links indicados
abaixo para organizar o seu trabalho e saber mais. Comece a sequência com uma conversa
sobre as tecnologias digitais e os recursos que elas proporcionam, quando pensamos em
produção de imagem. Comente sobre as ferramentas, recursos e meios tecnológicos que
fazem parte do cotidiano dos alunos, como fotos e vídeos produzidos por meio de celulares,
imagens veiculadas por meio das redes sociais, etc.
Disponível: Link do livro digitalizado: Máquina e imaginário – O desafio das Poéticas
Tecnológicas, Por Arlindo Machado.
http://enciclopedia.itaucultural.org.br - definição de Surrealismo
http://obviousmag.org/archives/2010/11/colagens_de_marek_haiduk.html
https://www.flickr.com/photos/12392884@N00/
https://bronx1985.wordpress.com/2010/11/09/a-arte-delicada-e-surreal-de-miraruido/
-O professor vai fazer as seguintes perguntas para a turma:
. Na maioria das vezes, porque tiramos fotos com os telefones celulares?
. Fotos tiradas por celular têm a mesma intenção das fotos tirada por uma câmera digital?
. Alguém já editou uma foto no computador?
. É possível pensar em produzir uma foto artística utilizando o celular ou a câmera digital?
. Como?
- Depois dessa conversa, apresente para turma as produções dos artistas Marek Haiduk e
Joseba Elorza.
Disponível: http://www.flickr.com/photos/12392884@N00/ - Marek Haiduck http://bronx1985.wordpress.com/2010/11/09/a-arte-delicada-e-surreal-de-miraruido/ - Joseba Elorza
- Comente o processo de construção das imagens por esses artistas, a partir de fotografias e
gravuras prontas. Por meio de montagem em computador, criam um mundo imaginário,
inventando paisagens, situações e cenários inusitados.
- Reflita com eles sobre as diferenças que poderão existir entre uma fotografia e uma
fotomontagem.
- Perguntas que poderão ser interessantes:
. Essas fotomontagens nos contam alguma história?
. Se compararmos as fotomontagens desses artistas com as fotos que estamos acostumados a
tirar, encontraremos narrativas distintas? Por quê?
- Finalize a conversa apresentando para os alunos os conceitos sobre o mundo imaginário
constituído pelo movimento surrealista.
Disponível: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=_M_TnM8UQNwC&oi=fnd&pg=PA9&dq=novas+tecnologias+na+arte&ots=rydbasCn06&sig=w4i-D3nHUEp4MKLhv_jrKLO98bc#v=onepage&q=novas%20tecnologias%20na%20arte&f=false
- Para ilustrar a sua apresentação, você poderá recorrer às próprias imagens das produções de
Marek Haiduk e Joseba Elorza, assim como aos trabalhos de artistas como Max Ernest, René
Magritte e Man Ray.
- Organize os alunos em pequenos grupos.
- Distribua revistas e jornais para cada grupo e peça para pesquisarem imagens de modo que,
relacionando-as umas com as outras, possam constituir uma narrativa surreal.
- Com as imagens selecionadas, intervenha junto aos grupos pedindo para que mostrem e
comentem sobre suas escolhas.
- Oriente-os se precisarão tirar fotos das imagens selecionadas para depois descarregá-las no
computador, ou se utilizarão diretamente o scanner.
- Com as imagens já no computador, ajude cada grupo a organizar suas imagens em uma pasta
com as devidas identificações, que poderão ser o título de suas fotomontagens.
- Para essa etapa, é importante considerar o tempo que poderá envolver a produção final da
fotomontagem.
- Caso tenha apenas um computador a ser utilizado em aula, ou então se o equipamento não
for suficiente para manter todos os grupos em suas tarefas, você poderá dar atividades
paralelas como alternativa. Por exemplo, enquanto alguns grupos elaboram suas
fotomontagens, peça para os outros explorarem, com as máquinas e celulares, outras
imagens em busca de novas narrativas.
-A proposta é captar imagens do entorno, de objetos, pessoas, etc. E não mais imagens
prontas e editadas em revistas e jornais.
