Observe os produtos a seguir:
Qual deles é rico em proteínas?
Questões relacionadas
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Os sapos passam por uma metamorfose completa. Os girinos apresentam cauda e brânquias externas, mas não têm pernas. Com o crescimento e desenvolvimento do girino, as brânquias desaparecem, as pernas surgem e a cauda encolhe. Posteriormente, a cauda desaparece por apoptose ou morte celular programada, regulada por genes, resultando num sapo adulto jovem. A organela citoplasmática envolvida diretamente no desaparecimento da cauda é o:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UECE) Relacione corretamente as teorias da evolução apresentadas a seguir às suas descrições, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I. A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Biografia de Pasárgada
Quando eu tinha meus 15 anos e traduzia na classe de grego do D. Pedro II a Ciropédia fiquei encantado com o nome dessa cidadezinha fundada por Ciro, o Antigo, nas montanhas do sul da Pérsia, para lá passar os verões. A minha imaginação de adolescente começou a trabalhar, e vi Pasárgada e vivi durante alguns anos em Pasárgada.
Mais de vinte anos depois, num momento de profundo desânimo, saltou-me do subconsciente este grito de evasão: “Vou-me embora pra Pasárgada!” Imediatamente senti que era a célula de um poema. Peguei do lápis e do papel, mas o poema não veio. Não pensei mais nisso. Uns cinco anos mais tarde, o mesmo grito de evasão nas mesmas circunstâncias. Desta vez, o poema saiu quase ao correr da pena. Se há belezas em “Vou-me embora pra Pasárgada!”, elas não passam de acidentes. Não construí o poema, ele construiu-se em mim, nos recessos do subconsciente, utilizando as reminiscências da infância — as histórias que Rosa, minha ama-seca mulata, me contava, o sonho jamais realizado de uma bicicleta etc.
BANDEIRA, M. Itinerário de Pasárgada. São Paulo: Global, 2012.
O texto é um depoimento de Manuel Bandeira a respeito da criação de um de seus poemas mais conhecidos. De acordo com esse depoimento, o fazer poético em “Vou-me embora pra Pasárgada!”
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Para cultivar plantações de culturas diferentes e mantê-las protegidas dos animais da propriedade, um fazendeiro contratou um mestre de obras a fim de cercar a área dividindo-a em duas regiões. No intuito de economizar material a pedido do proprietário, o mestre de obras elaborou um projeto no qual usaria um muro retilíneo de alvenaria já existente na propriedade como um dos lados das regiões e utilizaria cerca para separar as regiões e protegê-las, de maneira que a área cercada fosse a máxima possível.
A figura a seguir mostra como ficará a separação das regiões, em que as partes pontilhadas representam a cerca, e os lados de mesma medida x são paralelos entre si e perpendiculares ao muro e ao lado de medida y.
Ao realizar o levantamento sobre o material disponível, o mestre de obras comprou 720 m de tela, sabendo que essa quantidade era suficiente para cercar toda a área das plantações e separar as regiões.
Se todo esse material for utilizado, a diferença, em metro, entre a medida de y e x que proporcionará a maior área cercada é
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(UNIT)
As ligações químicas entre os átomos e as moléculas têm como consequência propriedades dos materiais e das substâncias químicas. As interatômicas são formadas quando átomos doam, recebem ou compartilham elétrons, procurando atingir a configuração eletrônica de um gás nobre e no processo se estabilizam.
Considerando-se algumas propriedades físicas das substâncias químicas representadas na tabela, é correto afirmar: