Explicaê

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HTT

 - Antes de iniciar o aquecimento com os alunos, prepare-se consultando os links indicados

  abaixo para organizar o seu trabalho e saber mais. Comece a sequência com uma conversa

  sobre as tecnologias digitais e os recursos que elas proporcionam, quando pensamos em

  produção de imagem. Comente sobre as ferramentas, recursos e meios tecnológicos que

  fazem parte do cotidiano dos alunos, como fotos e vídeos produzidos por meio de celulares,

  imagens veiculadas por meio das redes sociais, etc.

  Disponível: Link do livro digitalizado: Máquina e imaginário – O desafio das Poéticas  

  Tecnológicas, Por Arlindo Machado.

http://enciclopedia.itaucultural.org.br - definição de Surrealismo  

  http://obviousmag.org/archives/2010/11/colagens_de_marek_haiduk.html

  https://www.flickr.com/photos/12392884@N00/

  https://bronx1985.wordpress.com/2010/11/09/a-arte-delicada-e-surreal-de-miraruido/

-O professor vai fazer as seguintes perguntas para a turma:

. Na maioria das vezes, porque tiramos fotos com os telefones celulares?

. Fotos tiradas por celular têm a mesma intenção das fotos tirada por uma câmera digital?

. Alguém já editou uma foto no computador?

.  É possível pensar em produzir uma foto artística utilizando o celular ou a câmera digital?

.  Como?

- Depois dessa conversa, apresente para turma as produções dos artistas  Marek Haiduk e

  Joseba Elorza.


  Disponível: http://www.flickr.com/photos/12392884@N00/  -  Marek Haiduck http://bronx1985.wordpress.com/2010/11/09/a-arte-delicada-e-surreal-de-miraruido/ -     Joseba Elorza 

 

- Comente o processo de construção das imagens por esses artistas, a partir de fotografias e

  gravuras prontas. Por meio de montagem em computador, criam um mundo imaginário,

  inventando paisagens, situações e cenários inusitados.

- Reflita com eles sobre as diferenças que poderão existir entre uma fotografia e uma

  fotomontagem.

- Perguntas que poderão ser interessantes:

. Essas fotomontagens nos contam alguma história?

. Se compararmos as fotomontagens desses artistas com as fotos que estamos acostumados a

  tirar, encontraremos narrativas distintas? Por quê?

- Finalize a conversa apresentando para os alunos os conceitos sobre o mundo imaginário

  constituído pelo movimento surrealista.

  Disponível: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=_M_TnM8UQNwC&oi=fnd&pg=PA9&dq=novas+tecnologias+na+arte&ots=rydbasCn06&sig=w4i-D3nHUEp4MKLhv_jrKLO98bc#v=onepage&q=novas%20tecnologias%20na%20arte&f=false

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3650

- Para ilustrar a sua apresentação, você poderá recorrer às próprias imagens das produções de

  Marek Haiduk e Joseba Elorza, assim como aos trabalhos de artistas como Max Ernest, René

  Magritte e Man Ray. 

- Organize os alunos em pequenos grupos.

- Distribua revistas e jornais para cada grupo e peça para pesquisarem imagens de modo que,

  relacionando-as umas com as outras, possam constituir uma narrativa surreal. 

- Com as imagens selecionadas, intervenha junto aos grupos pedindo para que mostrem e

  comentem sobre suas escolhas.

- Oriente-os se precisarão tirar fotos das imagens selecionadas para depois descarregá-las no

  computador, ou se utilizarão diretamente o scanner.

- Com as imagens já no computador, ajude cada grupo a organizar suas imagens em uma pasta

  com as devidas identificações, que poderão ser o título de suas fotomontagens. 

- Para essa etapa, é importante considerar o tempo que poderá envolver a produção final da

  fotomontagem.

- Caso tenha apenas um computador a ser utilizado em aula, ou então se o equipamento não

  for suficiente para manter todos os grupos em suas tarefas, você poderá dar atividades

  paralelas como alternativa.  Por exemplo, enquanto alguns grupos elaboram suas

  fotomontagens, peça para os outros explorarem, com as máquinas e celulares, outras

  imagens em busca de novas narrativas.

-A proposta é captar imagens do entorno, de objetos, pessoas, etc. E não mais imagens

  prontas e editadas em revistas e jornais. 

- Com um programa de edição de imagens, oriente os grupos a editarem as imagens que

  selecionaram, explorando recursos como corte, alteração das cores, eliminação de fundos,

  transparências, sobreposições, justaposições etc.

- Com as imagens editadas, peça para que façam uma colagem digital, organizando as imagens

  de tal forma que resulte numa composição narrativa.

- Caso o programa que tenha disponível dificulte alcançar o resultado esperado, você poderá

  então orientar os alunos a primeiro editarem as imagens separadamente, depois imprimi-las

  para fazer a composição com tesoura e cola.

-  Finalizada a colagem, digitalize o resultado final por meio do scanner e, por fim, caso o grupo

  ache necessário, deixe-os reeditarem a imagem novamente.

- Por fim, elabore com eles etiquetas com os títulos dos trabalhos, seus autores e turma.

- Quando todos os grupos tiverem finalizado seus trabalhos, imprima as etiquetas juntamente

com os resultados e exposição-os em um mural, ou qualquer lugar na sala de aula que seja

  adequado para se fazer uma apreciação coletiva.

 Fonte: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/colagem-digital/