- Com um programa de edição de imagens, oriente os grupos a editarem as imagens que
selecionaram, explorando recursos como corte, alteração das cores, eliminação de fundos,
transparências, sobreposições, justaposições etc.
- Com as imagens editadas, peça para que façam uma colagem digital, organizando as imagens
de tal forma que resulte numa composição narrativa.
- Caso o programa que tenha disponível dificulte alcançar o resultado esperado, você poderá
então orientar os alunos a primeiro editarem as imagens separadamente, depois imprimi-las
para fazer a composição com tesoura e cola.
- Finalizada a colagem, digitalize o resultado final por meio do scanner e, por fim, caso o grupo
ache necessário, deixe-os reeditarem a imagem novamente.
- Por fim, elabore com eles etiquetas com os títulos dos trabalhos, seus autores e turma.
- Quando todos os grupos tiverem finalizado seus trabalhos, imprima as etiquetas juntamente
com os resultados e exposição-os em um mural, ou qualquer lugar na sala de aula que seja
adequado para se fazer uma apreciação coletiva.
Fonte: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/colagem-digital/
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Texto base: No tempo de reis e rainhas absolutistas No tempo em que reis e rainhas comandavam de forma absolutista na Europa, não existia essa história de que o governante representava os interesses da população. Escolher um chefe de Estado por meio do voto? Nem pensar! O povo tinha de se conformar com o rei que recebera de “presente”. Caso não ficasse contente, a melhor coisa a fazer era não fazer nada... não se manifestar. Panelaço? Jamais! Naquela época, quem desobedecia ao rei tinha como única alternativa a sua cabeça rolando, depois da guilhotina. Além disso, tudo, absolutamente tudo que pertencia a um reino, inclusive as pessoas, pertencia ao rei. Nesse ponto não havia nenhuma discriminação... Não havia diferença entre Estado e rei: os impostos que o povo pagava ao Estado e as riquezas adquiridas em uma guerra eram considerados também propriedades do rei... Existiu até um deles que disse, sem ficar corado: “O Estado sou eu”!
Enunciado:
É correto dizer que os reis europeus absolutistas:
- Química | A. Plana
A icterícia, popularmente conhecida por amarelão, é uma patologia frequente em recém-nascidos. Um bebê com icterícia não consegue metabolizar e excretar de forma eficiente a bilirrubina. Com isso, o acúmulo dessa substância deixa-o com a pele amarelada. A fototerapia é um tratamento da icterícia neonatal, que consiste na irradiação de luz no bebê. Na presença de luz, a bilirrubina é convertida no seu isômero lumirrubina que, por ser mais solúvel em água, é excretada pela bile ou pela urina. A imagem ilustra o que ocorre nesse tratamento.
MOREIRA, M. et al. O recém-nascido de alto risco: teoria e prática do cuidar [on-line]. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004 (adaptado).
WANG, J. et al. Challenges of phototherapy for neonatal hyperbilirubinemio (Review). Experimental and Therapeutic Medicine, n.21, 2021 (adaptado)
Na fototerapia, a luz provoca a conversão da bilirrubina no seu isômero
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Em uma aula sobre metabolismo energético, foi apresentado um experimento clássico realizado por Engelmann. Um recipiente contendo bactérias aeróbias e uma alga verde filamentosa foi submetido à iluminação de uma fonte de luz, representada pelo microespectro. Após a explicação, um aluno esquematizou na lousa o resultado do referido experimento.
Considerando a figura, a faixa do microespectro em que a alga possui maior taxa de realização fotossintética é a do:
- Física
Medidas para facilitar o uso de bicicletas como meio de transporte individual estão entre aquelas frequentemente tomadas para diminuir a produção de poluentes pelo trânsito urbano. Numa bicicleta, o freio é constituído por sapatas de borracha que, quando acionadas, comprimem as rodas . Analise as três possibilidades de posicionamento das sapatas indicadas em vermelho nas figuras a seguir. Chame de T1, T2 e T3 o tempo necessário para a parada total das rodas da bicicleta com cada um desses arranjos
Supondo que a velocidade inicial das bicicletas é a mesma e que a força feita pelas sapatas é igual nos três casos, é correto, então, afirmar que: