(UEL) O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) elabora anualmente o Relatório Mundial sobre Drogas, que inclui informações sobre produção, consumo e tráfico. O relatório da UNODC, em 2014, exibe o gráfico a seguir, que apresenta o percentual da população estadunidense que utilizou determinada droga, no ano apontado.
Com base no gráfico e supondo que Cannabis, opioides e cocaína são também drogas ilícitas e que a população dos Estados Unidos cresceu em 10 milhões de pessoas de 2007 a 2012, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(FITS)
Contextualizando-se os ciclos de vida dos vegetais que se distinguem de acordo com a posição da fecundação e meiose, analise os processos das figuras e marque a alternativa correta.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As brincadeiras infantis tradicionais são muito variadas, aquelas que não desapareceram, foram ensinadas por familiares, pelas crianças de áreas vizinhas ou colegas de escola para aqueles (as) que as mantêm vivas na atualidade.
Pesquisas arqueológicas informam que existiam brinquedos em comunidades da Idade da Pedra e em civilizações da antiguidade.
Bolas, pinhões, dados e bonecas eram os objetos lúdicos mais comuns. No século XVII, na França, existiam cavalos-de-pau, o cata-ventos, tambores, carruagens com bonecas, animais em miniaturas, jogos de cartas e de salão.
No século XVIII os holandeses criaram as casinhas de bonecas. No século XIX já existiam brinquedos de borracha e de papel-mâché. No século XX os objetos lúdicos são de plástico e de outros materiais sintéticos. Surgem também os jogos educativos.
http://www.ebrinquedo.com/152/index.php?option=com_content&view=article&id=56:brincadeiras-tradicionais&catid=34:brincadeiras&Itemid=58
a) O texto cita várias brincadeiras antigas. Transcreva estas brincadeiras.
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b) As brincadeiras citadas no texto ainda existem? Você conhece alguma? Qual?
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c) Como as brincadeiras poderiam ter sobrevivido durante tanto tempo? Por quê elas não acabaram?
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- História | 2.3 Segundo Reinado
A população africana residente nesta província, bem como a de todo o Império, compõe-se de indivíduos de diferentes lugares da África que variam em costumes e religiões; a que aqui segue o maometismo, à qual pertencemos, é uma população pequena, porém, distinta entre si, e notando a necessidade de sustentarmos nosso culto e fundados ainda no artigo 5º da Constituição do Império, requeremos ao sr. chefe de polícia licença para exercermos o culto.
REIS, J. J.; GOMES, F. S.; CARVALHO, M. J. M. O Alufá Rufino: tráfico, escravidão e liberdade no Atlântico negro (1822-1853).
São Paulo: Cia. das Letras, 2010 (adaptado).
O pedido de um grupo de africanos de Recife ao chefe de polícia local tinha como objetivo, naquele contexto,
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
O albinismo é um distúrbio genético humano causado por um gene autossômico recessivo. Indivíduos albinos são caracterizados pela ausência parcial ou total de pigmento na pele, no cabelo e nos olhos. Essas características seguem os padrões de herança decorrentes da 1ª lei de Mendel. Os símbolos “A” e “a” representam os alelos dominante e recessivo, respectivamente. Assinale a opção que apresenta a probabilidade de nascimento de uma criança de pele com pigmentação normal, descendente de uma mulher Albina e um homem heterozigoto de pele com pigmentação normal. Considere que o casal já tem um filho albino.
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
A novidade em Darwin era a descrição de alguns dos processos pelos quais as novas espécies se desenvolviam e sua generalização como seleção natural. É irônico que essa metáfora radicalmente nova, na qual se considerava que a natureza descartava e ao mesmo tempo desenvolvia diversas formas de vida, se tenha sustentado no interior de uma descrição contínua do processo como evolução, com o sentido de desenvolvimento do que já existia ou de maturação do que já estava pré-formado. [...] Não obstante, na medida em que se difundiu uma nova compreensão sobre as origens das espécies, a evolução perdeu, na Biologia, o sentido de planejamento intrínseco e se tornou um processo de desenvolvimento histórico natural.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
O sociólogo inglês, Herbert Spencer, foi o primeiro a aplicar as leis da evolução à sociedade humana. Spencer, em seu evolucionismo social, defende o(a)